O turnover (rotatividade de pessoal) é praticamente inevitável em qualquer empresa.

E buscar, selecionar, contratar e treinar um novo funcionário demanda investimento de tempo e de dinheiro.

Só que as empresas são feitas de pessoas! Por isso, manter colaboradores satisfeitos e engajados gera diversos resultados positivos para a organização – inclusive financeiros.

Então, reunimos algumas dicas especiais para ajudar sua empresa a evitar o turnover mantendo seu time cada dia mais comprometido e produtivo.

Invista na qualidade da sua comunicação interna

Comunicação interna eficaz não significa “entupir” o time com e-mails sobre qualquer assunto, muito menos contar só com o velho quadro de avisos.

É preciso ponderar a melhor forma e o momento mais adequado para cada tipo de mensagem.

Para isso, dispor de um “mix” variado de canais de comunicação é essencial e você pode usar desde TVs corporativas (que mesclam informação e entretenimento com as mensagens do trabalho que as pessoas precisam receber) até grupos de WhatsApp com comunicados pontuais (existem versões especiais do aplicativo para esta modalidade).

A comunicação tem que ser constante, fluída e eficaz para se sobrepor à famosa “rádio corredor”, que pode corroer uma cultura corporativa.

Contato constante, fluído e eficaz é o que leva a gente para o próximo tópico: feedbacks.

Todos precisam de feedback

Receber feedback – retorno sobre o desempenho individual – é uma necessidade de todo trabalhador.

Todo mundo precisa saber o que está fazendo bem (e deve seguir evoluindo) e o que precisa melhorar.

Mas, saber fornecer um feedback construtivo pode ser uma tarefa difícil para alguns gestores. É uma “arte” que envolve muita transparência, clareza e uma boa dose de sensibilidade para que o feedback realmente motive o funcionário a manter seu aprimoramento.

Uma boa dica é equilibrar as observações positivas e as negativas para que a pessoa entenda que sua intenção é o desenvolvimento dela.

Feedback não é sobre apontar o erro, mas entender a atitude que gerou a falha e discutir como evitar que se repita.

Fornecer feedbacks deve ser algo constante, principalmente os positivos – todos nós gostamos de ouvir de colegas ou de superiores que estamos mandando bem!

Quando bem-feito, o feedback traz a imbatível sensação de pertencimento e autorrealização, um dos melhores combustíveis da produtividade.

Falando em incentivos passamos para o próximo item da lista, benefícios;

Seja verdadeiro quanto ao plano de carreira

A pessoa precisa saber, com clareza, seu o plano de carreira antes mesmo de ser contratada, o que não se refere só à posição na hierarquia; pode ser, por exemplo, baseado em remuneração – nem todo mundo almeja uma posição de liderança.

Atrair um profissional para sua empresa com expectativas que não podem se concretizar, provavelmente vai gerar insatisfação – perigosamente contagiante –, queda no desempenho e, mais cedo ou mais tarde, o turnover (olha ele aí de novo).

É importante alinhar bem os interesses do funcionário aos objetivos da contratação. E transparência é o melhor caminho para isso!

Agora, se você quer superar as expectativas de um funcionário, invista no desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades, que é o assunto do próximo tópico.

Invista nas habilidades do seu time

O desenvolvimento das habilidades profissionais do seu pessoal, por meio de cursos, palestras e eventos fornecidos pela empresa, faz com que o funcionário se sinta valorizado e ainda permite que ele desempenhe suas funções com mais agilidade e eficácia.

Na internet é possível achar muitos cursos acessíveis – e até gratuitos – de instituições renomadas, que oferecem certificados.

Uma vez adquirido, o conhecimento tende a ficar com a pessoa para sempre, principalmente quando ela tem oportunidades de exercitá-lo a cada dia. Isso é puro retorno sobre o investimento!

Tem tanta atitude que ajuda você a atrair e segurar bem os melhores talentos do mercado na sua empresa, que a gente vai ter que voltar a esse assunto em um próximo artigo. Fique de olho!

E lembre-se de compartilhar essas dicas com seus contatos. Uma informação que melhora a vida das pessoas merece ser divulgada!