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Na nossa última edição, tocamos num assunto que desperta muito interesse nos empreendedores, então, seguimos com mais dicas para você engajar seus funcionários e combater a rotatividade de pessoal – o famigerado turnover.

Caso tenha perdido a primeira parte desta conversa, confira aqui mais dicas essenciais para economizar dinheiro, valorizar a imagem da sua empresa e segurar os melhores talentos no seu time.

Descubra a origem dos conflitos e insatisfações

Antes de começar a investir na solução de insatisfações e conflitos do seu time, é necessário saber qual a origem deles.

Uma das formas de descobrir isso é fazer pesquisas periódicas de “clima organizacional”, protegendo, claro, a identidade de todos os respondentes para estimular respostas sinceras.

Nesse levantamento, é comum descobrir que muitos dos problemas vêm da forma como os gestores lideram a equipe, que é assunto do nosso próximo tópico:

Desenvolva as habilidades de liderança dos gestores

A posição de gestor de pessoas exige habilidades específicas, que constroem a ponte entre a entrega de resultados e os talentos da equipe.

O comportamento de um líder pode ser lapidado e desenvolvido para servir cada vez mais como fonte de inspiração para o time.

Um erro comum da maioria das organizações é promover um funcionário a um cargo de gestão considerando só seu bom desempenho técnico e não seu preparo para liderar.

Ao fazer de um colaborador um gestor de pessoas, a empresa precisa desenvolver suas habilidades de liderança para que ele possa extrair mais produtividade da equipe do que a que ele entregava como “liderado”.

Falando em pessoas produtivas, que tendem a assumir maior volume de trabalho, passamos à próxima dica sobre a distribuição de tarefas:

Não sobrecarregue seu funcionário

Colaboradores produtivos, comprometidos e engajados é o que todos os empreendedores esperam.

Porém, para fomentar e manter essas características, é necessário tomar cuidado com a divisão de tarefas.

Mesmo aquele funcionário proativo, que sempre dá conta dos desafios que recebe, está sujeito aos efeitos negativos da sobrecarga.

O excesso de trabalho prejudica a produtividade, o engajamento e a iniciativa até dos colaboradores mais comprometidos e é uma das principais causas do turnover.

Lembre-se sempre que, para evitar o estresse, o trabalhador precisa de uma carga de trabalho que lhe dê tempo livre para se dedicar à “vida pessoal”, tema da nossa última dica de hoje:

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Profissionais estão cada vez mais conscientes da necessidade de estabelecerem um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Ter tempo para curtir amigos, família, lazer e descanso pode arejar a cabeça das pessoas e recarregar suas baterias, tornando-as mais produtivas, criativas e bem dispostas para os desafios do dia a dia.

Trabalho remoto (nas funções em que isso é possível), jornadas reduzidas e folgas remuneradas – às vezes como premiação por um desempenho excepcional – podem impulsionar o engajamento do colaborador, mantendo-o satisfeito na empresa por décadas.

As dicas também servem para você

Pare um minuto para avaliar se você mesmo tem uma carga de trabalho que permite sua dedicação à vida pessoal e se suas habilidades de liderança são compatíveis com sua posição de gestor.

Além disso, procure identificar a origem das suas próprias insatisfações com o trabalho para propor soluções.

Afinal, você também é um – importante – trabalhador da organização!

Gostou das dicas deste conteúdo? Então continue aprendendo mais sobre o assunto.

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