Experimentar combinações que potencializam resultados é uma característica de empresas que compreendem o papel da inovação e da inteligência analítica no dia a dia dos negócios.

Essas empresas sabem que é essencial ter visões detalhadas sobre os clientes para mitigar riscos de inadimplência e gerar bases mais saudáveis – preparadas para assumir e honrar novos compromissos financeiros. É exatamente para solucionar esse tipo de desafio que nós desenvolvemos modelos como os Indicadores Positivos e de Bureau.

As 18 soluções disponíveis para consumo imediato permitem combinações infinitas entre si e também podem ser associadas a outras soluções – como os nossos scores de crédito e as soluções da família de atributos. Aqui, a regra é simples: quanto mais informações combinadas de forma inteligente, melhores respostas para suas dúvidas!

Se você lidera ou faz parte de uma equipe de crédito que estabelece políticas com base em “notas de corte”, os indicadores podem transformar a sua rotina e trazer a flexibilidade que você precisa para aprovar mais clientes e impulsionar a rentabilidade dos negócios.

A agilidade que o mercado atual pede

Com desafios mais complexos a cada dia, as empresas precisam ser ágeis na tomada de decisões – para conquistar o cliente antes que a concorrência o faça. Os Indicadores Positivos e de Bureau trazem essa resposta rápida que o cenário atual pede.

Eles detalham características e revelam a chamada ‘visão granular’ sobre os clientes, com base em informações que só se tornaram disponíveis após a chegada do Cadastro Positivo. Essa granularidade ajuda a criar segmentações e definir com mais facilidade quem tem mais chances de aderir a uma oferta e honrar os compromissos financeiros.

A agilidade também é uma característica da implementação dos nossos modelos – em cerca de 45 dias da contratação, o contratante tem a sua customização rodando e revelando os melhores insights de negócios.

Como você viu, na teoria, os Indicadores Positivos são perfeitos para quem quer conquistar uma fatia maior do mercado – com mais negócios e melhores resultados. Agora, chegou a hora de entender como eles funcionam e comprovar a qualidade dessas informações para times de análise de crédito das empresas de todos os portes e segmentos. Confira!

DESAFIO 1: Oferta inteligente via cartão de crédito

Como parte de um plano de expansão das suas atividades, uma empresa de telefonia decidiu iniciar operações em banda larga. Essa oportunidade abriu espaço para a criação de ofertas para toda a base de clientes ativos associadas ao pagamento em cartão, mas o time de crédito sentiu a necessidade de selecionar somente os perfis mais aderentes à campanha.

A SOLUÇÃO

Apresentamos à empresa os benefícios da combinação dos Indicadores Positivos e de Bureau, e conseguiram segmentar ofertas apenas para quem tem relacionamento ativo com cartões.

O RESULTADO

O time de crédito identifica a faixa de comprometimento disponível em relação ao cartão de crédito e melhora sua capacidade de segmentação da base de clientes para uma tomada de decisão mais precisa.

DESAFIO 2: Novas oportunidades com o cartão da loja

Uma grande rede varejista com presença consolidada nos shopping centers de São Paulo identificou em seus processos internos uma oportunidade de upsell para clientes elegíveis ao cartão de crédito com a bandeira da loja.

A SOLUÇÃO

Nós ajudamos a empresa a experimentar uma combinação de novos Indicadores Positivos.

O RESULTADO

Uma visão mais precisa sobre o limite de crédito do consumidor, timing mais preciso para fazer as ofertas e uma base mais selecionada e qualificada – com ampla aceitação da oferta.

DESAFIO 3: Adaptação das políticas de crédito à nova realidade

Oito meses após o início da pandemia, alguns números de uma instituição financeira passaram a chamar a atenção dos analistas. O sinal de alerta para o comportamento de pagamento dos consumidores acendeu com a indicação do aumento crescente dos índices de inadimplência e da PDD (provisão de devedores duvidosos).

A SOLUÇÃO

Com cinco indicadores combinados, nós ajudamos a empresa a ter maior visibilidade sobre o comportamento do cliente em relação ao prazo para honrar compromissos e a analisar qual o público-alvo que indicava menos chances de inadimplência

O RESULTADO

Com a combinação, os analistas conseguiram ter uma nova visão do momento atual dos clientes e puderam atualizar os parâmetros nas políticas de crédito da financeira.

DESAFIO 4: Expansão das vendas a prazo para a carteira selecionada

Um dos grandes desafios para quem atua em mercados locais é ter segurança suficiente para expandir as operações com vendas financiadas. Assim, um supermercado tradicional da região Sul quis passar a oferecer crédito parcelado para os clientes, mas não sem antes identificar aqueles que realmente tinham capacidade de honrar os compromissos.

A SOLUÇÃO

A visão consolidada sobre o comportamento financeiro dos consumidores só foi possível com a combinação de três indicadores.

O RESULTADO

As vendas financiadas para clientes, vistas antes com cautela pelo time de crédito (preocupado com o volume das análises e os riscos envolvidos), tornaram-se realidade com o monitoramento ativo de históricos de inadimplência, limites de cartão e comportamentos de pagamento.

Informação é bom. Combinação é melhor ainda!

Nos desafios que nós apresentamos, é fácil entender como as novas informações disponíveis podem ser importantes para quem quer novas percepções sobre os clientes. Individualmente, os Indicadores Positivos e de Bureau são ótimos. Mas, quando a combinação acontece – seja entre eles ou com os Serasa Scores e Serasa Atributos –, aí é que o resultado se torna muito mais poderoso!

Se você quer aumentar a rentabilidade com a aquisição de novos clientes ou precisa explorar novas oportunidades a partir da própria gestão de carteira de crédito, escolha uma ou mais visões e faça análises detalhadas antes de tomar suas decisões. Para conhecer mais sobre os 18 indicadores atualmente disponíveis, visite serasaexperian.com.br/indicadores.