Existem predisposições de mercado que podem ser passageiras e imprevisíveis, isso é fato. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa: ela precisa explorar tendências de negócios em sua gestão planejamento, independentemente do setor em que atua.

Novos hábitos de consumo e de vida sempre ditam mudanças, transformando o segmento e abrindo a possibilidade de criação de outros nichos. É assim que você aproveita melhor o potencial de crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, trouxemos este artigo com as principais tendências para o planejamento em 2023 que estarão em alta. Assim, você já pode se preparar para aquelas que melhor se encaixam no seu nicho. Acompanhe.

Qual a importância do planejamento para ter sucesso nos negócios?

O planejamento é um processo organizacional contínuo que analisa o conhecimento disponível para determinar objetivos e quais estratégias adotar para chegar lá. A previsão e organização de ações permite que você priorize o trabalho, aloque recursos com eficiência, alinhe funcionários com metas definidas e garanta que essas metas sejam apoiadas por dados e raciocínio sólido.

Ter um planejamento ajuda os empreendedores a entender se a ideia é viável. Além disso, auxilia na busca de informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços, clientes, concorrentes e fornecedores a serem oferecidos.

Quais as principais tendências para seu planejamento que estarão em alta em 2023?

É comum que as empresas acabem focando apenas o presente, e se esqueçam de que é necessário pensar no futuro e fazer um planejamento para o ano seguinte. Para ajudar nessa tarefa, confira as tendências que estarão em alta em 2023.

Tendências de marketing

Sabemos que o mundo do marketing está mudando rapidamente. Afinal, com o crescimento do digital, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e redes sociais são criadas e o comportamento das pessoas está em constante transformação.

Por isso, acompanhar as tendências de planejamento no marketing nem sempre é uma tarefa fácil. A seguir, listamos algumas das principais para que você já possa se organizar:

Marketing de dados

Com o crescimento do digital, o marketing tradicional vem perdendo espaço e, por conta disso, as empresas que não analisarem dados antes de criar suas campanhas podem acabar tendo prejuízo. Coletar e analisar dados é essencial para um marketing bem feito;

Diversidade e acessibilidade

Diversidade, responsabilidade e inclusão social têm ganhado cada vez mais atenção. São compromissos essenciais para marcas que desejam ficar em alta. Um exemplo é legendar vídeos para que um maior número de pessoas possa ter acesso a eles.

Marketing de influência

A internet trouxe um novo tipo de marketing, a dos influenciadores. Se antes os atores/atrizes ou cantores eram as principais referências, hoje, é possível que seja qualquer pessoa, basta conquistar seguidores. Por isso, é essencial que as marcas busquem se afiliar aos influenciadores certos para atingir seu público.

Tendências em vendas 

O que quase ninguém vai contar sobre tendências de vendas é que, com base em pesquisas de mercado e na percepção do consumidor, é possível definir um conjunto de estratégias que vão dominar e reger a velocidade de vendas. Analisar e entender o que provavelmente está por vir ajuda você a se preparar para desafios futuros e até para formas de adquirir novos negócios.

Expansão da tecnologia na gestão de vendas

Não é novidade que uma boa gestão é essencial para manter a saúde um negócio. O crescimento de ferramentas tecnológicas chegou para auxiliar nesse processo. Por isso, adaptar a tecnologia interna para gerenciar melhor as operações, a prospecção e a geração de leads é fundamental para se destacar e começar o ano à frente da concorrência.

Autoatendimento e self-service

Quando falamos desse tipo de atendimento, muitas vezes, o confundimos com o e-commerce, mas realmente é similar. O autoatendimento ou self-service é um tipo de compra em que o consumidor tem total autonomia, sem ajuda de vendedores. Atualmente, já possível encontrar esse tipo de vendas em lojas de departamentos.

Vendas consultivas

Apesar de a autonomia no processo de compras estar em alta, as vendas consultivas continuam tendo espaço com os consumidores. Nesse tipo de negociação, a empresa disponibiliza um consultor ou vendedor para que o cliente tenha auxílio durante todo o processo de compra. Podemos dar como exemplo agências de turismo ou empresas de consultores de planos ou seguros.

Tendências para planejamento de varejo

Após a intensificação da necessidade de varejistas se adaptarem a novos modelos de negócios e vendas, devemos ter um período de consolidação e cristalização, em 2023. O foco é a otimização do canal, as novas oportunidades que surgem dentro dele e a integração do ambiente online com o offline.

Jornada de compra híbrida

Um modelo de compras que tem feito sucesso com os consumidores é o “compre online e retire na loja”. Com ele, os consumidores aproveitam os preços mais baixos da internet e buscam a mercadoria, muitas vezes, no mesmo dia, sem pagar nada.

Vendas pelas redes sociais

Além de iniciar as compras online, as lives pela internet também impulsionaram a transformação da marca. Outro ponto são as compras feitas por app de comunicação, como WhatsApp, com envio para dentro ou fora da cidade ou retirada em loja.

Maior uso da tecnologia no processo de compra

É fato que o uso da tecnologia mudou a maneira de comprar dos consumidores. Atualmente, é possível pesquisar um produto, analisar marcas disponíveis e melhor preço. Por isso, empresas que querem crescer devem trabalhar cada vez mais com o uso de tecnologias.

Tendências de mercado

Conhecer as tendências do mercado é fundamental para analisar e avaliar o que está acontecendo ao seu redor, principalmente, pós-pandemia. Algumas das tendências que vão explodir em 2023 estão relacionadas a clubes, infoprodutos e delivery.

Clubes de assinatura

Essa tendência de mercado não é novidade, mas deve crescer ainda mais. Os clubes de assinatura são planos semestrais ou anuais que o consumidor assina e recebe mensalmente produtos de determinadas marcas, com valor igual ou superior, pago na assinatura. Atualmente, é possível encontrar clubes de pets, vinhos, produtos de beleza, roupas e sapatos.

Infoprodutos

São materiais informativos criados e distribuídos em formato digital, geralmente, cursos online ou treinamentos sobre uma ampla gama de temas. Eles são uma ótima oportunidade de negócios já que é possível ter um investimento baixo e vender por tempo indeterminado.

Delivery

As entregas não são novidade para ninguém, mas se antes eram concentradas, principalmente, em comidas e bebidas, por conta da pandemia, é possível encontrar em todos os segmentos. A tendência é que cresça ainda mais, pois não tem nada mais prático para o consumidor do que pedir um compra pelo celular ou computador e receber em casa.

Como incluir as tendências no planejamento?

É preciso ter em mente que o planejamento é um processo contínuo, não fixo. Por isso, ele deve ser montado com flexibilidade e com ajustes constantes. Tendo isso em mente, podemos começar a montar um planejamento para incluir o uso das tendências para 2023.

Defina um objetivo

Trata-se de onde você quer estar no final de determinado período de tempo. O primeiro passo é analisar a situação de sua empresa. Em seguida, descreva seus objetivos de longo prazo. Um exemplo é escolher uma tendência de marketing que mais se encaixa para o seu negócio e definir os objetivos esperados ao adotar aquela estratégia.

Depois, você pode planejar quais ações devem ser tomadas para alcançá-lo. Você pode criar metas para cada etapa, desmembrando esse grande objetivo em subtarefas de curto e médio prazo, cada uma com seu propósito.

Defina indicadores e analise seus resultados

Para manter seu plano no caminho certo, ou para poder alinhá-lo, é importante empregar métricas para orientá-lo sobre a necessidade de mudança. Por exemplo, em vendas, deixar de usar métricas como preço médio do ticket, oportunidades abertas e taxa de sucesso é uma grande contradição.

É importante definir, também, quais indicadores serão utilizados para avaliar se estão sendo alcançados. Com isso pronto, é possível analisar os resultados obtidos a cada etapa ou meta cumprida, verificando o que funcionou bem e o que precisa ser mudado.

Um planejamento de negócios não é uma coleção de ideias. É baseado em pesquisas, informações, dados e análises de mercado para que o desenho da sua estratégia seja o mais preciso possível. Manter-se atualizado com as últimas tendências para planejamento de negócios é fundamental para determinar quais são as melhores e aplicáveis ​​ao seu nicho. Isso manterá sua empresa viva e tentando acompanhar nossa futura transformação.

Agora que você já sabe quais as principais tendências para 2023, que tal aprender mais sobre vendas digitais e a jornada do cliente? Assim, você pode ter mais ideias ao montar seu planejamento para o ano que está chegando.