Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Seu guia prático para gerenciar a sazonalidade

Você sabe como antecipar o planejamento para não sofrer com a variabilidade de demanda, no período de datas comemorativas? Confira o guia!

Seu guia prático para gerenciar a sazonalidade

Vamos encarar a realidade: os negócios têm altos e baixos, é comum que isso aconteça com base nas diferentes estações e épocas do ano. Enquanto no verão, a produção pode atingir seu ápice pela alta demanda, no inverno essa procura pode diminuir. E o mesmo vale para feriados e datas comemorativas, que também criam suas flutuações. Durante esses períodos, otimizar recursos para evitar desperdícios e desorganização, pode ser o grande desafio. Por isso, entender essas variações, e se preparar para elas, é mais do que uma boa prática. É uma necessidade! Mas você sabe como antecipar o planejamento para não sofrer com essa variabilidade de demanda? Nesse artigo, vamos explorar os desafios e possibilidades da sazonalidade, para que a sua empresa não apenas sobreviva, mas prospere, independente do clima ou do calendário.

Para entender os padrões sazonais

A sazonalidade nos negócios é como uma monta-russa, que sobe e desce, seguindo padrões repetitivos ao longo do ano, influenciados por diferentes fatores, como o clima ou datas comemorativas. No calendário, alguns picos de demanda merecem atenção especial. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, da Mulher, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e o Natal, cada um com as suas particularidades. E para entender os padrões sazonais é necessário olhar para atrás, explorar os registros desses períodos, reconhecer tendências passadas, e assim estabelecer um planejamento adequado. O Carnaval, por exemplo, inaugura o ano com uma explosão de energia e procura por fantasias, acessórios temáticos e artigos festivos. Nessa época, o setor têxtil experimenta um aumento considerável na produção de adereços e, muitas vezes, precisa adaptar suas linhas de produção para atender à demanda dos foliões. Os setores de alimentos, entretenimento e turismo acompanham o movimento, que ao experimentarem da alta procura em suas respectivas áreas, também refletem para outros tipos de negócios, como a produção de materiais promocionais, decorações, infraestrutura e transportes. No geral, em 2023, a folia toda movimentou bilhões de reais em diferentes estados brasileiros (R$2 bilhões em Pernambuco; R$2 bilhões em São Paulo; R$1,5 bilhão em Minas Gerais). Números também projetados para o Carnaval de 2024. Identificar padrões de sazonalidade, entender como as coisas mudam em diferentes épocas e se preparar para esses momentos, é uma forma de garantir que os negócios vão bem não apenas agora, como no futuro também.

Produções flexíveis para diferentes demandas

A flexibilidade comercial é uma ferramenta essencial para enfrentar as variações de demanda e se adequar aos padrões sazonais. Todos os anos, durante a Páscoa, assistimos às gôndolas dos mercados sendo preenchidas por centenas de ovos de chocolate, nos mais diversos tamanhos, cores e sabores. Nós sabemos que o chocolate tem procura durante o ano inteiro! Mas esse é um ótimo exemplo de como a indústria pode flexibilizar as suas linhas de produção para alcançar uma variedade maior de produtos, em um período de alta demanda. Empresas que conseguem se adaptar rapidamente aos altos e baixos do mercado tendem a ser mais eficientes durante o período de pico, e menos onerosas na baixa procura. Sistemas modulares podem ser uma boa abordagem para alcançar essa flexibilidade. Ao dividir a produção em módulos independentes, a indústria consegue ajustar sua capacidade, introduzir novos produtos ou adaptar processos conforme necessário. O treinamento multifuncional de colaboradores também aparece como estratégia para aumentar a versatilidade, permitindo que a equipe atue em diferentes funções, com facilidade, durante as variações de demanda. A flexibilidade comercial não é apenas uma resposta às mudanças sazonais, mas uma estratégia eficiente a longo prazo, e empresas que adotam uma abordagem adaptativa tendem a prosperar no mercado. O que nos leva ao próximo tópico...

Gestão de estoque inteligente

É determinante que a gestão de estoque opere com a habilidade de flutuar entre as demandas, evitando excessos ou escassez. O seu controle preciso é a base para o sucesso da resposta ao padrão de sazonalidade. Tão ruim quanto o consumidor não encontrar o produto que ele quer nas prateleiras, é a empresa acumular vários outros que não têm saída em seus espaços de armazenamento. Afinal, em ambos os casos, há o custo financeiro. Com a implementação de tecnologias como código de barras, sistemas RFID, (identificação por radiofrequência), e softwares inteligentes, é possível realizar o acompanhamento em tempo real, manter o nível adequado de produtos, otimizar recursos e evitar desperdícios. Dessa maneira, é possível adotar abordagens estratégicas que projetam as necessidades futuras, garantam a satisfação do cliente, e minimizem surpresas indesejadas durante eventos sazonais. Se quiser ir mais fundo nessa questão, confira nosso artigo que é dedicado à Gestão de Estoque.

Marketing Personalizado: O espírito sazonal

E por falar em satisfação do cliente, outro elemento fundamental para que o seu negócio esteja alinhado aos padrões de sazonalidade, é o desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas. Cada período carrega um conjunto de expectativas e sentimentos, que exigem adaptações nas campanhas para estabelecer uma conexão emocional com a marca e atrair a atenção dos consumidores. O Natal e o Dia das Mães são os eventos sazonais de maior destaque no Brasil, e as épocas em que as marcas mais preparam ações, ativações e promoções. “Mãe é tudo igual”, “Mãe não é tudo igual”, “Carinho”, “Amor”, “Generosidade”, “Família”, em todos os canais e formatos de mídia, os profissionais de marketing carregam suas campanhas com valores e emoções. As mais bem-sucedidas geralmente promovem a fidelização do cliente, por estarem associadas a algo positivo -mesmo que não necessariamente ao produto, mas a uma memória. Algumas opções práticas de marketing para eventos sazonais são:

Design sazonal 

Desenvolver embalagens utilizando cores e elementos relacionados ao período sazonal, traz destaque em meio à concorrência e cria conexão com o consumidor.

Ofertas sazonais

Promoções exclusivas são um incentivo adicional e auxiliam na tomada de decisão, frente a tantas outras opções. Uma boa maneira de causar no cliente a sensação de exclusividade e valor.

Redes Sociais

Promove a interação direta com o consumidor, construindo uma comunidade em torno da marca. Campanhas interativas geram buzz, aumentam a visibilidade e estimulam a participação do público.

Personalização

Produtos personalizados atende à demanda por experiências mais individualizadas. Ao oferecer vantagens tangíveis e emocionais, as marcas podem se destacar e criar uma conexão mais profunda com os consumidores, durante os diferentes períodos de sazonalidade. Caso queira conhecer mais algumas estratégias de Marketing, confira nosso artigo sobre Marketing Digital.

Diversificação para todo gosto do cliente

Já entendemos que, para atender aos diferentes períodos sazonais, precisamos compreender os padrões de sazonalidade, preparar as linhas de produção, organizar os estoques inteligentes e adaptar o marketing a cada época. Por fim, vamos explorar outro recurso essencial para lidar com os desafios da sazonalidade – A diversificação de produtos. Essa estratégia envolve a criação, ou adaptação, de linhas exclusivas de produtos promocionais, que atendam às necessidades específicas do período sazonal. Em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, é natural que se encontre produtos personalizados para os respectivos públicos. Afinal, é uma excelente oportunidade de capitalizar em oportunidades únicas no mercado. Do Carnaval ao Natal, a preparação para a sazonalidade não deve ser encarada como uma necessidade operacional, mas como uma chance de inovar e se destacar no mercado. Negócios que abraçam estratégias específicas para cada ocasião não apenas atendem às expectativas do consumidor, mas também se posicionam como líderes, apresentando agilidade e adaptabilidade em um cenário dinâmico. E aí? tudo pronto para nunca mais sofrer com a sazonalidade e começar a explorar o lado lucrativo delas? Não esqueça de compartilhar com seus contatos e de ficar de olho nas próximas postagens para sempre melhorar seu negócio. Boas vendas e até a próxima!

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