Com o avanço das ferramentas de busca e da popularidade das redes sociais, pequenas e médias empresas passaram a ter a chance de disputar, em certo pé de igualdade, visibilidade com as grandes marcas nos canais digitais.

É claro que as organizações maiores podem contar com equipes mais estruturadas e com mais verba para investir em ações de marketing de amplo alcance.

Porém, hoje sabemos que esses recursos não são mais imprescindíveis para se ter destaque.

O marketing digital tem estratégias simples que podem dar resultados muito significativos, se bem executadas.

Então, confira as principais ações do marketing digital que te ajudam a disputar atenção com os grandões!

Tenha sua identidade bem definida

Antes de abordarmos estratégias, é necessário entender a importância de se definir uma identidade de marca. E entenda: só um logotipo bonito e um bom slogan não bastam!

É necessário ter consistência na sua linguagem de marca tanto no quesito visual (uma paleta de cores harmônica, tipos de letras, modelos de ilustrações, estilo fotográfico etc.), quanto no verbal (estilo e tom de voz de tudo o que sua marca diz).

Isso é fundamental para que, conforme você for aparecendo na timeline ou nas pesquisas do Google, o usuário comece a captar, cada vez mais rapidamente, sua mensagem.

Com uma identidade bem estruturada, você pode começar a usar as ferramentas de marketing digital. E cada dia surge uma coisa nova, como você vai ver a seguir.

Fique de olho nas tendências

Pesquise constantemente sobre seu mercado, seu produto e seus concorrentes. Procure saber o que há de novo e o que está por vir.

Conhecer as tendências sobre novas técnicas, processos e tecnologias é um diferencial!

Você, que está lendo este post, está fazendo um bom trabalho nesse quesito.

Construa sua comunidade online

A eficácia do seu marketing digital depende de alcance, ou seja, qualquer ação de marketing só funciona, se atingir um determinado volume de pessoas.

Para isso, a melhor coisa é criar uma “comunidade” em torno da sua marca, ter seguidores – termo que, com certeza, você já escutou recentemente.

Como se faz isso? Dê aos seus clientes (ou potenciais clientes) o que eles gostam, leve informação que seja útil para eles – não características do seu produto/serviço.

Se, por exemplo, você vende fraldas, vale muito mais você falar sobre cuidados com o bebê (mesmo que não relacionados diretamente a fraldas) e começar a conquistar a confiança de milhares de pais, do que ficar falando sobre o material “especial” que reveste seu produto.

Como essas pessoas vão saber que você tem esse conteúdo para oferecer?

É hora de falarmos de impulsionamento gratuito ou técnicas de SEO.

SEO: faça seu cliente te achar pelo Google

SEO é uma sigla em inglês que representa “Otimização para motores de busca”. O Google é um motor de busca.

Essa estratégia é muito efetiva e possui alto índice de retorno a médio e longo prazo e, o melhor de tudo, praticamente não requer investimento financeiro.

De volta ao exemplo das fraldas: pais de bebês estão sempre comprando fraldas. E estão sempre procurando no Google informação sobre “por que meu bebê chora”, “quando é ideal fazer o desfralde”, “como fazer o bebê dormir”.

Se no seu site tiver essas expressões – as chamadas “palavras-chave” – o Google tende a identificá-las e mostrar seu endereço entre os primeiros na busca do usuário (logo depois dos “anúncios”, estes sim, pagos).

Você ajuda a Inteligência Artificial do Google a fornecer conteúdos relevantes aos usuários e ela te ajuda a ser encontrado por eles.

Tem muito mais o que dizer sobre esse assunto! Então, provavelmente, voltaremos a falar de marketing digital para PMEs, fique de olho!