Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Gestão de Mudanças: Técnicas para Sucesso Organizacional

Neste artigo você confere quais os principais impactos de mudanças organizacionais em sua empresa e como otimizar a gestão destas mudanças.

Gestão de Mudanças: Técnicas para Sucesso Organizacional

Em geral, todo mundo gosta de novidades, mas quase ninguém quer atravessar os processos de mudança. Faz parte da natureza humana. Só que mudar é necessário para o sucesso nos negócios: com a crescente necessidade de se adaptar rapidamente a novas situações ou contextos, tornou-se indispensável monitorar o desempenho de alguns processos empresariais e manter a capacidade de modificá-los quando se tornam pouco eficientes ou desatualizados. Essa habilidade de identificar e corrigir processos se chama gestão de mudança e é um importante ponto de atenção para quem quer empreender. Para se ter uma ideia, lá em 2018 o IBGE apontou que cerca de 48% das empresas que fechavam era por conta da ausência de uma gestão de mudança eficiente! Mas não precisa ter medo porque hoje você vai conhecer todos os fundamentos e técnicas especializadas de gestão de mudança!

A Chave para o Sucesso das empresas: Dominando a Gestão de Mudanças

A Gestão de Mudança utiliza processos de análise de dados, comunicação e tecnologia para conseguir identificar uma falha ou um processo desatualizado, e traçar um plano de ação para melhorar e monitorar o desempenho após a mudança. Porém, é uma estratégia que exige maturidade do empreendedor, pois é necessário ser “desapegado” das coisas e estar aberto para realizar uma grande mudança. Grande mudança essa que pode estar associada a funcionários, gestão de equipe, tecnologias e até mesmo direcionamentos da estratégia de marca, ou seja, é uma estratégia que trará grande movimentação para sua empresa. Muitos funcionários e gestores estão acostumados a métodos tradicionais e podem hesitar em adotar novas tecnologias, afinal, mudar algo que você já está acostumado, pode ser difícil às vezes. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, apenas 27% das PMEs no Brasil utilizam tecnologias avançadas em suas operações. A automação pode incluir desde a utilização de softwares de gestão até sistemas de atendimento automatizados que aumentam a eficiência. Está confuso? Da uma olhada neste exemplo: Uma loja de varejo pode implementar um sistema de pontos de venda (POS) que não só melhora a gestão de estoque, mas também fornece informações relevantes sobre o comportamento dos clientes. A gente pode ver também que estar aberto a mudanças pode acabar melhorando diversos aspectos do negócio. No caso, da implementação de um sistema de ponto de vendas, o empreendedor conseguiu melhorar a gestão de estoque e aumentou a capacidade de coleta de dados sobre o cliente final.

Desafios de uma Gestão de Mudança

Qualquer mudança, tem desafios a serem superados e quando nos referimos a um ambiente profissional, esses desafios podem ser um pouco mais complicados. Entre os desafios da Gestão e Mudança, um dos que mais se destacam é a comunicação.

Comunicação é a chave para uma gestão de mudança eficiente

A falta de comunicação eficaz pode dificultar a implementação de qualquer tipo de mudança. Muitas vezes, os funcionários não entendem os benefícios das novas práticas e resistem a elas naturalmente. Construir uma cultura organizacional de transparência sobre os objetivos por trás de uma mudança diminui os riscos de o colaborador ficar relutante ao novo. Pensa bem: se o empregado exerce uma função da mesma forma há algum tempo, ele já está acostumado e tem facilidade com ela. Quando ele precisa mudar o processo de execução, precisará muitas vezes reaprender um monte de coisa que já fazia bem. Isso tira a pessoa da zona de conforto, o que sempre constitui um desafio. Mas, conscientizando o colaborador sobre a necessidade que gerou essa mudança, o processo pode se tornar muito mais aceitável, pode ser até percebido como uma real evolução, o que acelera a curva de aprendizado e os resultados da mudança do processo.

Forneça a capacitação para o funcionário

Além de, como falamos acima, precisarmos reaprender funções, existe outro obstáculo que é a aquisição do conhecimento necessário para se trabalhar com uma ferramenta ou processo novo. Ensinar como o funcionário usa uma nova tecnologia é essencial para conseguir implementá-la devidamente e também para engajar o funcionário, fazendo com que a pessoa compreenda que está sendo beneficiada com a aquisição de uma nova habilidade. “Mas hoje na internet dá para achar tutoriais de tudo, não preciso investir nisso” Um estudo da FGV revelou que 60% dos fracassos na implementação de novas tecnologias nas empresas são devidos à falta de treinamento adequado. Ferramentas de gestão normalmente são bem mais complexas e bem específicas, o que torna o acesso ao conhecimento restrito àqueles que se especializam nelas.

Leis e boas práticas

Outro aspecto que gera desconforto é manter a empresa 100% adequada às legislações vigentes, até porque é uma mudança obrigatória que não necessariamente acarreta melhor desempenho. De acordo com o IBGE, a carga regulatória é um dos principais desafios enfrentados por 45% das PMEs no Brasil. Adaptar-se a novas regulamentações pode ser desafiador e até impactar a produtividade em um primeiro momento. Um exemplo disso foi a adequação necessária de todas as empresas brasileiras à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tiveram que revisar suas práticas de coleta, armazenamento e uso de dados, o que demandou investimentos em sistemas de segurança e treinamento.

Como a Serasa Experian pode te ajudar na Gestão de Mudança

A Serasa Experian oferece um extenso portfólio de soluções de análise  de dados, monitoramento e cobrança. Utilizar ferramentas avançadas de análise de dados permite que se identifiquem tendências e antecipem desafios, e essa previsão faz vom que você ganhe tempo para preparar sua empresa e equipe aplicando as estratégias de Gestão de Mudança. A Serasa Experian oferece soluções que são o match perfeito para a sua empresa, ajudando a criar estratégias baseadas em dados para impulsionar seu negócio. E aí? Curtiu o conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus contatos e de ficar de olho nos próximos artigos com dicas valiosas para o sucesso do seu negócio! Boa gestão e até a próxima!

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