O tempo de espera para surgir uma nova tecnologia encurta cada vez mais e vemos que as novidades trazem cada vez mais segurança, eficiência e praticidade para todo mundo!

Nas indústrias, está acontecendo um processo revolucionário de transformação tencológica!

Recursos para controle de estoque, automação de serviços, proteção e análise de dados e aumento da eficiência do maquinário estão cada vez mais avançados e mais comuns de se ver em prática.

No meio dessa disparada tecnológica, empresas que estão deixando de se preocupar com isso, correm o risco de perder eficiência e competitividade.

No Brasil, já começamos a ver uma preocupação maior em integrar as novas tecnologias dentro dos processos de indústrias de uma forma bem acelerada.

De acordo com a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2021, houve um salto de 48% para 69% no número de indústrias que estão adotando novas tecnologias, em comparação com 2016.

Mas quais são essas tecnologias tão inovadoras?

Hoje vamos te contar as 4 novidades tecnológicas mais marcantes, que estão vindo com tudo para o ramo industrial.

Internet das Coisas (IoT)

A “Internet das coisas” – Internet of Things (IoT) – é um conjunto de objetos físicos munidos de sensores que se conectam a outros sistemas pela internet.

Essa tecnologia possui algumas utilidades dentro do processo de manufatura, porém sua principal função hoje é auxiliar no controle de estoque, pois ela monitora a quantidade exata dos produtos armazenados.

Os sensores e IoT podem ainda emitir alertas quando certo produto ou insumo precisa ser reabastecido.

IoT também pode ser aplicada para notificar quais produtos estão parados a muito tempo no estoque, fazendo assim, você ter dados sobre o que está vendendo mais e o que não está saindo.

Para a compra de matéria prima, a IoT pode, diante da perspectiva de ruptura, automatizar a reposição ou acionar a equipe responsável na mesma hora.

Muito além de um instrumento de gestão, a IoT traz comodidade e encurta o tempo para você ter informações gerenciais. Essa junção de benefícios pode ser considerada um tesouro para os industriais. Você concorda?

Cloud Computing

Essa tecnologia, também conhecida como armazenamento em nuvem, já é bem popular e acessível para muitos tipos de empresas e até para o dia a dia das pessoas.

A utilidade da nuvem é enorme! Ela possibilita, por exemplo, o armazenamento de documentos de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de você acumular papeladas – e disponibilizar espaço físico para isso.

Provedores de nuvem têm recursos para cuidar muito bem da segurança dos dados hospedados por lá e ainda facilitam a localização de cada documento, o que já é uma outra grande vantagem.

Esse acesso facilitado às informações é primordial para as pessoas que trabalham remotamente!

Mas, entre os diversos benefício da nuvem, o destaque mesmo fica para a capacidade de rodar sistemas remotamente, livrando sua indústria do investimento em equipamento, suporte e (de novo) espaço físico local para todo esse processamento.

De quebra, ainda sua indústria passa a ser mais sustentável devido a diminuição do uso de papel.

Inteligência Artificial (IA)

Pode-se dizer que as inteligências artificiais são as tecnologias que mais estão em alta e também um dos principais processos para a revolução do trabalho na forma que conhecemos.

Sua incrível capacidade de executar funções automatizadas está cada vez mais evoluída e acessível.

Para o segmento industrial, ela pode ser aplicada em diversas áreas da cadeia produtiva, sendo as que mais se destacam:

  • Manutenção preditiva: ela possibilita uma análise de dados em tempo real das máquinas com o objetivo de prever as possíveis falhas, fazendo com que as paradas inesperadas praticamente não ocorram.
  • Análise de dados: ela analisa variantes internas, como capacidade de produção, controle de estoque e distribuição e cruza com informações externas, como perfil dos clientes (e sua situação financeira) e ambiente macroeconômico, proporcionando insights para auxiliar na tomada de decisão.
  • Atendimento: é possível usar IA em chatbots (chats robôs) para fazer o atendimento inicial dos clientes. Com a tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina), esse atendimento tende a ser cada vez melhor!
  • Personalização: por meio da análise do histórico dos clientes, a IA pode sugerir possíveis personalizações de produtos ou elaboração de promoções totalmente desenvolvida a partir de dados, o que faz com que a experiência do cliente melhore muito.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades de automação que a Inteligência Artificial proporciona atualmente para diversas áreas da indústria.

A IA pode ser usada também para questões de divulgação e desenvolvimento de campanhas mais personalizadas para o seu segmento, porém nessa questão ela funciona melhor como uma ferramenta de apoio e não como motor independente.

Gêmeo Digital e Simulação de Planta no metaverso

Essa tecnologia consiste em fazer um escaneamento das suas máquinas – linha de produção por completo – para digitalizá-las com o máximo de exatidão possível dentro de um ambiente virtual de metaverso.

Isso traz uma maior eficiência nas manutenções preventivas e preditivas e possibilita testes muito eficazes de otimização dos processos, tudo isso sem interromper a cadeia produtiva.

Também se torna possível, com a tecnologia de gêmeo digital, testar novas máquinas antes de inseri-las no fluxo de produção. E nós da indústria sabemos como é caro e demorado adaptar novas máquinas ao processo, certo?

Essa ferramenta ganhará muito mais notoriedade quando o metaverso estiver mais desenvolvido (o momento ainda é bem embrionário). Mas imagina uma feira de maquinário toda realizada num ambiente virtual imersivo, com as máquinas mais recentes expostas em situação “real” de funcionamento!

Confira nosso blogspot “metaverso: o que é e quais os seus benefícios para a indústria” e se inteire ainda mais sobre como tudo que conhecemos hoje irá mudar!

Incrível como a tecnologia está facilitando tantos processos da indústria, né?!

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar! E confira também nossas outras dicas indispensáveis para sua indústria.

Até a próxima e boa produção para você!