Todos nós já topamos com o assunto metaverso e já ouvimos como ele promete revolucionar o mundo como nós conhecemos.

Tem muita gente falando sobre o as inúmeras possibilidades de interação “pessoal” no metaverso, mas ainda é um desafio visualizá-lo para muito além do entretenimento.

Você já pensou em como esse comentado espaço virtual poderia estar integrado ao dia a dia do segmento de manufatura?

Talvez, ainda seja um pouco difícil de enxergar isso tudo, porém, sabemos que as possibilidades são infinitas e já conseguimos ter um “cheiro” de como a indústria pode fincar bandeira nesse território.

Venha visualizar com a gente essa chegada das indústrias no metaverso, prevendo as principais vantagens para o setor, nesse futuro tão próximo.

Antes de conseguirmos entender o metaverso nas indústrias, vamos à definição desse fenômeno.

O que é o metaverso?

A palavra “metaverso” surgiu da ficção científica e, até agora, é algo mais relacionado aos jogos e ao entretenimento.

Por isso que é normal termos dificuldade em identificá-lo como ferramenta de negócios.

Nos últimos anos, porém, o assunto vem ganhando cada vez mais destaque, tanto que Mark Zuckerberg anunciou, em 2021, que está investindo na popularização dessa tecnologia e que até mudou o nome de sua holding – que incorpora Facebook, WhatsApp, Oculos VR, Instagram e outras gigantes – para Meta (em referência ao metaverso).

Ele pode ser definido como uma réplica virtual do mundo real, focada em uma experiência conectada, interativa e imersiva.

Negócios no Metaverso

Hoje, sabemos que proporcionar uma experiência positiva e diferente na jornada de compra do usuário aumenta as chances de concretizar vendas e fidelizar clientes.

Nesse sentido, o metaverso tem um potencial incrível para eventos culturais, confraternizações, feiras de negócios, novos canais de publicidade e pontos de contato com o mercado.

Com a crescente popularização do metaverso e à medida que se multiplica o público nesse espaço, aumentam as possibilidades para as indústrias se aproximarem de seus clientes  por meio dele e entenderem suas preferências e necessidades.

E essa  final é um desafio muito relevante para as indústrias hoje!

Se essa possibilidade do metaverso te surpreendeu, confira no próximo tópico ainda mais vantagens do metaverso para a indústria!

Vantagens para a Indústria no metaverso

Gêmeos Digitais simulando uma linha de produção

Mesmo em um momento ainda precoce do desenvolvimento, já conseguimos ver algumas das vantagens do metaverso para a indústria, como a tecnologia digital twin, (gêmeo digital), que pode simular toda uma linha de produção virtualmente.

Isso ajuda muito o fabricante a antever situações, ganhando muito com a manutenção preditiva dos equipamentos e a redução dos acidentes de trabalho.

Metaverso para testar antes de fazer

Testar o funcionamento, a aceitação e o impacto de novos produtos junto ao consumidor final é outro trunfo possível do metaverso.

Além disso, é possível testar novas máquinas e processos de produção no metaverso antes de passar para o universo físico, proporcionando uma gestão mais inteligente e otimizada dos recursos.

Especialistas de vários “universos” na mesma sala

O metaverso tem um poder inigualável para reunir profissionais de diferentes especialidades, de diferentes pontos do planeta, em um mesmo ambiente.

Isso aumenta muito a fluidez do debate para a resolução de questões que, até então, exigiam muito tempo e planejamento.

Deu para sentir como a “brincadeira” no metaverso está ficando séria e as vantagens desse universo virtual parecem cada dia mais reais?

Então, compartilhe este texto com alguém que ainda acha que o metaverso não tem nada a oferecer para a indústria.

Confira também: Como conhecer melhor o consumidor para lançar produtos.