Desde fornecedores, prestadoras de serviços até clientes, todas as pessoas jurídicas que se envolvem com o seu negócio precisam ser escolhidos a dedo. Afinal, fazer uma venda para uma empresa com dívidas, por exemplo, aumenta os riscos de inadimplência. Por isso, é importante saber como proteger sua indústria.

Esse cuidado tem até nome: due dilligence, que significa "diligência prévia ou devida". Estamos falando de investigar bem outra empresa antes de fechar uma parceria, evitando problemas financeiros, de qualidade do produto ou serviço adquirido e até mesmo de reputação para o seu negócio.

Veja algumas dicas para isso!

Análise Financeira

O primeiro passo é levantar documentos e demonstrações da situação financeira do possível parceiro. Afinal, isso impactará diretamente as finanças da sua empresa, caso a parceria seja fechada. Por exemplo, veja qual é o Gasto Estimado e o Faturamento, além de realizar uma consulta completa de dívidas e comportamentos de risco em relação a pagamentos.

Para isso, conte com serviços de consulta de órgãos de proteção ao crédito, como a Consulta Serasa Experian, que mostra também o score de crédito e a classificação de risco financeiro dessa empresa.

Outro ponto importante é observar se a empresa está envolvida em possíveis processos judiciais e/ou administrativos. Todos os processos são públicos e, portanto, podem ser consultados por qualquer cidadão.

Na Consulta Serasa Experian também é possível fazer a confirmação cadastral, que fornece valiosas informações para análise antes de fechar um contrato com outra empresa. Por ali, é possível verificar:

  • a situação do CNPJ desse possível parceiro;
  • os endereços informados;
  • a razão social;
  • a data de abertura da empresa;
  • os telefones de contato.

Todos esses dados ajudam a proteger seu negócio, pois podem ser confrontados com as informações fornecidas no processo de negociação.

Análise reputacional

Por fim, vale a pena pesquisar a reputação da empresa antes de fechar contrato, evitando riscos de negócio. Esse é um aspecto que diz muito sobre a qualidade do produto ou serviço prestado por aquela pessoa jurídica, já que as outras empresas que fizeram parcerias antes saíram satisfeitas (ou insatisfeitas) por alguma razão, como:

  • pontualidade na entrega;
  • cordialidade no atendimento;
  • seriedade na atuação profissional etc.

Para tanto, você pode consultar as redes sociais para verificar comentários e outras interações dos usuários. Se for uma empresa de produtos, é possível verificar a avaliação de consumidores em sites de vendas.

Com essas dicas, você já sabe como proteger sua indústria antes de fechar parcerias com outras empresas. Consultar o porte, o histórico e o comportamento financeiro de potenciais clientes ou fornecedores faz toda diferença na hora de evitar dores de cabeça para o seu negócio.

Então, comece pela análise financeira e evite a inadimplência com consultas de CNPJ e CPF!