Delinear estratégias de marketing e preparar a sua empresa para atrair clientes em certas temporadas do ano é uma prática muito importante. Entre as táticas mais utilizadas está a Black Friday para o atacado e varejo.

Trata-se de um ótimo período de compras, que ocorre uma vez por ano, e também propicia um aumento crescente das vendas. Na temporada de Black Friday, os vendedores acabam enfrentando multidões que acessam as lojas para conseguir ofertas de grande sucesso.

Ao criar relatórios, você poderá acompanhar como a sua empresa está se saindo e criar estratégias inovadoras para a alavancagem do negócio. Além disso, conseguirá determinar melhorias necessárias em ambientes físicos e virtuais.

Quer compreender melhor o conceito de Black Friday e descobrir como se planejar para isso? Prossiga!

O que é Black Friday para o atacado e varejo? 

Promovida antes do Natal pelos comerciantes, a Black Friday é um evento que oferece descontos interessantes como estratégia para atrair os consumidores para as compras natalinas.

A estratégia costuma ser aplicada na última sexta-feira de novembro e possibilita aos gestores aumentar significativamente os lucros do negócio. Com o avanço da tecnologia, o e-commerce também passou a participar dessa tática.

Qual é a sua importância para o mercado?

A Black Friday é significativa e muito importante para movimentar economia do país. Nesse período de compras, muitos varejistas e atacadistas fazem vendas suficientes para garantir um bom fluxo de caixa para períodos do ano em que as vendas são mais fracas.

O evento também possibilita aos profissionais do comércio escalonar as suas promoções ao longo dos meses de novembro e dezembro.

Como planejar as ações de marketing e vendas para essa época?

Como é um evento que ocorre anualmente, a Black Friday pode levar o seu negócio ao crescimento, tendo em vista que afeta consideravelmente as vendas e as finanças de empresas do atacado e varejo.

A aplicação dessa estratégia visa conquistar novos clientes e fidelizá-los ao longo desse período. A seguir, veja como planejar as suas ações de marketing!

Antecipe o anúncio das promoções

Os comerciantes devem postar seus itens ou enviar e-mails sobre promoções para os consumidores alguns dias ou semanas antes do evento real.

Esse movimento, além de trabalhar com o gatilho mental da escassez, dá aos compradores uma oportunidade ainda melhor de conseguir comprar produtos por preços acessíveis. Além disso, permite que eles conheçam o seu estabelecimento com antecedência para planejar suas aquisições.

Treine os seus colaboradores

Os varejistas que desejam apostar em altos volumes de vendas para esse período precisam treinar os colaboradores que farão o atendimento pessoal antes que se inicie a temporada de compras de fim de ano. Afinal, os vendedores também precisam estar alinhados às estratégias de marketing e trabalhar de forma colaborativa para não perder clientes.

Ofereça grandes descontos

Geralmente, os consumidores estão dispostos a gastar mais na Black Friday, mas isso não acontecerá se o varejista deixar de oferecer bons descontos. Como esses clientes já estão preparados para a aquisição de itens de consumo por um preço mais baixo, eles deixarão de efetuar as compras se perceberem que os preços estão regulares ou até mesmo, mais caros que o normal.

Prepare o cenário

A Black Friday é considerada um dos maiores dias de compras do ano. Mas o marketing para potencializar vendas na data depende da preparação do cenário em lojas físicas ou atualizações de sites em e-commerces.

Portanto, certifique-se de que o ambiente físico ou virtual do seu negócio esteja preparado para atrair compradores que estão em busca de bons preços.

Agora você já pode começar a planejar as estratégias de Black Friday para o atacado e varejo e aproveitar as vendas da temporada. Para isso, planeje ações voltadas ao seu site — caso utilize a modalidade de e-commerce —, utilize ferramentas compatíveis com dispositivos móveis e atraia compradores com anúncios de ofertas imperdíveis nas mídias sociais.

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