Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Seis práticas de um bom marketing de relacionamento

Seis práticas de um bom marketing de relacionamento... Saiba mais!

Seis práticas de um bom marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia que visa aproximar empresa e cliente, desenvolvendo um laço mais duradouro e proveitoso do que apenas o comercial. Nesse processo, o objetivo principal é fidelizar o consumidor: fazer com que ele confie na empresa e tenha um padrão de compras constante, escolhendo-a em detrimento de outras marcas do mesmo setor. Para alcançar isso, o marketing de relacionamento precisa planejar ações de comunicação e contato que levem ao encantamento de cada cliente. Claro que descontos, promoções e brindes ajudam, mas não são a essência dessa estratégia. O fundamento básico de um bom marketing de relacionamento é escutar e entender as necessidades dos seus clientes, e é esse princípio que guiará todas as ações que vamos listar abaixo. Lembre-se de que todos os colaboradores devem estar atentos a como se relacionam com a clientela, para colocar em prática essa mentalidade de atendimento cuidadoso e personalizado. Aqui vão as boas práticas para um marketing de relacionamento eficiente: 1- Conheça seu cliente Crie um banco de dados com as informações mais importantes dos seus consumidores. Não apenas aquelas tradicionais como CPF, endereço, telefone, data de aniversário e e-mail. Descubra se seu consumidor usa mídias sociais e quais, quanto ele compra em média e com que frequência; interesses em particular ou preferências dentro dos serviços e produtos que você oferece; canais favoritos para contato e outras informações que você considere relevante na hora de enviar uma mensagem. Tente ser bastante específico quanto às informações que você reúne nesse banco. Afinal, parte importante desse trabalho é mostrar que você conhece e se importa com cada um dos seus clientes. 2- Segmente Segmente seus clientes em categorias para entender a composição do seu público consumidor. Muitos especialistas afirmam que o público no qual você deve ficar de olho é aquele que mais gasta ou interage com sua marca, pois tem mais chances de ser fidelizado ou continuar fiel. Mas vale a pena segmentar outros grupos com características importantes: reúna os clientes inativos para tentar estratégias para reativar o relacionamento; separe aqueles que consomem menos, mas poderiam aumentar o ticket médio; separe também o conjunto dos consumidores com algum tipo de reclamação ou conflito anterior com a empresa, para identificar necessidades de melhoria no seu atendimento. Outras segmentações podem ser feitas, caso você note a repetição de algum comportamento ou padrão entre seus clientes. 3- Personalize sua comunicação Ninguém quer uma empresa robotizada resolvendo seus problemas ou enviando interações padronizadas. Um cliente se sente acolhido e cativado quando percebe que uma mensagem aborda sua verdadeira personalidade e problemas. Envie comunicados e ofertas que façam sentido com o padrão de compra e preferências do cliente. 4- Crie um sistema e guia de boas práticas Um bom marketing de relacionamento deve ser realizado por todos os colaboradores, portanto crie um manual ensinando como eles devem se comportar e o que devem responder em situações específicas. Por exemplo: o que devo fazer se recebo um e-mail com uma reclamação? Posso falar em nome da marca nas minhas redes sociais? Qual canal de atendimento devo indicar? Esse manual deve ser acompanhado por detalhes do sistema e processos de atendimento e comunicação, informando, por exemplo, quando é disparado o primeiro e-mail de relacionamento, em que casos pode-se realizar uma ligação, qual o prazo máximo para resposta de uma reclamação nas redes sociais e outras diretrizes para otimizar e padronizar seu marketing de relacionamento. 5- Crie diálogos e melhore processos Assim como você precisa estar ativamente entrando em contato e enviando mensagens e informações para sua base de clientes, também deve estar aberto para receber e colocar em prática as sugestões de melhoria sugeridas por eles. As grandes empresas de sucesso sabem escutar e selecionar críticas construtivas para implementar dentro de suas organizações, melhorando sua performance e a percepção que seus consumidores têm delas. 6- Defina metas e monitore os resultados Várias das ações do marketing de relacionamento podem ser mensuradas e devem ter metas. Sua empresa pode querer diminuir o número de reclamações no site Reclame Aqui!, ou aumentar as interações nas mídias sociais; elevar o número de cliques no e-mail marketing; conseguir mais resenhas positivas na sua página no Facebook… as possibilidades são muitas. Quais são os resultados de um bom marketing de relacionamento O marketing de relacionamento deve ser constante e coeso em todos os canais de comunicação e em suas mensagens. Dessa forma será possível colher feedbacks recorrentes sobre produtos e serviços, melhorando o desempenho do negócio. O marketing de relacionamento também ajuda a corrigir erros e melhorar processos para que se adequem às necessidades dos consumidores. O resultado final será aumento nas vendas, já que seus clientes estarão mais inclinados a fazer novas compras com a empresa na qual confia.

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