Ter funcionários determinados e engajados com o negócio é crucial para qualquer empresa. Por isso, a performance e o rendimento dos seus colaboradores impactam diretamente a instituição, melhorando (ou não) seus resultados e, assim, aumentar a competitividade no mercado.

Dessa maneira, entender qual o significado de engajamento e por que esse termo é tão importante para elevar o nível da sua empresa é fundamental para o futuro, uma que auxiliará o controle interno e, consequentemente, melhorará as ações externas.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos sobre esse tema para discorrer e explicar melhor sobre o engajamento em uma empresa. Continue na página e aproveite a leitura!

Qual o significado de engajamento?

A palavra engajar tem origem do francês — engager —, que significa "comprometer" e "empenhar". Em nossa língua, a palavra engajamento é a junção do verbo "engajar" + com o sufixo "mento", que resulta no advérbio significante "ter empenho em uma causa".

Analisando esse significado, podemos compreender o real sentido da palavra. Assim, está diretamente relacionado com o ato de participar, ter compromisso, envolvimento e comprometimento com uma causa ou projeto.

O que o engajamento significa atualmente?

Atualmente, o engajamento pode ter mais finalidades. A primeira, no meio corporativo, com o entendimento sobre seus processos e funções. E depois, na parte do marketing empresarial, uma ligação entre o profissional e o consumidor, que está ligado com ser engajado com a empresa. Entenda melhor:

- O que é o engajamento no trabalho?

Acontece quando as pessoas estão preocupadas e dispostas a trabalhar em conjunto com sua equipe na organização onde se encontram. Dessa maneira, um funcionário engajado se sente parte do local e está comprometido com as metas.

Segundo o relatório disponibilizado pela empresa Gallup, empresa com um time corporativo engajado com o crescimento tende a ter os seguintes resultados:

  • Menos 41% em faltas de funcionários;
  • Queda de 58% em acidentes no meio de trabalho;
  • Diminuição de 59% de pedidos de demissão;
  • Aumento da satisfação dos clientes em 10% para mais;
  • 20% a mais na conversão;
  • Aumento de 21% no lucro empresarial.

Ou seja, quando a empresa conta com profissionais preocupados e interessados com o trabalho, a melhora acontece em todos os lados.

Confira também: ROI em marketing: entenda o conceito, como funciona e importância.

- O que é o engajamento no marketing?

Da mesma forma que é necessário existir um engajamento interno no meio corporativo; também é fundamental gerar engajamento com o consumidor, afinal, trata-se do público final que gera o lucro para o negócio.

Nesse sentido, o engajamento pode ser mantido em 4 níveis:

  • Envolvimento: é o despertar o interesse no consumidor, apresentando o produto ou serviço, os valores e benefícios, e a solução gerada para o usuário;
  • Interação: fundamental para gerar engajamento, pode acontecer por mensagens, comentários em postagens, atendimento virtual ou por telefone;
  • Intimidade: é estabelecida com conexão empática entre o indivíduo e a marca, podendo ser construída por conta de opiniões e depoimentos em redes sociais;
  • Influência: acontece quando os consumidores indicam a marca para terceiros por conta própria.

Portanto, o engajamento deve ser uma via de mão dupla para fazer que o cliente entenda mais sobre o produto e finalize a conversão. Depois disso, é mais natural iniciar-se um processo de reconhecimento por cada vez mais pessoas.

Por que o engajamento é importante para as empresas?

De modo geral, pessoas engajadas têm mais envolvimento em todas as ações propostas para o negócio, seja na parte de vendas ou internamente. Elas são mais estimuladas e motivadas para alcançar suas metas e colaboram ainda mais para a empresa alcançar seus objetivos organizacionais. Assim, alguns dos benefícios que o engajamento oferece são:

  • Alta produtividade;
  • Equilíbrio emocional e físico;
  • Motivação;
  • Bom clima organizacional;
  • Atração e retenção de talentos.

Dessa forma, as pessoas tornam-se mais produtivas, alcançando um desempenho admirável e a empresa é impactada positivamente como observamos acima.

Como conhecer melhor o consumidor para lançar produtos?

Como elevar o engajamento na sua empresa?

Para você ter um time engajado, não basta apenas esperar proatividade do colaborador, a empresa deve tomar algumas ações para gerar mais engajamento e despertar esse sentimento no seu time. Confira algumas dicas de como melhorar esse aspecto:

1. Reconhecimento

Reconhecer o funcionário é o passo fundamental para que você obtenha o engajamento dele. Segundo estudos, o ser humano está sempre busca por reconhecimento, poder, respeito e status.

Dessa forma, reconheça o que ele faz. Elogios em público, feedbacks positivos e recompensas são sempre atitudes que deixam o colaborador mais satisfeito e faz com que tenha mais ânimo para trabalhar.

2. Saber liderar

Saber conduzir as pessoas se torna muito necessário para um maior engajamento e você deve seguir alguns aspectos que te auxiliam nesse processo. Segundo o Google, há 10 comportamentos que impulsionam os liderados a terem mais engajamento:

  1. Ser um bom coach;
  2. Empoderar a equipe e não ser controlador;
  3. Criar um ambiente inclusivo dentro do time, demonstrando preocupação com o sucesso e bem-estar;
  4. Ser produtivo e orientado a resultados;
  5. Ser um bom comunicador;
  6. Apoiar o desenvolvimento de carreira e debater performance;
  7. Ter visão e estratégias claras para o time;
  8. Ter habilidades técnicas para aconselhar o time;
  9. Colaborar além das fronteiras;
  10. Ser um forte tomador de decisão.

3. Feedbacks para desenvolvimento

Completando os tópicos, feedbacks contínuos são muito bem vistos pelos funcionários, visto que eles analisam que a empresa está interessada em sua evolução e também conseguem ter um parâmetro de como está o seu desenvolvimento e como podem melhorar para obter resultados mais assertivos.

4. Estabelecer metas coerentes

O que muitas empresas erram na hora de estipular suas metas: colocar um número inalcançável. Ao invés do funcionário se sentir motivado para alcançar, acontecerá o inverso, ele se sentirá mais desmotivado, porque sabe que o número não pode ser obtido, independentemente do esforço.

Dessa forma, analise o cenário e estabeleça metas plausíveis, comece com números alcançáveis, gerando mais entusiasmo e aumentando o nível dos demais para também baterem a meta.

5. Criar um canal de comunicação aberto com os colaboradores

Dar voz aos colaboradores auxilia no nível de desempenho, assim, eles conseguem exteriorizar o que estão sentindo, o que pode ser melhorado e até mesmo o que não está funcionando, buscando por soluções junto ao seu superior.

Como avaliar o engajamento interno e do público?

Para mensurar o engajamento de ambos, você pode utilizar a metodologia de satisfação. Para o público consumidor, o NPS (Net Promoter Score), é uma métrica que avalia como está a satisfação do cliente, oferecendo uma visão panorâmica com as impressões verdadeiras sobre a organização.

Seguindo o mesmo pressuposto, para o público interno de uma instituição, é possível utilizar o eNPS, voltado para uma pesquisa com os colaboradores da empresa. Nessa métrica, é possível mensurar a lealdade dos profissionais, o que pensam sobre a instituição e como pode ser melhorada.

Confira o que é lead: Saiba mais sobre sua definição e importância para gerar mais vendas.

Portanto, para ter uma empresa com funcionários engajados, é necessário que ambas as partes estejam interessadas nesse processo, não basta apenas ter expectativas e não agir para alcançar os resultados desejados. Assim, é necessário que a empresa entenda o funcionário e vice-versa.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender melhor sobre o âmbito empresarial, — leia outros conteúdos do nosso blog. Até breve!