Como a sua empresa está performando? O desempenho de marketing ou vendas está precisando melhorar? Que tipo de métricas o seu negócio está usando para encontrar as necessidades de melhoria?

De fato, você só irá conseguir responder à essas questões se souber analisar corretamente o que está acontecendo de maneira aprofundada.

A análise de dados consegue reconhecer riscos e prevenir perdas durante as operações. Vamos entender melhor o que é análise de dados, quais são os tipos de análise, como ela funciona, quais as ferramentas utilizar para a análise, quais os impactos, como analisar os dados de maneira eficiente e como implementar o sistema de análise de dados na sua empresa. Continue conosco.

O que é análise de dados?

O registro e a análise de dados é há muito tempo uma ferramenta essencial para entendermos o mundo em que estamos vivendo. Praticamente todas as áreas do conhecimento, de alguma maneira utilizam a análise de dados para mensurar estatísticas, confirmar teorias e provar interpretações para qualquer conceito que seja objeto de estudo.

Nas duas últimas décadas, no que se refere a criação e acessibilidade de dados, a sociedade contemporânea aprende a levar em consideração cinco características simultâneas no universo dos dados: volume, velocidade, variedade, variabilidade e complexidade.

  • volumeabundante de dados provém do aumento vertiginoso e constante da capacidade computacional, do aperfeiçoamento do monitoramento dos fenômenos e do aparecimento das redes sociais;
  • velocidadecom que os dados se tornam disponíveis para análise por conta das novas formas de captação via internet são essenciais para as tomadas de decisão em cenários cada vez mais acirrados;
  • variedade diz respeito aos diferentes formatos de acesso aos dados que podem ser: indicadores, textos, discursos e bases de dados. Uma análise detalhada também favorece boas tomadas de decisão;
  • variabilidade tem relação com os fenômenos cíclicos e sazonais e podem trazer dados importantes ao pesquisador;
  • complexidade dos dados propicia a abundância de fontes com variáveis distintas e demanda do pesquisador um controle referencial para análise integral e tomada de decisão.

A análise de dados, então, nada mais é que um compilado de informações sobre determinada ação ou estratégia de uma empresa que dão um feedback preciso sobre todos os aspectos da organização e auxiliam na prospecção de iniciativas de melhorias.

Tipos de análise de dados

Agora, vamos entender um pouco cada um dos tipos de análise de dados, para que você consiga se situar e entender onde essa estratégia pode ser útil para o seu negócio. São eles: descritiva, preditiva, prescritiva e diagnóstica.

Descritiva

A análise descritiva de dados descreve e compila os fatos da análise de um conjunto de dados em tabelas, medidas-resumo e gráficos dando ao pesquisador uma compreensão integralizada dos dados. Este tipo de análise é feita com base em resultados já coletados. Veja alguns exemplos de análise de dados descritiva:

  • Relatórios;
  • Segmentação;
  • Controle de clientes;
  • Análise de negócio;
  • Avaliação de resultados;
  • Aplicação de métricas.

O principal objetivo da análise de dados descritiva é obter informações tangíveis para elaborar novas estratégias.

Preditiva

análise preditiva está cada vez mais dando gás ao comércio, indústria, a área médica, as polícias e o poder público. Esses setores funcionam muito melhor quando usam a análise preditiva de comportamento – ou seja, um resultado individual para cada sujeito analisado.

Criada com base na tecnologia da informação a análise preditiva impacta poderosamente o dia-a-dia de todo mundo. Todos os dias, incontáveis decisões são tomadas e a análise preditiva é o canal que conduz decisões individuais com base em dados reais.

O âmago da análise preditiva é a previsão do que deve acontecer caso determinadas condições aconteçam como o imaginado.

Prescritiva

As análises prescritivas são direcionadas para a projeção de mercado a fim de facilitar a adoção de novas estratégias a serem executadas.

Uma ação de marketing para canais de comunicação passam por uma análise prescritiva para que a equipe consiga visualizar o seu potencial sucesso. Ela ajuda a coletar informações suficientes para executar uma estratégia acertada.

Diagnóstica

A análise diagnóstica consiste na coleta organizada, tratamento e interpretação empírica da informação, seja sobre a própria empresa ou sobre sua relação com o mercado.

Ela é feita através de uma investigação sistemática e da análise das informações coletadas que permitem examinar os "mistérios" do desenvolvimento da empresa, produtos, serviços ou campanhas.

Essa análise contribui para o aumento do entendimento e descrição dos problemas e dos desafios do empreendimento, seja dentro da organização ou com o ambiente em que ela está inserida.

Como a análise de dados funciona?

A análise de dados é que garante o máximo aproveitamento das informações coletadas para traduzi-las em oportunidades de crescimento para a empresa. Para isso, é necessário seguir algumas etapas enquanto se testam a qualidade dos dados:

  • Análise exploratória: correção de possíveis dados incompletos, detecção de dados duvidosos ou com falta de clareza e colocação de todos os dados em um sistema;
  • Modelagem de dados: estabelecimento de critérios para a realização das análises, avaliação da necessidade de implementação de recursos automatizados para otimizar a coleta e interpretação dos dados.
  • Construção de relatórios: Redação de relatórios completos e diretos para ter como referência em futuras tomadas de decisão.

Ferramentas para análise de dados

Qualquer negócio hoje precisa ter uma plataforma de inteligência de negócios para automatizar os processos de captação e análise dos dados. As plataformas também são confiáveis e capazes de proteger os dados.

E além dos dados, manter uma equipe preparada e coesa para trabalhar na plataforma é fundamental para garantir que tudo seja devidamente registrado e nenhuma informação falte na hora da coleta alterando os resultados.

Leia também: Análise de mercado: o que é, sua importância e como fazer a da sua empresa

Impactos da análise de dados para as empresas

Os impactos da análise de dados são somente positivos, pois permitem ao negócio compreender cada movimentação estratégica, cada ação realizada e principalmente cada decisão tomada com base em dados empíricos.

Quando usados de maneira acertada, a análise de dados promove um desenvolvimento e uma melhoria na capacidade de administração do empreendimento.

Como fazer análise de dados de maneira eficiente?

Uma análise de dados eficiente vai acontecer a partir da adoção de alguns aspectos fundamentais no entendimento das informações:

  • Defina objetivos: Analisando as informações coletadas, defina os objetivos de observação para iniciar o processo já sabendo o que pretende encontrar;
  • Planejamento: Estabelecer a função de cada membro da equipe, escolher as fontes de informações e definir os processos de análise são parte essencial da estratégia antes mesmo de implementar as atividades no seu negócio;
  • Indicadores: Precisam estar alinhados com os objetivos da empresa. Dados adequados melhoram a análise e permitem resultados mais acertados.

Como implementar a análise de dados na empresa?

A análise de dados não parece complexa a princípio, mas demanda muita habilidade e capacidade de raciocínio. Se a sua empresa não conta com um efetivo capaz de se dedicar somente a isso, talvez uma opção seja encontrar uma empresa especializada para realizar os serviços.

Se não for o seu caso, é imprescindível ter em seu quadro funcionários capacitados e ferramentas de análise de dados efetivas para otimizar os processos e garantir resultados mais relevantes.

Com as ferramentas e conhecimentos necessários para captar e enriquecer os dados, o seu foco pode ficar em tomar as decisões de maneira mais clara, com segurança e confiança.