Para ter um bom desempenho, é essencial conhecer as tendências do marketing digital de 2024. Elas representam o que haverá de mais adequado para o marketing neste ano, além de trazer algumas possibilidades de campanhas para os próximos que virão.

Conhecer essas tendências do marketing digital de 2024 prepara a marca para converter mais e permite que as suas campanhas sejam mais eficientes do que nunca! Continue na Serasa Experian e entenda mais sobre as tendências essenciais para uma melhoria em seus negócios. Boa leitura!

1. Uso da inteligência artificial (IA)

Uma das tecnologias que mais impactou o mundo de maneira geral nos últimos anos foi a inteligência artificial. Sua atuação no processamento de dados e até mesmo na personalização de conteúdo é fundamental para o marketing. Aproveitar essa tendência também é fácil por conta da acessibilidade que ela oferece.

O que não faltam são métodos eficientes de utilizar a IA no marketing. É interessante como o recurso oferece soluções diversas para a área. Sua aplicação pode ser desenvolvida, especialmente, nos seguintes campos:

  • Personalização de conteúdo;
  • Análise de dados e relatórios;
  • Uso em atendimento;
  • Automação de operações.

Profissionais da área têm um reforço de peso ao usar a IA nas tendências do marketing digital de 2024. A ferramenta oferece um suporte incansável e, muitas vezes, automático. Ela também pode ser utilizada para oferecer análises de campanhas e marketing.

2. Comunicação direcionada para gerações

Comunicar-se de maneira personalizada com a geração de leads é fundamental para aumentar a eficiência de uma campanha de marketing digital. Quando uma campanha é individualizada, o poder e a capacidade de interessar seu público crescem, além da possibilidade de converter leads.

Essa é uma tendência que está cada vez mais em alta em 2024. Talvez seja uma das maiores e mais notáveis de todo o mercado. Afinal, quanto mais segmentado é um trabalho, maior será sua personalização e mais eficiente será para seu público.

Como entender melhor sobre os públicos-alvo?

O conceito de segmentação permite compreender seu público-alvo. Logo, ferramentas para segmentar o público são fundamentais. Por isso, a Serasa Experian é essencial para que seu negócio se adapte às tendências de 2024. Por meio da nossa plataforma Mosaic, é possível:

  • Entender sua marca;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Tornar a marca mais eficiente com o cliente;
  • Oferecer soluções buscadas pelos leads;
  • Tornar-se atrativa.

Acima de tudo, a ferramenta Mosaic da Serasa Experian proporciona à sua empresa a oportunidade de se alinhar com as tendências do marketing digital de 2024 sem comprometer a qualidade ou o conteúdo.

Se deseja que sua marca conquiste mais clientes e prospere nos próximos anos e além, não hesite em aproveitar os recursos oferecidos pelo Serasa Experian para fortalecer suas campanhas.

3. Data driven

Data driven é um conceito ou ferramenta de negócios que propõe tomadas de ação baseadas na estruturação e na leitura de certos dados. Por meio dele, é possível criar campanhas de marketing mais "científicas", fundamentadas na leitura de dados relevantes sobre o mercado.

Esse procedimento eleva o valor de qualquer estratégia por permitir que ela seja mais inteligente, focada e muito mais poderosa. Vale lembrar que, para usá-lo, é essencial ter ferramentas adequadas, como a Serasa Experian e a IA.

4. Programas de fidelidade

Fidelização e outros diversos programas são recursos importantes que atraem consumidores para comprarem novamente na empresa. Desse modo, é possível ter uma via de lucro que está sempre disponível para seu negócio, uma tendência que promete se intensificar ao longo de 2024.

Os programas de fidelidade funcionam geralmente de forma acumulativa, de modo que cada compra de um consumidor gera pontos convertidos em descontos na loja. Também há a possibilidade de converter em mais facilidades, como benefícios e outras vantagens.

5. Posicionamento de marca

Posicionar a marca também é uma das fortes tendências do marketing digital de 2024. Não se trata apenas de qualquer tipo de situação ou polêmica, mas de posturas em relação a questões pertinentes ao seu público-alvo, mercado em que atua e, principalmente, sobre seus próprios serviços.

Uma marca deve procurar de maneira ativa essas oportunidades para se posicionar e criar uma cultura em torno de seus próprios consumidores. Aqui, também vale a pena criar uma personalidade para a marca e utilizar meios de comunicação acessíveis, especialmente as redes sociais.

6. Marketing ágil

Em especial em grandes companhias e estratégias, o marketing ágil é uma forte tendência. Esse modelo de marketing sugere decisões e processos mais rápidos, integrados com várias ferramentas que funcionam em harmonia, tudo na expectativa de entregar um bom produto para seus clientes.

A maior vantagem desse estilo de marketing é conseguir realizar tarefas rapidamente, mudar seu curso de maneira ágil e atingir novas parcelas do mercado. Aqui, destaca-se, também, a eficiência do serviço em conseguir leads com mais rapidez e agilidade.

7. Conteúdo em áudio em ascensão

Conteúdo em áudio em geral, especialmente podcasts, é uma das tendências do marketing digital mais presentes hoje em dia. No Brasil, esse tipo de material está cada vez mais em alta, e há diversas razões para isso, como a praticidade em ouvir e a leveza do arquivo, que não depende de vídeo.

Atualmente, também se destaca a presença massiva de plataformas de áudio como Spotify, Deezer e Google Podcast, que auxiliam na entrega desse conteúdo. Por meio delas, é possível oferecer materiais de qualidade, novidades, programas semanais e, até mesmo, cursos.

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8. Micromomentos

Micromomentos são oportunidades de curtos períodos em que o usuário está entretido com seu smartphone e disposto a receber o impacto da empresa. São aqueles anúncios estrategicamente colocados no meio de conteúdos virais, uma publicidade em vídeo realizada em um momento oportuno e outras situações.

Cenários desse tipo são especiais para colocar um marketing de qualidade para funcionar, especialmente aqueles vinculados a plataformas de disparo de anúncios. Aproveitar esses micromomentos é uma tendência que cresceu muito nos últimos anos, e a tendência é aumentar cada vez mais.

9. Sustentabilidade e responsabilidade social

A sustentabilidade e a responsabilidade social já movem o mercado há algum tempo. Para se ter uma ideia, os consumidores estão dispostos a pagar, em média, 12% a mais por produtos sustentáveis, o que demonstra a força de mercado que essa pauta social tem e a torna mais eficiente quando combinada ao marketing.

Quanto mais focada no seu nicho for a responsabilidade social, maior será o retorno dos consumidores. Por exemplo, empresas de produtos cosméticos devem trazer para esse cenário a pauta da sustentabilidade, assim como outras indústrias fazem com seus respectivos nichos.

10. Social commerce

Social commerce é a combinação entre redes e mídias sociais com uma plataforma de venda, que já é uma das tendências do marketing digital de 2024. Por meio desse método, é possível recorrer ao nicho interessado presente nas redes sociais e oferecer produtos e serviços específicos para esses clientes.

É uma maneira bastante prática de vender e, sem dúvidas, uma tendência que tem se tornado cada vez mais aparente. Plataformas como o Facebook Marketplace já unem o e-commerce com essas mídias e funcionam de forma integrada com elas.

11. Vídeos de curta duração

Os virais, vídeos de curta duração, também são uma tendência aparente e já muito utilizada para o marketing digital. Entre o público mais jovem, as plataformas de vídeos virais já são famosas e muito acessadas, sendo talvez o conteúdo mais consumido e que mais cresce entre a geração Z.

É possível aproveitar esses vídeos ao criar os próprios virais para fins de marketing, aproveitar a influência de criadores de conteúdo e contar com Ads bem posicionados. Investir nesse mercado é estar em contato com um amplo público interessado e de diversos nichos.

12. Realidade aumentada (AR) em publicidade

Por fim, temos uma tendência forte que mira na realidade aumentada, a qual deve ser explorada. Embora essa tecnologia ainda careça de recursos para ser totalmente implementada, ela já é explorada em muitos lugares e por muitos profissionais, com campanhas cada vez mais elaboradas.

Aqui, vale mencionar que, por si só, a publicidade em realidade aumentada é um fator que chama a atenção e já demonstra a força desse tipo de campanha. Sem sombra de dúvida, é um serviço que deve ser testado e colocado em prática.

Para obter um desempenho sólido no mundo do marketing digital, é crucial estar atualizado sobre as tendências previstas para 2024. Elas não apenas refletem o que será mais eficaz neste ano, mas também fornecem insights valiosos para campanhas futuras.

Para entender mais sobre outras estratégias, navegue pelo blog da Serasa Experian e leia outros conteúdos. Até a próxima!