O marketing tradicional é um dos grandes responsáveis pela propagação da marca, serviços, produtos e novos leads. Com as mudanças sociais, o público mudou sua forma de consumo, exigindo um posicionamento social das empresas e marcas. Assim, o marketing de relacionamento teve de ser ampliado para trabalhar em conjunto com o marketing social!

Hoje, a relação de consumo vai além de comprar apenas o produto, mas de criar identificação, conexão de valores e expectativas. Dessa forma, o marketing social se tornou indispensável para as empresas criarem novas formas de se comunicar e impactar na comunidade.

Se você não conhece seu público-alvo, vamos te apresentar também o Mosaic, uma ferramenta que te ajuda a segmentá-lo de forma personalizada. Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é o marketing social?

O marketing social utiliza os princípios do marketing tradicional, aplicando-os para causas sociais e promovendo a redução dos impactos sociais e ambientais na comunidade.

Esse termo foi criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, em 1970. Eles observaram que era possível utilizar os princípios e objetivos do marketing comercial nas ações sociais.

O marketing social deve integrar os valores da empresa de forma genuína, não sendo utilizado apenas como propaganda. Pois, o público percebe facilmente e isso diminui a relevância da marca.

Marketing social x Responsabilidade social

Marketing social e responsabilidade social são conceitos distintos, mas ambos têm o objetivo de promover impactos positivos na sociedade. Esses dois termos estão relacionados e trabalham em conjunto visando gerar impactos sociais positivos na comunidade.

Marketing social: O marketing social é uma estratégia de comunicação que utiliza técnicas de marketing para promover mudanças sociais benéficas. Esse tipo de marketing é usado para conscientizar, educar e persuadir o público a adotar ações que beneficiem a sociedade como um todo;

Responsabilidade social: A responsabilidade social refere-se ao compromisso de uma empresa ou organização com o bem-estar da sociedade em geral, além de seus próprios interesses comerciais. Trata-se de uma abordagem proativa em que as organizações assumem a responsabilidade por seu impacto nas comunidades, no meio ambiente, nos funcionários e outras partes interessadas.

Marketing Social Responsabilidade Social
O marketing social concentra-se em promover mudanças sociais específicas através de campanhas de conscientização e persuasão. A responsabilidade social abrange todas as ações realizadas por uma empresa ou organização para contribuir para o bem-estar social.
O marketing social é direcionado ao público externo para influenciar comportamentos e atitudes. A responsabilidade social está relacionada às ações internas e externas da empresa, considerando o impacto geral de suas operações.
O marketing social busca atingir objetivos sociais específicos e mensuráveis. A responsabilidade social visa integrar preocupações sociais em todas as atividades da empresa, buscando um impacto positivo contínuo.

Conhecer o seu público e segmentá-lo por comportamento facilita o relacionamento, pois você consegue personalizar a forma de comunicação, gerando engajamento e fidelidade.

Vale a pena investir em marketing social?

Sim, vale a pena investir em marketing social. Dessa forma, você consegue posicionar sua marca de forma verdadeira e significativa, seja criando um posicionamento ou reforçando o que já tem! O público reconhece e até espera que as empresas promovam ações sociais, gerando vínculo que vai além da compra.

É importante, também, criar uma comunicação integrada com seu público para que ele conheça a empresa de forma profunda, se conectem com os valores e passem a ser propagadores da marca.

Como realizar ações de marketing social?

Como já dissemos, o marketing social deve ser algo sincero e legítimo! O público percebe quando é falso, resultando em uma visão negativa e difícil de esquecer da sua marca.

Confira o passo a passo abaixo:

1. Defina a causa que será apoiada

O passo inicial é definir a causa que será apoiada. Nesse caso, é importante que faça sentido para a empresa e também para sua persona. Se a sua marca trabalha com calças jeans, por exemplo, seria interessante apoiar causas ambientais que não desperdicem água ou criar processos de reutilização de tecidos.

2. Faça um planejamento estratégico

Definido o primeiro passo, comece a fazer o planejamento estratégico para a implementação das ações sociais na empresa. Leve em consideração os valores da marca e o seu público-alvo!

Empresas menores, geralmente, não conseguem praticar ações grandes logo no começo. Uma boa forma de começar é destinar parte da venda dos produtos a instituições relacionadas à causa já definida. Outra possibilidade é fazer doações e divulgar as instituições para que o público as conheça e possa contribuir também.

3. Conheça seu público-alvo

Para traçar as melhores estratégias, você precisa conhecer o seu público-alvo! Se você sabe o que seu público deseja, facilita o alinhamento com os valores da empresa para oferecer as melhores ações sociais. Dessa forma, é possível ter um relacionamento personalizado com eles.

O público brasileiro procura empresas que se posicionam e causam impactos sociais positivos, além da relação da compra. Eles buscam valores para se conectar.

4. Utilize ferramentas para a segmentação de público

Existem soluções práticas para você conhecer o seu público-alvo e otimizar a sua comunicação, como o Mosaic!

O Mosaic é uma ferramenta desenvolvida a partir de um estudo completo sobre o comportamento e o estilo de vida do brasileiro, permitindo segmentar seu público-alvo.

Apresenta as principais características para você traçar estratégias personalizadas para cada grupo que deseja alcançar. Com o Mosaic, você consegue dimensionar o potencial do mercado para expandir seu negócio e melhorar o desempenho estatístico através da segmentação de grupos.

5. Envolva toda a empresa na ação!

Envolver toda a empresa é uma ótima oportunidade de conscientizar os colaboradores sobre os processos e os impactos sociais e ambientais que resultarão do marketing social. Afinal, eles também fazem parte da comunidade que será beneficiada com as ações sociais praticadas pela empresa.

Dessa forma, os colaboradores da empresa geram engajamento interno e externo, pois se sentem parte do processo, motivados a participar e se envolver com as ações propostas.

Exemplos de marketing social

Separamos 3 exemplos de marketing social para te inspirar. São campanhas que possuem ótimas estratégias e que foram crescendo ao longo dos anos — certamente você já conhece alguma delas, senão todas! Confira abaixo:

- Papai Noel dos Correios

A Papai Noel dos Correios é muito famosa e existe há mais de 30 anos!

Os funcionários dos Correios ficavam comovidos ao receber as cartinhas escritas ou desenhadas pelas crianças e destinadas ao Papai Noel. Então, decidiram transformar os pedidos em realidade, dando início a uma campanha que ganhou proporções gigantescas.

O resultado não poderia ser outro. Alcançou o coração da comunidade, que também pegava as cartinhas nos Correios para realizar o sonho dessas crianças. Além de fazer o Natal mais feliz, ainda incentiva as crianças a desenvolverem a escrita para se comunicarem com o bom velhinho.

- Mc Donald's: Mc dia Feliz

O Mc dia Feliz acontece no último sábado do mês de agosto — há 35 anos! Nesse dia, todo o valor arrecadado do lanche Big Mac (inclusive dentro do combo) é destinado ao combate ao câncer infanto-juvenil e também à educação de jovens.

Segundo o Mc Donald's, no ano de 2022, "a campanha arrecadou R$ 25,8 milhões (...) o que beneficiou 64 projetos de 51 instituições que atuam com oncologia pediátrica".

Além disso, clientes e funcionários podem comprar produtos com a logo da campanha, ajudando a divulgar o Mc dia Feliz.

- Campanha de adoção da Pedigree

A Pedigree organizou a campanha adotar é tudo de bom, após constatar que 90% dos cães abandonados nunca encontram um lar! Assim, começaram a incentivar a adoção de cães abandonados e não a compra deles.

A empresa possui parcerias com ONGs e cuidadores de cães, auxiliando na divulgação de eventos para adoção. Ela também destina parte das vendas de ração.

  • Mais de 300 organizações já foram beneficiadas;
  • Mais de 70 mil cachorrinhos já foram adotados através dessa campanha!

Se, além de alcançar um público-alvo de pessoas físicas, você também quiser abranger empresas, confira a Mosaic Business para potencializar suas estratégias!