Alcançar o consumidor final está cada dia mais desafiador, exigindo que as marcas estejam muito bem alinhadas com seu público, seja em relação aos produtos ou ao seu posicionamento de mercado.

Dessa maneira, a comunicação adotada pela empresa deve ser totalmente direcionada para sua persona, a fim de realizar a manutenção do vínculo criado com o público.

Pensando nisso, separamos pontos fundamentais para você entender melhor sobre a comunicação integrada, quais seus fundamentos, sua importância e outros aspectos. Para entender mais, continue no Serasa Experian e aproveite o conteúdo!

O que é comunicação integrada?

A Comunicação Integrada é o conjunto de ações estratégicas para os meios de comunicação planejadas e desenvolvidas por uma instituição com o intuito de garantir a manutenção da reputação e imagem junto ao seu público-alvo e sociedade de modo geral.

Nesse sentido, se faz necessário planejar e executar ações para os diferentes canais de comunicação, com a missão de fortalecer a imagem da marca e consolidar a identidade da empresa perante o público. Isso também garantirá um sólido posicionamento no mercado e para a comunidade de forma geral. Para tal, é preciso verificar e analisar as melhores práticas para a comunicação.

Portanto, é fundamental entender a forma que a comunicação com o interlocutor será realizada para passar a mensagem e o posicionamento correto. Para isso, os meios utilizados devem ser variados: por e-mail, redes sociais ou propagandas em rádios e televisão.

Fundamentos da comunicação integrada

A comunicação integrada tem como principal objetivo promover mais consistência para marca, tornando a comunicabilidade da empresa coerente com os objetivos a serem alcançados, visto que transmitirá os valores que mantém o propósito do negócio vivo.

E isso deve corresponder com a idealização inicial do negócio, afinal, não é viável quebrar essa coerência e consistência que a empresa construiu com o tempo com falhas e ruídos nos canais de comunicação. Podemos afirmar que sem um trabalho de valor na comunicação empresarial, todo esse caminho pode ter sido em vão, uma vez que a confiança do público é abalada.

Outro fator importante da comunicação integrada é a continuidade, ou seja, mostrar empatia com as pessoas e se posicionar a cada acontecimento relevante para a sociedade, mantendo um fluxo que ajuda a empresa a mostrar seu valor e pelo que luta.

A importância da comunicação integrada para empresas

Posicionar-se diante fatos relevantes é um passo essencial para qualquer marca, uma vez que mostra o quanto ela está atenta aos acontecimentos e que não fica imparcial diante aos fatos. Dessa forma, realizar uma comunicação assertiva traz muitos benefícios para a marca, tais como:

  • redução de boatos entre os consumidores sobre o que a marca acredita e defende;
  • construção de um posicionamento sólido;
  • diminuição de possíveis crises internas;
  • reforça a sua imagem para seu público-alvo;
  • previne ruídos na comunicação;
  • impacta como o seu consumidor pensa a respeito da empresa.

Leia também: Facebook Business: entenda como funciona essa ferramenta.

O que é a comunicação integrada de marketing?

A comunicação integrada de marketing tem o objetivo de executar as estratégias de comunicabilidade planejadas, garantindo que as mensagens passadas nos canais de comunicação sejam mais assertivas. Ela visa desenvolver métodos específicos para cada área, como o uso da linguagem, a fim de deixar a mensagem mais personalizada conforme a persona.

Passos para criar uma campanha de marketing integrada

Para fazer uma boa campanha de marketing integrada, é fundamental ter em mente alguns passos e aspectos essenciais para ela sair como planejado. Veja o que deve ser considerado:

1. Estudo do público-alvo

O primeiro ponto é o estudo do seu público, sendo o principal passo para você desenvolver uma campanha. Dessa maneira, estude como eles reagem, do que gostam. Assim, avalie todo o perfil deles a fim de deixar o mais completo, deixando a campanha totalmente alinhada à persona.

Uma ótima maneira de fazer esse processo é pelo estudo com ferramentas personalizadas, como o Audiências Digitais, solução da Serasa Experian.

Com essa ferramenta, você consegue ter dados reais sobre o mercado atual, identificando quais as segmentações do seu público. É uma ótima maneira de entendê-lo, obtendo insights e conferindo como se comunicar com eles, assim, auxilia a fazer campanhas mais qualificadas.

2. Planejamento

Com a persona definida, realize o planejamento. Veja como será feita a campanha, como deseja atingir o público, pensando sempre no efeito que planeja causar.

Tenha um objetivo claro para isso, mostre informações precisas, que direcionem a um determinado pensamento, — evitando mensagens de duplo sentido.

3. Explore os canais

Explore mais canais para fazer a propagação da campanha, utilizando as redes com mais acessos, mas não esqueça de alimentar todas que o negócio tem a intenção de marcar presença, afinal, quanto mais pessoas verem, melhor.

4. Integre os canais

Por último, faça uma integração entre seus canais para que o discurso esteja alinhado em todos eles. Dessa maneira, mais pessoas começaram a te a ver a marcam, aumentando o engajamento entre os usuários.

Portanto, a campanha de marketing baseada na comunicação integrada é uma ferramenta poderosa para trabalhar a imagem da marca e garantir o posicionamento correto diante dos fatos.

Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre: prospecção: o que é, como funciona e como fazer para a empresa.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Para entender mais sobre comunicação, marketing e insights do mercado, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian!