Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Marketing reverso: o que é, vantagens e como aplicar

Buscando saber o que é marketing reverso? Entenda suas vantagens e como aplicar essa estratégia eficaz para atrair clientes que já sabem o que desejam.

Marketing reverso: o que é, vantagens e como aplicar

No campo do marketing, existem vários caminhos para o consumidor chegar até o site e realizar alguma conversão. Alguns exemplos são as campanhas online que o incentivam a acessar o site e buscar por produtos, um outdoor pelas ruas ou até a indicação de outras pessoas satisfeitas com os produtos. Uma dessas formas de o cliente chegar à empresa e realizar uma aquisição é por meio do marketing reverso. É quando o consumidor já tem maturidade suficiente e sabe exatamente o que deseja, procurando produtos que mais fazem sentido para ele, sem a necessidade de intervenções direcionadas a itens específicos. Para entender mais, separamos alguns tópicos que vão explicar como esse marketing se desenvolve e quais são seus benefícios para a empresa escolhida pelo cliente. Continue na Serasa Experian e leia mais sobre o assunto!

O que é marketing reverso?

O marketing reverso é uma abordagem para quando o próprio consumidor sente vontade e necessidade de ir atrás de determinado produto. Ele busca informações sobre a mercadoria e avalia se faz sentido adquiri-la ou não, sem ter nenhuma interação prévia com a marca. A empresa não realiza nenhuma ação que o incentive a fazer essa busca pelo produto, ou seja, não existe nenhum tipo de anúncio, propaganda ou outro mecanismo convencional que leve o cliente a realizar alguma conversão. Desse modo, podemos dizer que marketing reverso é quando o consumidor já está mais capacitado para fazer o trajeto sem a necessidade de um estímulo da marca. Entretanto, não estamos falando que a empresa não faz campanhas para atingir o público-alvo. Ela faz propagandas voltadas para a própria marca e para atrair leads, mas nada focado diretamente em produtos. É como se ela se mostrasse ao cliente e despertasse nele a curiosidade sobre suas soluções. O marketing reverso está relacionado ao inbound marketing, no qual a organização foca mais na criação de conteúdos ricos, atraentes e valiosos para o consumidor, e cria um relacionamento de confiança com ele. Com isso, quando ele precisar de algo, vai procurar pelos produtos diretamente com a marca.

Como funciona o marketing reverso?

O marketing reverso acontece quando o cliente faz uma pesquisa em algum mecanismo de busca, como o Google, Bing e outros. Ao verificar os resultados, ele escolhe uma opção que mais parece fazer sentido com o que procura. Aqui, ele pode estar pesquisando diretamente sobre um produto ou um conteúdo que tire dúvidas sobre como utilizar alguma coisa.

Quais os principais benefícios do marketing reverso?

Ao buscar por uma estratégia que não foca tanto na conversão direta, a marca pode ter grandes vantagens com o passar do tempo, consolidando ainda mais seus consumidores. Veja quais são os benefícios do marketing reverso.

Não tem estratégias coercivas como foco

Como a marca não foca em vender algo e fazer estratégias para a conversão, o marketing reverso consegue encaixar cliente e empresa naturalmente. Aqui, é o próprio consumidor que entende a necessidade de adquirir ou não determinados produtos, sem ter uma jornada de funil de vendas que o leve para a página. Por mais simples que seja, ainda é essencial ter todas as informações a respeito do produto e possíveis dúvidas que o consumidor possa ter em relação a ele. Assim, é indispensável uma boa descrição sobre a solução, além de ser recomendável  oferecer FAQs (Frequently Asked Questions/Perguntas Frequentes) com as dúvidas mais comuns dos usuários.

Fortalece o relacionamento com o cliente e melhora sua imagem

Por ser uma estratégia que não força o usuário a algo, isso traz uma imagem diferente e única a respeito da marca. É como se o consumidor se sentisse mais à vontade e começasse a criar um vínculo com a companhia, aumentando seu nível de satisfação e vendo a empresa como um ótimo lugar para comprar. Em outras palavras, é possível fidelizá-lo. Consequentemente, a marca também começa a ser vista com outros olhos pelo público geral, afinal, suas campanhas não são extremamente focadas em produtos, mas, sim, em mostrar como sua loja pode ser boa para eles comprarem. Leia mais sobre a fidelização de clientes e 8 estratégias para seguir!

Como implementar o marketing reverso nas campanhas?

Para colocar em uso essa prática, o profissional de mídia deve conferir alguns pontos-chave para entender como a marca está e qual a melhor forma de implementar. Ele precisa avaliar os seguintes aspectos:

1. Verifique como está a imagem da empresa

O primeiro passo é entender como está a imagem da empresa no mercado, se está mais positiva, neutra ou até negativa. Afinal, se a imagem não está muito boa, essa pode ser uma estratégia mais difícil de ser implementada, visto que poucas pessoas serão impactadas organicamente. Mas, ainda assim, ela pode ser aplicada gradualmente, criando metas que sejam mescladas com outros tipos de estratégias. Ao realizar essa tarefa, a empresa vai se consolidando aos poucos e se fortalecendo no mercado, abrindo mais espaço para fazer mais marketing reverso.

2. Entenda mais sobre o público-alvo

Outro ponto fundamental, não só para essa estratégia, mas para qualquer outra, é entender sobre o público-alvo. É com essa base que você saberá como atingir seus consumidores e que tipo de conteúdo/produto eles desejam ter ou saber a respeito. Com isso, é possível desenvolver estratégias mais eficientes e que estejam alinhadas com a intenção de busca da persona.

Mosaic: a solução da Serasa Experian que segmenta o público das marcas

Nossa solução Mosaic traz um panorama completo das informações dos consumidores da empresa, como região em foco, idade, ticket médio, entre outras. Elas são classificadas em 11 grupos e 40 segmentos diferentes que agrupam as pessoas com características parecidas, permitindo uma compreensão muito mais aprofundada. Com essa ferramenta, o profissional consegue gerenciar melhor os tipos de clientes do negócio e criar campanhas/estratégias mais focadas em atingi-los.

3. Elabore conteúdos que o cliente tenha interesse em consumir

Como os consumidores podem conhecer a marca por meio de conteúdos, é indispensável que tudo o que o profissional de mídia crie seja com base no que o cliente procura. Ao preparar esses materiais, você pode juntá-los à outra estratégia, como se inscrever em sua newsletter, para que o usuário receba conteúdo frequentemente. Isso vai criar um vínculo muito mais forte com ele e fazer com que esteja sempre ligado com a marca. Portanto, essa é uma estratégia que se concentra em construir um relacionamento mais natural com o cliente, sem sobrecarregá-lo com diversos anúncios até uma conversão. É um método orgânico e que permite que o cliente mostre suas preferências. Assim, trabalhar a imagem da marca é fundamental para passar mais autoridade no mercado. Gostou do conteúdo e quer entender sobre outras estratégias de marketing? Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e fique por dentro das nossas publicações. Até a próxima!

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