Pretende desenvolver alguma ação para gerar mais leads e criar uma conexão maior com o seu público-alvo? Então, precisa conhecer o inbound marketing! Essa é uma estratégia muito utilizada atualmente que pode trazer ótimos resultados para as organizações.

Deseja saber mais sobre o assunto? Está no lugar certo. Continue conosco para conferir o que é o Inbound Marketing, seus benefícios e suas etapas. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é inbound marketing?

O inbound marketing abrange a produção, a expansão e o compartilhamento de conteúdo relevante direcionado a públicos-alvo específicos. Ele envolve a criação, o desenvolvimento e o compartilhamento de conteúdos úteis e informativos para públicos específicos.

De maneira simplificada, nessa estratégia de marketing, os clientes se interessam pelos conteúdos produzidos pela organização e vêm até a empresa organicamente. Como as pessoas já estão potencialmente interessadas pelo assunto, torna-se mais fácil apresentar produtos, serviços ou soluções para elas. Assim, você consegue transformá-los em leads e fidelizá-los a sua marca.

Em termos simples, o cliente faz a busca ativa pela empresa, em vez de ser o contrário. Esse conceito foi concebido em 2009 por Brian Halligan e Dharmesh Shah e tornou-se amplamente conhecido com o lançamento do livro deles, "Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs".

Qual é a diferença entre inbound e outbound marketing?

O marketing digital engloba duas estratégias primárias: inbound e outbound marketing. Ambas são muito úteis, porém são aplicadas de formas diferentes em situações adversas.

Como você já sabe, o inbound utiliza a tática de tração, onde os consumidores são atraídos para a organização quando encontram conteúdos úteis e interessantes. Além disso, possui características como:

  • Comunicação aberta;
  • Relacionamento duradouro com os clientes;
  • Conteúdos contínuos;
  • Maior poder de persuasão.

Por outro lado, o outbound marketing possui uma comunicação unilateral e mais direta, por isso, é considerado mais tradicional. Veja outras características dessa tática:

  • Anúncios em mídias tradicionais;
  • Utilização de estratégias de e-mail marketing, cartazes e outros similares;
  • Oferta direta;
  • Menos engajamento com o público.

Quais são os benefícios do inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia muito vantajosa e com um ótimo custo-benefício, pois os custos são muito reduzidos quando comparados com as técnicas tradicionais de marketing. Além disso, existem muitas outras vantagens, como:

Ciclo de vendas mais curto

Considerando todas as etapas da jornada do consumidor, o ciclo percorrido pelos consumidores é consideravelmente menor, pois os conteúdos relevantes aumentam a movimentação de potenciais clientes pelas etapas do funil de vendas. O resultado é simples: mais vendas rápidas e custos da estratégia reduzidos.

Relacionamentos mais duradouros

O inbound marketing valoriza muito a segmentação de públicos-alvo para desenvolver campanhas bem direcionadas. Por isso, os conteúdos costumam atingir as pessoas corretas, que realmente desejam conhecer mais sobre o assunto.

Ao demonstrar sua expertise e domínio sobre os assuntos — solucionando alguma dúvida dos interessados ou auxiliando-os —, a empresa pode criar uma relação de confiança com seus clientes.

Ou seja, em vez de a empresa forçar um produto ou um serviço para o cliente, cria-se uma relação de confiança entre organização e consumidores.

Aumenta a visibilidade da marca

Um dos efeitos positivos do inbound marketing é o aumento do tráfego qualificado. As pessoas que buscam pelos conteúdos já estão interessadas pelos assuntos, por isso, engajam mais e contribuem para o aumento da visibilidade da marca. Isso traz diversas vantagens positivas para a empresa, como novas oportunidades de negócios e aumento das vendas.

Quais são as etapas do inbound marketing?

O inbound marketing passa por 4 etapas ao todo. Essa sequência lógica faz com que se torne mais fácil definir o plano de ação a ser seguido e as melhores práticas a serem adotadas. Continue lendo e confira quais são essas fases:

1. Atrair

Conforme comentado anteriormente, o inbound marketing é uma estratégia de tração no qual os clientes procuram a empresa. Por esse motivo, a primeira etapa da tática é atrair leads, os clientes em potencial.

Esse é o momento no qual as empresas devem investir em conteúdos de alta qualidade para que os consumidores se interessem pelo negócio. Atraindo as pessoas certas, é possível manter um público mais engajado e qualificado.

Existem diversas formas de atrair leads, dentre elas, temos marketing de conteúdo, blogs, sites, mídias sociais e estratégias de SEO. Todas essas táticas citadas são muito benéficas e podem garantir tráfego qualificado.

2. Converter

Agora que os visitantes já foram atraídos, está na hora de focar na conversão deles, transformando o interesse em oportunidades reais de venda. Para isso, é preciso coletar os dados relevantes sobre essas pessoas, como nome, informações de contato e gostos, para depois direcioná-los para a equipe de vendas.

Vale ressaltar que as pessoas precisam ter criado uma relação de confiança com o negócio antes desse redirecionamento acontecer. Dessa forma, estarão mais abertos para o processo de conversão e terão mais chances de realizarem vendas.

3. Vender

Nesse momento, os visitantes já se tornaram leads, mas, afinal, como transformá-los em clientes? Existem diversas ações que podem ser realizadas para tal, como reuniões, ligações e e-mails personalizados. Mas atenção! Para que esse processo traga bons resultados, é preciso avaliar se o lead está na etapa certa para fechar a venda.

Ou seja, caso você direcione a pessoa muito cedo para o setor de vendas, os seus resultados podem ser prejudicados e você pode perder um potencial cliente. Dessa forma, conheça os objetivos de venda da sua organização e compreenda as características e os desejos dos seus leads.

4. Encantar

Toda empresa deseja que seus clientes se fidelizem e se tornem promotores da marca, não é mesmo? Esse é o fator trabalhado na última etapa do inbound marketing. Isso deve ser feito por meio de bom atendimento, feedbacks e estratégias de pós-venda, como newsletters, descontos especiais e programas de fidelização.

Audiências Digitais: uma solução para você encontrar o seu público-alvo

Vai investir em uma estratégia de inbound marketing? Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a gerar novos leads e aumentas suas vendas, como a Audiências Digitais da Serasa Experian!

Com a nossa solução, você consegue segmentar seu público para criar abordagens mais específicas e adequadas para as pessoas certas. Além disso, com essa ferramenta, você consegue aplicar a linguagem correta para se conectar com o perfil de consumidores que deseja alcançar.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se deseja ficar por dentro de mais textos sobre marketing, estratégias de vendas e outros, continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!