Trabalhar a divulgação e as vendas de uma marca pode ser uma tarefa desafiadora em um universo onde todo dia surgem produtos e serviços novos e com propostas tão diversificadas. Traçar uma estratégia de marketing que impulsione sua empresa de forma factual pode ser um fator de destaque entre as várias que existem no mercado, e o marketing de influência pode ser um grande aliado nesse processo.

No post de hoje, vamos te mostrar o que é o marketing de influência, como aplicá-lo no seu negócio e as vantagens de utilizá-lo para atrair novos consumidores. Continue a leitura e entenda.

Afinal, o que é o marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia que consiste no ato de acionar pessoas que possuem determinado poder de influência em um certo público para que elas potencializem as vendas de algum produto ou serviço.

Geralmente, as marcas procuram influenciadores digitais que têm alguma afinidade ou associação com a empresa, pois eles agem como pontes entre o público e a marca.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com a comercialização de peças para computadores, o indicado seria buscar gamers que possuam relevância nesse segmento para divulgar os produtos, como aqueles que fazem lives e reúnem milhares de pessoas.

O marketing de influência é uma estratégia bastante eficaz e benéfica para ambas as partes: para a empresa, pois os influenciadores produzem um conteúdo útil e relevante para elas, e para os influencers, pois muitas vezes ficam com os produtos e trabalham a imagem profissional com uma empresa parceira renomada.

Essa é uma tática que vem crescendo muito em decorrência do uso das mídias sociais e da internet no geral. É um formato totalmente versátil e adaptável, que reúne pessoas do mundo todo em um único propósito.

Por que investir em marketing de influência?

Estudos apontam que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto devido à indicação de influencers. Esse número representa um impacto bastante significativo na jornada de compras e para a empresa. Além disso, existem outras vantagens de usufruir do marketing de influência na sua marca. A seguir, confira alguns dos principais motivos para investir nessa tática:

Credibilidade

Se você possui uma marca que está começando os trabalhos e ainda não tem a verba necessária para implementar diversas estratégias que tragam um retorno, o marketing de influência pode ser um grande aliado. Ao contratar pessoas que são consideradas referência no assunto que a sua empresa aborda, você está atraindo uma gama de novos clientes que se baseiam nessa opinião.

Se a pessoa é a referência do segmento e está indicado o seu serviço, a credibilidade vem junto do público. Por isso, ao investir nessa estratégia, procure trabalhar com pessoas que tragam conteúdos interessantes e verídicos. Assim, é possível estabelecer uma parceria legítima, duradoura e com retorno.

Comunicação assertiva

Ninguém melhor para ser o porta-voz da sua marca do que alguém que está inserido no meio dos consumidores, não é mesmo? Ainda mais quando tratamos de e-commerces, onde a apresentação é essencial para venda.

Ter como comunicador da sua empresa um influenciador bem orientado sobre o assunto facilita esse canal de conversa entre marca e público. Além de ser uma pessoa que sabe as necessidades dos consumidores (por fazer parte deste grupo), ainda é um indivíduo que domina a comunicação entre eles.

Sendo assim, eles podem inserir seu produto ou serviço em seus conteúdos de forma orgânica e natural, sem ter aquele comportamento robótico característico de merchans. Dessa forma, a comunicação integrada se torna mais assertiva e genuína para o usuário.

Atinge o público-alvo

Unindo as duas ações anteriores, você consegue atingir a máxima de alcançar seu público-alvo. Claro que o objetivo é conseguir comercializar o máximo possível, afinal, quem não quer divulgar e difundir seu produto?

Os influenciadores digitais possuem um público bem definido e específico que pode ter características e interesses em comum com os da sua marca, e os influencers são os responsáveis por essa ligação.

Investindo no marketing de conteúdo, você refina sua comunicação, cria laços com os consumidores e atinge seu público-alvo por meio da credibilidade e da qualidade nos produtos ofertados.

Quais são os tipos de parcerias realizadas no marketing de influência?

Por se tratar de um formato bastante volátil, dentro do marketing de influência existem ramificações de como aplicar a técnica, de modo que ela se adapte à sua necessidade e fique harmoniosa com os conteúdos do influenciador contratado.

Independentemente da área de atuação da sua empresa, existem criadores de conteúdo que vão desde o digital até a participação em eventos. Confira alguns dos principais formatos:

Afiliados

A estratégia por afiliação basicamente funciona como uma comissão de vendas. O digital influencer é contratado para divulgar a empresa e, conforme os produtos vão vendendo, ele recebe um percentual das vendas.

Esse formato é bastante favorável para as empresas, pois o valor é repassado a depender dos lucros nas vendas. Por isso, é necessário estabelecer um contrato que esclareça todos os pormenores da parceria. É claro que as condições vão variar de acordo com a organização e o influencer, podendo ser estabelecida uma taxa fixa além das vendas, mas isso é algo para ser discutido entre as partes.

Colaboração em eventos

Nesse formato, a empresa que está promovendo algum evento para divulgar sua mercadoria contrata algum criador de conteúdo para fazer uma aparição no evento por determinado tempo. Essa tática também é uma das mais efetivas, pois atrai um grande número de pessoas interessadas no assunto e que querem conhecer o influencer que participará do evento.

As partes decidem juntas o valor a ser pago pela participação, e o influenciador comparece para criar conteúdos e interagir com os seguidores que o admira por seus trabalhos.

Publicações patrocinadas

Já as publicações patrocinadas são as mais recorrentes e ocorrem de forma mais simples. Seguindo essa tática, as companhias pagam um valor fixo para que os criadores de conteúdo postem em suas redes materiais divulgando as mercadorias. Alguns influencers cobram valor mensal, outros cobram por post, mas todos os detalhes são decididos a partir de negociações, geralmente, fica a critério do digital influencer.

Essas publicações são feitas em diferentes canais e têm grande potencial de atingir um público relevante para a marca, por isso, é importante investir em pessoas que saibam trabalhar o produto e a abordagem.

Como desenvolver estratégias de marketing de influência?

Embora o marketing de influência seja uma estratégia eficaz, abrangente e totalmente adaptável, quando é mal executada, além de não atrair bons resultados, pode acabar prejudicando a imagem da marca perante o público.

Para implementar uma boa estratégia que renderá vendas e um aumento do público consumidor, é necessário se atentar a alguns pontos cruciais para esse desenvolvimento. Abaixo, confira algumas das questões relevantes para o planejamento de empresas.

Defina seus objetivos e metas

Ter o objetivo a ser atingido bem definido é o primeiro passo para garantir uma estratégia de sucesso. Você não vai a lugar nenhum se não sabe onde quer chegar.

Por isso, estabeleça metas de prazos, lucros, investimentos e retornos e se mantenha fiel a eles. Eventualmente, mudanças serão necessárias, mas com os objetivos traçados e encaminhados, essas alterações se tornam mais fáceis de manejar.

Com os objetivos em evidência, também é favorável a escolha do influencer que fará parte do seu time estratégico, maximizando seus resultados ao buscar atingir as metas.

Conheça o seu público-alvo: Mosaic e Polis

Conhecer seu público-alvo fará toda a diferença no momento de traçar e implementar uma estratégia de influência. Ao reconhecer quem são seus compradores, quais são seus hábitos, como eles se comunicam e qual é a dor que precisa ser sanada, sua empresa pode aplicar essas informações para estabelecer um plano de marketing.

Escolher um criador de conteúdo que utilize a mesma linguagem e que tenha um público que se alinha com os interesses da sua organização atrai muitos potenciais compradores.

Para identificar adequadamente seus consumidores e otimizar sua comunicação, você pode contar com a ferramenta Mosaic, da Serasa. Ela está presente em 29 países e se baseia em informações sociodemográficas para segmentar o público. Além dela, a Polis ajuda a obter insights valiosos para aplicar as informações coletadas nas suas estratégias de modo que resulte em transações eficazes.

Procure um influencer com um público parecido ao seu

Contratar um influencer que se alinhe com os propósitos da sua marca é um dos fatores de maior diferencial competitivo para o sucesso da estratégia de marketing. Você não vai recrutar alguém que fala sobre culinária para divulgar o nicho de tecnologia, certo?

Por isso, ao procurar criadores de conteúdo para divulgar sua empresa, considere sua área de atuação, os conteúdos produzidos, qual é o público que acompanha essa pessoa e outros tópicos que podem afetar a parceria. Para que a estratégia seja implementada efetivamente, todos os detalhes devem ser avaliados e estar alinhados com os objetivos que a organização pretende atingir.

Faça o planejamento das ações

Nada que é feito às pressas ou no improviso acaba muito bem, principalmente no universo corporativo. Por isso, faça um planejamento de etapas e ações a serem concluídas.

Verificar o que precisa ser feito regularmente, levantar recursos, dados e traçar um planejamento fará com que você conclua as atividades de forma dinâmica e possa lidar de forma mais madura com a gestão de crises. Estar preparado para imprevistos e ter soluções na manga agilizará seu processo e facilitará o trabalho do influencer que está fazendo a divulgação.

Mensure os resultados

Mensure os resultados dos seus investimentos. Ao aplicar uma tática de marketing, você estará investindo tempo e dinheiro, tanto no produto quanto no influenciador, e esse investimento precisa dar um retorno. Por isso, metrifique todos os resultados e trace um paralelo entre o que foi aplicado e o que foi obtido com essa campanha. Somente dessa forma será possível localizar os possíveis pontos fracos e melhorá-los.

Também é uma ótima tática para identificar o que está funcionando e continuar investindo nesses pontos fortes. O importante é ter um controle de tudo o que está acontecendo para poder direcionar as energias em cada campo.

O marketing de influência é uma estratégia muito eficaz e interessante de ser aplicada, pois traz visibilidade, credibilidade e humanidade para a marca. Uma estratégia bem aplicada pode duplicar a procura por determinado produto ou serviço. É muito recomendado investir nessa tática por conta de seus resultados rápidos e, na maioria dos casos, efetivos e benéficos para todas as partes envolvidas.

Agora que você já sabe o que é o marketing de influência, que tal entender melhor o que é machine learning? Continue explorando o blog da Serasa e encontre muitos conteúdos sobre marketing como esse. Até a próxima!