Um recente estudo realizado pela GFK mapeou a nova jornada de compra das pessoas, fortemente influenciadas pelo digital. A pesquisa foi realizada em 25 países diferentes e trouxe importantes insights sobre os consumidores do futuro.

Os resultados do mercado brasileiro, especificamente, apontam uma clara segmentação entre as categorias analisadas e seus respectivos ambientes, exclusivamente online e omni-channel. Para o primeiro, se destacam os segmentos Viagem/Lazer, Smartphones/Celulares e Eletrodomésticos, contrastando com os menos procurados Restaurante, Produtos de Limpeza e Alimentos e Bebidas.

O omni-channel, por sua vez, se mostra mais nivelado e sem muitas disparidades, evidenciando a importância de se ter uma presença digital relevante e que transmita confiança, além de fazer parte de uma experiência maior. Afinal, os novos consumidores são multi-canais e como tal reagem constantemente a estímulos e buscam informações nos diversos meios: rádio, televisão, impresso e claro, o online.

Quando comparados entre si, os ambientes apresentam vantagens e desvantagens. Exemplo disso é o atributo economia de dinheiro que aparece como o principal apelo para compras na rede segundo 62% dos entrevistados e com apenas 29% de menção para quem adquire produtos em lojas físicas. Já a facilidade de devolução é apontada por 30% como melhor na compra analógica em comparação com 11% da experiência digital.

Os recentes avanços nas áreas de tecnologia para dispositivos móveis resultaram no crescimento do número de brasileiros que realizam ou têm interesse em fazer pagamentos por meio desses devices. Porém, os desktops seguem líderes no quesito efetivação da compra. Dentre os motivos apontados, destaca-se o tamanho da tela e a riqueza de detalhes das imagens e descrições.

A nova jornada de compra e seu impacto no comportamento dos indivíduos se comprova complexa. Explicita tanto a necessidade das marcas se relacionarem com seus targets em diferentes níveis e plataformas adequadas para atender aos anseios de quem toma conhecimento do produto no online e finaliza sua compra em lojas físicas, quanto daqueles que realizam o caminho inverso.