As redes sociais se tornaram parte do cotidiano das pessoas e há anos são utilizadas como ferramenta de trabalho. Tanto que surgiram diversas profissões voltadas para as mídias sociais. Entre elas, temos o gestor de redes sociais, uma atuação estratégica de muito planejamento de marketing.

Se você quer conhecer melhor e entender o que é a gestão de redes sociais, seus benefícios, as funções de um profissional da área, salário, dicas e mais. Continue lendo e confira o que preparamos para você!

O que é a gestão de redes sociais?

Apesar de parecer ser simples e se tratar apenas de publicações nas mídias, a gestão de redes sociais é muito mais do que isso. Podemos defini-la como o processo de gerenciar qualquer rede social, seja Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube ou Twitter.

Essa ação envolve o planejamento, criação e o acompanhamento do desempenho das postagens. Ou seja, são estratégias de marketing criadas para atingir um determinado público com conteúdos específicos. Além disso, os profissionais da área têm o domínio de plataformas de mídia paga para ocasionais anúncios.

Quais os benefícios de ter uma gestão de redes sociais?

Fazer o planejamento e verdadeiramente gerenciar as redes sociais pode trazer diversos benefícios. Dê uma olhada em alguns deles:

  • Com a gestão de redes sociais, você alcança um número maior de pessoas e sua marca ou trabalho se torna mais conhecido;
  • Sua imagem ou da sua marca se fortalece e se posiciona no mercado;
  • É uma estratégia de baixo custo que traz muitos benefícios;
  • Atingir e despertar o interesse de leads;
  • Fortalece as redes sociais como um canal aberto de comunicação;
  • Alcance de um público-alvoqualificado e personalizado.

Dicas para gerenciar redes sociais

Se você deseja começar a fazer o gerenciamento das suas redes sociais ou de sua empresa, continue lendo e confira as dicas que preparamos para te ajudar com isso! Confira:

1. Conheça seu público

Para criar conteúdos relevantes que sejam úteis para seus seguidores, é necessário conhecer o seu público-alvo primeiramente. Esse conhecimento vai te ajudar a desenvolver estratégias mais assertivas com mais facilidade e atingir mais pessoas. Para isso, realizar esses estudos você pode utilizar soluções de segmentação de mercado, como as da Serasa Experian!

- Conte com as ferramentas da Serasa Experian

Nós, da Serasa Experian, temos disponíveis diversas ferramentas úteis para segmentar seu público. Entre elas temos as Audiências Digitais. Essa solução é exclusiva e te ajuda a otimizar o desempenho das suas campanhas via segmentação de anúncios nas plataformas digitais.

Além dessa, temos outras soluções que também vão fazer a diferença para o gerenciamento de suas redes sociais, como o Polis, uma plataforma que te ajuda a conhecer, segmentar públicos e mercados e também fazer análises. Acesse e conheça mais sobre as soluções!

2. Estabeleça seus objetivos

Durante o planejamento também é necessário definir todas as metas e objetivos do projeto. Eles podem ser:

  • Atrair tráfego para mais pessoas conhecerem sua marca;
  • Fortalecer a imagem da sua empresa;
  • Fidelizar seus seguidores;
  • Educar o mercado a respeito de um tema que você domina;
  • Gerar leads.

3. Acompanhe as métricas

As métricas dizem tudo sobre sua estratégia e é necessário acompanhá-las de perto. É por meio delas que você vai medir o sucesso das suas ações, identificar as melhoras e estabelecer novos objetivos. Por isso, cruze os números e faça análise de todos os dados que você conseguir, assim, sua rede social tem grande chance de sucesso.

4. Defina seus canais

Escolher com sabedoria as redes sociais que serão usadas é um ponto fundamental. Afinal, cada uma delas contém suas particularidades e são utilizadas por públicos específicos. Por exemplo, se você deseja atingir um público mais jovem, o Instagram é uma boa pedida. Mas caso você queira alcançar adultos, o Facebook pode ser uma ótima escolha.

5. Planeje seus conteúdos

As redes sociais são muito dinâmicas e muitas tendências surgem muito rapidamente. Ainda assim, planejar uma base de conteúdos semanal ou mensalmente é uma atitude muito estratégica e necessária. Além disso, saber e variar o formato dos conteúdos que serão postados podem te ajudar a trazer melhores resultados. Os tipos de postagens em alta são:

  • Imagens;
  • Vídeos curtos;
  • Carrosséis de fotos;
  • Enquetes para incentivar a participação dos seguidores.

6. Descubra os melhores horários para fazer postagens

Saber quais são os melhores horários para postagens pode ser muito benéfico. Afinal, você consegue entender quais são os momentos do dia que seus seguidores estão mais ativos para interação. Além disso, postar em horários específicos de engajamento podem te ajudar a se conectar mais facilmente com a persona da sua marca.

7. Interaja com o público

A interação com o público nas postagens ou em mensagens diretas cria a oportunidade de conexões entre você, ou sua empresa, e os seguidores. Com isso, as pessoas se sentem ouvidas e se identificam com aquilo que você representa e isso as torna fiéis ao seu perfil.

8. Desenvolva um estilo de voz consistente

Defina a voz e a personalidade da sua marca nas redes sociais. Isso ajudará a criar uma conexão mais forte com seu público e tornará sua marca reconhecível. A voz da sua marca nas mídias sociais é a forma como você se comunica, o tom, a linguagem e a personalidade que transmite para o seu público.

Ter uma voz consistente ajuda a criar uma identidade forte, construir relacionamentos sólidos com os seguidores e promover o reconhecimento da marca. Por isso, seja autêntico e consistente em suas comunicações.

9. Mantenha-se atualizado sobre as tendências

Para gerenciar efetivamente as redes sociais, é fundamental manter-se atualizado sobre as tendências em constante evolução nesse meio. As mídias sociais estão sempre apresentando novos recursos, mudanças de algoritmo e tendências emergentes. Por isso é importante estar atualizado sobre as últimas tendências e novidades. Esteja aberto a experimentar novos recursos e formatos de conteúdo para se manter relevante e inovador.

Agora que você já domina o assunto de gestão de redes sociais e pode aplicá-lo em sua empresa ou negócio. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais textos como esse. Até breve!