O comércio eletrônico vem se superando a cada ano e a grande questão que lojistas online enfrentam é em como é possível obter a fidelidade do cliente em um ambiente virtual. A resposta, no entanto, pode estar no conhecimento de seus usuários e na customização de conteúdo – não apenas de produtos – em suas comunicações.

Estudos da Experian apontam que, ao incorporar conteúdo editorial a uma comunicação por e-mail, por exemplo, o engajamento do público pode aumentar até 28%, o que significaria um crescimento de mais de 20% em cliques e taxas de transação. Esse conteúdo não deve ter foco em vendas, mas sim em como os produtos, serviços, ou a própria organização podem melhorar a vida dos usuários. Confira alguns tipos de conteúdo que podem aprimorar sua estratégia de comunicação.

1 – Tutoriais
A dica é surpreender. A marca pode usar um vídeo, por exemplo, para demonstrar os efeitos transformadores de um produto comparando “antes” e “depois”. Pode também ensinar o cliente a conservar o produto da melhor forma.

2 – Bloggers
Incorporar uma celebridade ou um blogueiro ao conteúdo de sua marca são alternativas para criar algo diferenciado e atraente para seu consumidor.

3 – Pós-compra
A Experian descobriu que e-mails com uma mensagem de “muito obrigado pela sua compra” têm resultados de vendas 20 vezes melhores do que aqueles simplesmente promocionais. Afinal, se esse público já realizou uma compra, ele já está preparado para repetir a experiência. Também vale a pela investir em comunicações de pós-compra para pesquisar a satisfação dos usuários com o serviço, por exemplo.

4 – Bastidores
Outro tipo de comunicação interessante é o que apresenta bastidores da marca ao consumidor. Conte a ele se o seu produto é feito de forma artesanal, se é produzido localmente ou se vem de outro país. Esse tipo de informação pode aumentar o interesse pela marca.

5 – Grande propósito
Sua marca tem uma missão que pode tocar o coração de seus consumidores? Se a resposta for positiva, traga esse propósito para o centro da comunicação e dê aos seus consumidores uma razão para fazer parte dessa comunidade.