Conheça alguns cuidados básicos para obter os melhores resultados ao adotar esta estratégia.

O potencial de uma promoção para atrair consumidores é incontestável, mas é preciso prestar atenção a vários fatores para garantir que a estratégia traga benefícios para o empreendedor e para seu cliente. Com um bom planejamento é possível fortalecer a imagem da sua marca no mercado através da fidelização de clientes, aumento no volume de vendas e geração de leads.

  1. Defina o valor do investimento possível

A primeira coisa a ter em mente antes de colocar em prática uma promoção é estimar as despesas e as condições financeiras de seu negócio. A iniciativa tem que ser estruturada para se adequar às particularidades do e-commerce, sendo atrativa para os clientes e utilizando a verba disponível.

  1. Estabeleça o objetivo principal da iniciativa

É preciso ter claro qual seu objetivo com a ação. A definição dessa meta vai determinar o tipo mais adequado de promoção para atingir os resultados esperados e tornar possível realizar correções durante o processo, se for verificado que a campanha não está no caminho certo.

  1. Faça um planejamento a partir do perfil de seu cliente

Um bom planejamento deve levar em conta os hábitos de consumo de seus clientes. Conhecer bem seu público-alvo permite dar um passo fundamental – definir os melhores canais para a divulgação da promoção. Afinal, o sucesso da iniciativa depende se as pessoas certas serão impactadas. Entre as opções, você deve analisar as redes sociais digitais mais usadas, estudar a possibilidade de enviar e-mails marketing personalizados e segmentados, além de verificar a existência de sites ou blogs de parceiros que possam disseminar e aumentar a audiência da promoção.

  1. Dê atenção especial à gestão logística

No momento em que se espera vender mais, é essencial estar preparado para atender bem, com estoques do produto e alternativas para realizar as entregas no prazo e com qualidade. O bom atendimento garante uma boa experiência de compra e pode fidelizar os clientes que foram atraídos pela promoção.

  1. Determine a duração da promoção

Especificar a duração da campanha é importante para que o consumidor sinta que não pode perder a oportunidade de participar. Uma boa dica é aproveitar datas comemorativas – como Carnaval, Páscoa e Dia dos Namorados – para estimular as vendas por meio de campanhas criativas que diferenciem seu e-commerce.

  1. Tenha um site eficiente

Para que a promoção tenha os melhores resultados possíveis, seu negócio precisa ter um site eficiente e de fácil navegação. Deve ser responsivo, com processo de compras claro, depoimentos de clientes e boas descrições sobre os produtos ou serviços oferecidos. Todas essas orientações devem ser seguidas para que o consumidor não deixe o site antes de realizar a compra.

  1. Escolha o tipo de promoção mais adequado ao seu objetivo

As opções de campanhas promocionais são muitas. e alguns dos modelos mais usados são: desconto sobre produtos específicos, frete grátis, convide um amigo (cada indicação vale um desconto), leve 3 e pague 2, bônus para a próxima visita, brindes, descontos progressivos ou ofertas personalizadas baseadas, por exemplo, nas compras e pesquisas anteriores no site.

Seja qual for a alternativa escolhida, o importante é que a promoção seja realmente vantajosa para seus clientes. Assim, sua marca ganha credibilidade e a fidelidade de um cliente satisfeito.