Na hora de fazer projeções futuras, visualizar o ganho estimado é um passo para se programar e compreender mais a respeito da saúde do negócio. Com isso, a empresa consegue consolidar algumas ideias e trazer novas estratégias para o decorrer do ano, compreendendo como devem ser as técnicas de marketing do profissional de mídia.

Para isso, podemos fazer uma média de quanto cada consumidor pode gastar ao longo do tempo na empresa, seguindo o cálculo do Lifetime Value (LTV). Essa é uma métrica que mostra melhor o lucro que a empresa terá por conta de cada cliente e pelo relacionamento dele com a marca.

Ficou interessado? Para você entender mais, vamos explicar como ele funciona, como realizar esse cálculo e dicas para melhorá-lo. Continue com a Serasa Experian e confira. Boa leitura!

O que é o LTV?

O LTV, ou Valor Vitalício do Cliente em português, refere-se ao valor total que um cliente gera para uma empresa ao longo de seu ciclo de vida como consumidor. Ou seja, o LTV é uma quantia estimada/aproximada que uma pessoa mais fiel à marca contribuirá para o faturamento da instituição desde a primeira compra até o último contato.

Como calcular o LTV?

Para o cálculo do LTV, é preciso considerar e pesquisar alguns fatores e números da empresa, como:

  • Valor médio de compra do cliente (ticket médio);
  • Frequência de compra;
  • Retenção de clientes ao longo do tempo.

Com todos esses números, é possível colocá-los em uma fórmula bem simples para ter seu resultado. A fórmula para calcular o LTV é:

(Ticket médio × média de compras por cliente ao ano) × média de tempo de retenção de clientes = LTV

Suponhamos que um cliente tenha um ticket médio de R$ 500,00, uma média de 10 transações ao longo do ano e uma fidelidade (retenção) de 3 anos. Com esses números, a fórmula ficaria:

(500 × 10) × 3 = 15.000

Sendo assim, esse é o valor médio que esse cliente gasta anualmente com a empresa. Desse modo, também é possível analisar com o que ele gasta e ver se é algo geral. Ao ter esse parâmetro, o profissional de mídia consegue estipular os melhores caminhos para as campanhas de marketing da instituição, elaborando projetos em cima desses produtos e valores.

Leia mais e veja 10 dicas para aumentar o ticket médio da sua empresa.

Qual é a importância de interpretar o LTV? Como interpretá-lo?

O LTV é uma métrica muito importante para as empresas. Ela quem ajuda a determinar quanto investir na aquisição de novos clientes, principalmente com campanhas de outbound e inbound marketing.

Por exemplo, se o valor do LTV for maior do que o custo de aquisição do cliente (CAC), isso indica que a empresa está obtendo um retorno positivo sobre o investimento na aquisição de clientes. Caso o resultado for negativo, é o momento dela parar e analisar seus passos para entender o que mudar para voltar a aumentar os índices, alterando suas estratégias.

Como melhorar o LTV para as campanhas de marketing?

Para melhorar o LTV da marca, é fundamental elaborar campanhas que aproximem o público-alvo da empresa e os incentivem a adquirir novos produtos. De nada adianta criar ótimas campanhas, com um design formidável e super interessante, se ela não atinge a persona ideal da marca. Isso só fará com que a empresa gaste mais dinheiro e não tenha o retorno esperado.

Nesse sentido, é fundamental compreender o perfil dos clientes, estudando corretamente sobre a região que habitam, o ticket médio, a faixa de idade e muito mais. Para isso, buscar por soluções que mostrem esses números é um caminho que auxilia o processo e garante insights poderosos.

Para entender melhor sobre o seu público, a Serasa Experian conta com algumas soluções que trazem essas informações corretas com dados concretos do mercado. Entenda mais:

Mosaic: uma ferramenta de segmentação de público

O Mosaic foi pensado para seguir modelos estatísticos e analíticos das regiões. Ele identifica os grupos da sociedade brasileira que compartilham características semelhantes, ou seja, aqueles que possuem perfis e estilos de vida parecidos. Com isso, ele os agrupam e mostram informações com a média por local.

Para ter uma análise melhor, os grupos são divididos em 11 segmentos principais e 40 subsegmentos. Isso aprimora a precisão da segmentação e o entendimento de cada público. Além disso, a solução utiliza a combinação de 400 variáveis na criação desses agrupamentos.

Polis: uma solução para entender sua base de clientes

Com a solução da Polis, é possível analisar o potencial de mercado, aprimorar a base de dados interna, adquirir listas para a prospecção de novos clientes e até desenvolver segmentos personalizados para a elaboração de campanhas digitais.

Essa é uma ferramenta que ajuda a sua base de clientes já existentes. Nesse sentido, você analisa melhor o que já há de clientes mais fixos e desenvolve métodos para trazê-los ainda mais próximos da marca.

Portanto, podemos nos referir ao Lifetime Value como uma ferramenta valiosa para avaliar o valor que será ganho a longo prazo. Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas e condizentes para atrair mais clientes, além de ajudar na retenção deles.

Gostou do conteúdo e quer compreender mais sobre outras métricas? Navegue pelo blog da Serasa Experian, confira mais e fique atento às nossas postagens. Até a próxima!