O uso de dados comportamentais em campanhas de marketing já é amplamente conhecido no mundo dos negócios. Com o desenvolvimento cada vez mais intenso do meio digital, percebe-se o surgimento maior de novos estudos que buscam o aperfeiçoamento do uso dessas informações, especialmente nas estratégias de marketing digital.

Entretanto, existem diversas formas de utilizar os dados comportamentais. Dependendo do tipo de campanha feita, é preciso compreender características gerais para fazer bom uso das informações fornecidas dentro daquele negócio. No entanto, é importante conhecer quais são esses dados, como recolhê-los e, acima de tudo, como aplicá-los nas campanhas.

Para entender melhor sobre o tema, separamos os principais tópicos que você deve entender a respeito; continue a leitura e aproveite as dicas.

Qual a função dos dados comportamentais?

A principal função dos dados comportamentais é permitir a compreensão de padrões de comportamento que aparecem nas mais diversas situações no mundo do marketing. A partir dessas informações, é possível estabelecer conexões de motivos para determinadas ações e usar essa compreensão para melhorar as práticas de marketing do negócio.

Suponhamos, por exemplo, que uma empresa de moda deseje compreender como anda a quantidade de vendas de determinada peça masculina. A companhia pode utilizar dados comportamentais para verificar o que têm em comum todos os compradores da peça e, dessa forma, utilizá-los em suas futuras campanhas de divulgação do produto.

Como coletar esses dados comportamentais?

O processo de coleta dos dados comportamentais requer um bom uso de ferramentas tecnológicas. Além disso, é interessante ter em mente a maneira como todos os dados serão organizados, como planilhas, relatórios, gráficos e outros que compilam informações de maneira eficiente.

Mesmo que alguns optem por tentar detectar o comportamento dos clientes promissores visualmente, o uso de ferramentas tecnológicas permite uma avaliação de vários dados simultaneamente. Isso significa que suas estratégias serão baseadas em uma quantidade gigantesca de informações e, portanto, apresentarão maior precisão e eficiência no momento da aplicação.

Como utilizar os dados para as campanhas de marketing?

O uso dos dados comportamentais em campanhas, por sua vez, é muito útil para guiar a maneira como a estratégia será construída e o que deve ser priorizado nela. Por conta disso, exigem-se uma competência maior para interpretar as informações e capacidade criativa para criar soluções com base nos dados.

Devido à amplitude de possibilidades para o uso de dados comportamentais em diferentes campanhas, abaixo, separamos três ocasiões que fornecem informações mais relevantes para suas práticas nas estratégias. Não se esqueça de adaptá-las adequadamente para o tipo de campanha que fará.

Entender mais sobre o público

Compreender de forma mais prática o público-alvo é extremamente importante para que seu negócio consiga se comunicar adequadamente. Com esse conhecimento, é possível investir na criação de abordagens cada vez mais eficazes para apresentar propostas com maiores chances de sucesso nas negociações.

Basta pensar no público de lojas de carro e compará-lo com eletricistas. Apesar de ser possível encontrar características em comum, a diferença entre os grupos impacta diretamente as linguagens que funcionam para cada um.

Desenvolver estratégias mais acuradas

O desenvolvimento de estratégias mais acuradas é uma das aplicações mais interessantes dos dados comportamentais. Isso se dá porque essas informações servem de base para a composição de estratégias mais seguras e capazes de oferecer resultados previsíveis e promissores.

Se você percebe que o seu público responde melhor a conteúdos com determinada linguagem, por exemplo, a ideia é investir com mais força no que gerou mais engajamento. A partir disso, tanto o público interessado como as ferramentas de pesquisa entenderão que seu conteúdo é relevante e realizarão mais recomendações.

O cenário inverso também é válido, ou seja, é possível detectar se a estratégia não oferece os resultados desejados através da avaliação cuidadosa dos dados comportamentais. Estar atento a essa possibilidade permitirá que seu negócio segure os recursos que seriam investidos em uma estratégia sem sucesso e os guie para outra mais precisa.

Aumentar a segmentação da marca

O aumento da segmentação é outra característica muito comentada entre os negócios que aplicam os dados comportamentais de maneira inteligente. É por meio da segmentação que os empreendimentos conseguem desenvolver laços mais fortes com os clientes, utilizando mensagens personalizadas, abordagens e outras práticas semelhantes.

Com esses dados, é possível identificar pessoas com características interessantes para o negócio, permitindo à empresa separar todos os possíveis clientes com essas características. Através dessa formação de subgrupos de interessados, o negócio pode priorizar as estratégias de marketing para esse conjunto específico, visando obter resultados mais interessantes.

Entenda mais sobre seu público com a segmentação da Serasa Experian

Percebe-se a dificuldade de muitos negócios quando se trata de compreender melhor o público e, em seguida, segmentá-lo adequadamente. Por isso, a recomendação mais indicada para solucionar esse problema é utilizar ferramentas que auxiliem nesse processo de compreensão, como a solução da Serasa Experian, o Mosaic.

Utilizado em mais de 29 países, o Mosaic combina diversas variáveis para fornecer as informações mais atualizadas e precisas sobre o público. Por meio dele, é possível obter as ideias necessárias para estabelecer relacionamentos mais fortes e, consequentemente, mais proveitosos com seu público-alvo.

Desse modo, você garante a segmentação deles e sabe exatamente o que focar em cada campanha, visto que terá a compreensão correta de todos os nichos da empresa.

Como os dados trazem sucesso para suas estratégias em marketing?

O sucesso das estratégias de marketing com o uso de dados comportamentais ocorre devido à maior segurança e preparo que as informações geram para as práticas. Com elas, o negócio consegue atuar de maneira mais consciente sobre os clientes com os quais ele lida, adaptando-se com maior certeza de resultados.

Para exemplificar esses pontos, confira os 4 motivos principais da eficiência desses dados no marketing!

1. Direcionar seu negócio ao público correto

Percebe-se claramente como o bom uso de dados comportamentais auxilia o seu negócio a ter um foco mais claro sobre qual é o público correto, devido à detecção de padrões que indicam sinais positivos para compras.

Conforme mencionado ao explicarmos sobre a segmentação, os dados permitem que as empresas separem grupos interessados no conteúdo do empreendimento. Desse modo, o negócio consegue direcionar recursos para interagir com esses possíveis clientes e, portanto, garantir maiores chances de eficácia na aplicação das estratégias.

2. Auxiliar uma comunicação mais precisa

Os dados de comportamento ajudam bastante a conhecer as características do seu público. Consequentemente, suas estratégias terão uma taxa de eficácia muito maior, pois se comunicarão de maneira mais interessante com os consumidores.

Ao conhecer os desafios que a persona enfrenta, por exemplo, é possível investir em melhorias nos produtos do seu negócio para que possam solucionar essas demandas. Dessa forma, haverá um aumento das vendas devido à maior qualidade do produto, e a reputação do negócio ficará melhor em relação à concorrência.

3. Permitir uma avaliação mais cautelosa dos feedbacks

A compreensão dos padrões de comportamento de determinado público ajuda bastante a entender de onde se originam determinadas avaliações que seus consumidores fazem a respeito do negócio. Por meio disso, a companhia consegue compreender melhor os motivos daqueles feedbacks e os trata de forma mais proveitosa.

Empresas que entregam produtos sentem o efeito deste tópico com mais frequência. Entender por que determinados clientes reagem de tal maneira com um estilo de entrega específico e outros se comportam de formas totalmente diferentes é muito importante para prestar o melhor atendimento.

4. Evitar gastar recursos desnecessários

Por direcionar seu empreendimento ao público mais adequado, o uso de dados comportamentais é extremamente útil para evitar gastos desnecessários. Com o correto direcionamento, economiza-se mais energia por não interagir com tantos clientes desinteressados, além de evitar gastar recursos em uma estratégia sem efeito.

Muitos negócios investem fortemente em campanhas sem antes analisar os dados comportamentais de seu público com cuidado. O resultado, na grande maioria das vezes, é o fracasso por não atingirem os objetivos e, junto a isso, gastos de recursos à toa.

Portanto, é notável como o uso de dados é indispensável para fornecer os resultados esperados que suas campanhas de marketing necessitam. Com a devida adaptação dos conceitos para o contexto do seu empreendimento, certamente você sentirá diversas melhoras em seu negócio!

Gostou do conteúdo? Navegue pelo blog da Serasa Experian e confira outros temas para ajudar em estratégias de marketing. Até a próxima!