Olá, que bom ter você de volta aqui :)

Seguimos para a parte II da nossa matéria sobre como pequenas ações de Marketing Digital podem trazer grandes resultados para a sua empresa, com pouco investimento.

Já sabemos que ter constância nas postagens e investir na criação de uma identidade não só aumentam a visibilidade da sua marca e facilitam sua identificação, como também agrega valor à sua comunicação e abre as portas para o lucro.

Mas, você já reparou que o Marketing Digital pode gerar um dos diferenciais competitivos mais significantes no mercado, no mundo moderno? A capacidade de personalizar o atendimento e avaliar dados em “tempo real”, possibilitando uma rápida tomada de decisão, satisfaz o imediatismo que só cresce nas relações de consumo.

Hoje, trouxemos mais dicas sobre ações de marketing digital eficientes e acessíveis! Confira:

Segmentação: marketing certo para o público certo

No marketing digital, é fundamental entender seus diferentes perfis de público e buscar a melhor forma de se comunicar com cada um deles.

Conforme você interage e conhece melhor seus clientes, descobre que alguns grupos reagem melhor a certos tipos de comunicação frente a outros.

Você pode elaborar um banco de dados com as informações dos seus clientes e subdividi-los em grupos com características similares; por exemplo: idade, região geográfica, ou outras classificações mais significativas para o seu negócio.

Essa “segmentação” (divisão da sua carteira em grupos) te ajuda a entender as necessidades e comportamentos dos clientes e propor comunicação e atendimento mais personalizados, que geram mais vendas e mais satisfação do cliente.

A segmentação do público também favorece a eficácia de uma ferramenta muito usada de marketing digital: o e-mail Marketing.

E-mail Marketing leva informação e traz engajamento

O e-mail Marketing é uma forma (ainda) bem eficaz de comunicar novidades, promoções e informações de compra a clientes, porque gera a sensação de mensagem personalizada, quando feito de acordo com a segmentação do cliente que vai recebê-lo.

É uma das estratégias mais antigas de marketing digital, porém, ainda é muito aplicado; cerca de 93%* dos profissionais de marketing utilizam o e-mail marketing para o disparo de conteúdos, conforme estudo da Content Marketing Institute.

Todos nós recebemos muitos e-mails de lojas e empresas todos os dias e não abrimos. Porém, existem algumas maneiras de você aumentar as chances de chamar a atenção do cliente para seu e-mail.

É importante usar os conhecimentos que você tem sobre o grupo que receberá os e-mails para elaborar um texto de 20 a 41 caracteres para o campo “assunto” e outro, de 60 a 100 caracteres, para o preheader (texto que o cliente pode ler antes de abrir o e-mail, em certos tipos de caixa postal).

Desenvolva também textos diferentes para e-mails recorrentes. Por exemplo: é bom ter 3 ou 4 opções de e-mail de confirmação de compra, para que o cliente não veja sempre a mesma mensagem e fique cansado de abrir os seus e-mails.

O e-mail Marketing, assim como qualquer outra ação de marketing digital, fornece dados, em tempo real, para uma tomada de decisão mais rápida e certeira, já que falamos de dados e não de suposições.

Seja mobile friendly

Ser mobile friendly – amistoso com os dispositivos móveis – é pensar seus conteúdos para serem visualizados pelo celular, afinal, a imensa maioria das pessoas vão acessá-los por esse meio.

Para isso, você precisa se preocupar com:

  • Navegabilidade
  • Carregamento rápido
  • Bom funcionamento em telas pequenas
  • Touchscreen (controle por toque na tela)

Proporcionar uma experiência agradável para o usuário de mobile melhora a relação dele com sua marca, aumentando as chances de ele voltar para comprar mais.

Análise de dados; resposta rápida e certeira às necessidades do consumidor

Podemos dizer que o “pulo do gato” do marketing digital é a capacidade de colher e analisar dados devido às ferramentas que possibilitam uma visão clara e geral das informações.

Ferramentas que fornecem análises de dados como Facebook Ads e Google Analytics, de duas das plataformas mais utilizadas para ações de marketing, têm interface convidativa e um suporte ao usuário muito eficiente, facilitando o uso e a compreensão.

Analisar dados em tempo real te ajuda a usar as informações mais atualizadas dos seus clientes para tomar decisões de acordo com as necessidades dos consumidores rapidamente, atendendo o máximo das suas expectativas. Isso fortalece a relação dos consumidores com a marca.

A análise de dados também ajuda na elaboração das suas ações de marketing, direcionando o desenvolvimento de metas.

Mais eficácia na elaboração e na execução de campanhas

Campanhas digitais bem-sucedidas são desenvolvidas a partir da análise de dados coletados em ações anteriores.

Existem alguns pontos importantes para definir uma campanha:

  • Orçamento da campanha
  • Tempo de início e término
  • Público
  • Recursos

Essas campanhas podem variar de propósito, podendo ser para:

Você deve definir o propósito da campanha de acordo com a necessidade ou oportunidade identificada nas análises de dados.

Boas campanhas geram melhor retorno dos investimentos em marketing, melhoram sua reputação online, aproximam o consumidor da sua marca e aumentam o engajamento de clientes, funcionários e parceiros com sua empresa.

Tráfego pago traz o cliente até você!

Tráfego pago é a forma de atrair usuários para seu site por meio de anúncios impulsionados nas redes sociais, ou nas ferramentas de busca.

Resumidamente, é um investimento para sua marca/postagem aparecer como prioridade para os usuários que são importantes para ela.

Nessa estratégia, as plataformas Google Analytics e Facebook ADS também podem ajudar muito na questão de segmentação e objetivo de campanha, siga as recomendações delas com atenção.

A dica aqui é não começar com um valor muito alto, para poder ir incrementando o investimento conforme a análise de dados.

Tomara que estas dicas tenham ajudado você a aproveitar melhor o enorme potencial do marketing digital!

Se quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhada na parte I desta matéria, também disponível aqui no nosso blog.