O principal objetivo de qualquer gestor de mídia é realizar uma campanha de performance de qualidade. Afinal, fortalecer a presença digital de uma organização pode proporcionar diversos benefícios em curto, médio e longo prazo.

Outro aspecto importante a ser ressaltado é que, a cada dia, novas formas de comunicação e expressão digitais surgem. Com isso, as organizações precisam adaptar suas estratégias e implementar diferentes maneiras de capturar a atenção dos consumidores, como o marketing de performance.

Apesar de muito eficaz, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são as campanhas de performance e sua importância para uma organização que deseja se posicionar no meio digital. A Serasa Experian preparou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue conosco e entenda!

O que são as campanhas de performance?

Com certeza você já se deparou com uma campanha de performance e sequer percebeu a diferença entre ela e uma publicidade tradicional. De modo simplificado, esse tipo de ação envolve anúncios pagos em diferentes plataformas, porém, o pagamento pelas propagandas é feito com base nos resultados alcançados pela estratégia. Ou seja, o anunciante aplica um anúncio nas redes sociais ou mecanismos de busca (como o Google) e realiza o pagamento conforme os resultados alcançados com aquela publicidade.

É muito importante ressaltar que esse processo pode acontecer de diferentes maneiras, isto é, os resultados podem ser vinculados a uma taxa de cliques, à realização de compras ou, simplesmente, à visualização do conteúdo.

Essa alternativa é muito vantajosa para as organizações e para os gestores de marketing digital, visto que eles podem compreender com mais facilidade quais investimentos estão sendo feitos e quais são os resultados obtidos.

Qual é a relevância dessa estratégia para o marketing de uma empresa?

Conforme comentado anteriormente, as campanhas de performance são uma forma de tráfego pago na qual é feita a veiculação de anúncios em diferentes plataformas digitais, que são pagos após o negócio obter os resultados. Ao compreender esse conceito, torna-se mais fácil entender como essa estratégia é benéfica para o marketing de uma empresa.

Por exemplo, as campanhas de performance são altamente mensuráveis ​​e permitem que as organizações avaliem facilmente o retorno sobre o investimento (ROI). Isso é essencial para demonstrar o impacto das atividades de marketing nas metas de negócios.

Ah, vale lembrar que as ações de marketing de performance são baseadas em resultados tangíveis (sensíveis e corpóreos), como vendas, leads e mais. Com isso, as empresas que buscam resultados imediatos e diretos conseguem se beneficiar com elas.

A capacidade de mensurar os resultados com mais facilidade também permite a realização de melhorias nas campanhas de performance, pois você pode contar com dados em tempo real sobre o andamento das estratégias.

Por exemplo, qualquer campanha realizada com o objetivo de impulsionar a imagem de uma marca precisa da segmentação de público para garantir maior acurácia nas ações. Caso você identifique que suas campanhas de performance não estejam direcionadas para as pessoas corretas, pode alterar as configurações do anúncio para atingir o alvo ideal.

Mas é válido ressaltar que a análise do público-alvo é fundamental para direcionar suas ações corretamente. Para isso, você pode utilizar ferramentas de análise de mercado e segmentação de público, como as disponíveis na Serasa Experian.

Por que o marketing de performance deve ser realizado?

Agora que você já compreendeu o conceito de marketing de performance, fica mais fácil entender por que ele deve ser realizado nas empresas. Essa é uma estratégia essencial para obter resultados tangíveis e mensuráveis, ou seja, que realmente façam diferença no fluxo de caixa da organização.

Além disso, outro grande motivo de ser uma prática fundamental para os negócios é sua capacidade de fornecer dados atualizados para a empresa. Isso significa que é possível acompanhar os resultados das publicidades com mais facilidade.

E mais, as campanhas de performance permitem alocar melhor os recursos. Afinal, ao analisar os dados de desempenho, as organizações podem identificar quais canais, estratégias ou segmentos de público oferecem o melhor retorno sobre o investimento.

Vale ressaltar que essa abordagem também é altamente escalável. À medida que uma empresa expande suas operações ou lança novos produtos, ela pode facilmente redimensionar suas campanhas conforme suas necessidades. Isso proporciona flexibilidade e agilidade para acompanhar o crescimento do negócio e aproveitar oportunidades de mercado conforme elas surgem.

Outro benefício do marketing de performance é sua capacidade de oferecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Ao analisar os dados gerados pelas campanhas, as empresas podem entender melhor as preferências, necessidades e padrões de compra de seu público-alvo.

Apesar de todos esses benefícios, algumas organizações podem ter dificuldade em desenvolver essas ações. Mas, afinal, como criar uma campanha de performance? Veja as dicas que preparamos sobre o assunto.

Como criar uma campanha de performance?

Nesse momento, já é possível perceber todos os benefícios advindos das campanhas de performance, não é mesmo? O desenvolvimento dessas ações deve ser feito com atenção por parte dos gestores de mídias da organização, pois essa estratégia se difere de outras práticas de marketing.

Tendo isso em mente, é preciso realizar diferentes atividades que tornam as campanhas de performance mais bem direcionadas e com potencial de alto retorno. Role a página e veja o passo a passo que preparamos sobre como fazer isso:

Passo 1: Tenha os objetivos da ação bem definidos

O primeiro passo para iniciar suas campanhas de performance é compreender a situação atual do inbound marketing da organização, bem como definir os objetivos que a empresa deseja alcançar.

Isto é, você pretende aumentar a taxa de cliques de um site? Conseguir mais engajamento na publicação? Aumentar o número de visualizações de um vídeo? Compreender esses aspectos é extremamente necessário para escolher as melhores ações a serem feitas.

Uma dica para esse processo é definir seus objetivos com base nas metas SMART. Essa é uma abordagem que ajuda a criar escopos que sejam específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Attainable), relevantes (Relevant) e temporais (Time-bound).

Passo 2: Faça uma análise de mercado e conheça seu público

Uma vez que você já definiu quais são seus objetivos com a campanha de performance, está na hora de realizar os estudos necessários para, depois, colocar suas ações em prática. Conforme comentado anteriormente, a análise de público-alvo e de mercado é muito importante para garantir a relevância das publicidades feitas.

Apesar de algumas pessoas ignorarem essa etapa, se você deseja alcançar o sucesso em suas campanhas de performance, precisa investir em estudos de mercado. Use dados demográficos, comportamentais e de interesse para segmentar seu público e criar mensagens mais relevantes e direcionadas.

Para isso, você pode usar ferramentas específicas como o Mosaic, da Serasa Experian. Essa é a solução ideal para te ajudar a encontrar seu público-alvo e compreendê-lo melhor, a fim de conseguir maior relevância nos seus relacionamentos.

O Mosaic classifica a população brasileira com base em diversas variáveis demográficas, econômicas, financeiras e comportamentais. Assim, você conta com mais inteligência analítica para a tomada de decisões da sua campanha de performance.

Passo 3: Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é essencial para as campanhas de performance, afinal, apesar de o método de pagamento dessas publicidades ser diferente, elas ainda precisam ser de qualidade e atrativas para o público-alvo.

Tendo isso em mente, desenvolva conteúdos de alta qualidade e relevantes para sua campanha, seja em forma de anúncios, posts em mídias sociais, e-mails ou publicações no site. Certifique-se de que o material seja visualmente atraente, envolvente e otimizado para os canais de distribuição.

Uma dica para otimizar esse processo é utilizar a psicologia das cores para criar materiais visualmente atrativos e que transmitam a mensagem desejada para os usuários. Também é interessante investir em copywriting para desenvolver textos persuasivos e de qualidade.

Passo 4: Monitore e avalie os resultados com KPIs

Atualmente, existem diversos indicadores-chave de performance (KPIs) que podem ser implementados nas ações para acompanhar o desempenho das campanhas. Vale ressaltar que é muito importante analisar regularmente os dados para entender o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado.

Com base nos dados analíticos, faça otimizações contínuas em sua estratégia. Isso pode incluir correções no orçamento de publicidade, segmentação de público, ajustes de lance, refinamento da mensagem ou experimentação de diferentes formatos de anúncios.

Existe uma enorme variedade de aspectos a serem analisados. Por exemplo, alguns dos indicadores de desempenho para e-commerce mais usados são: taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, custo de aquisição de clientes (CAC), e por aí vai. O importante é escolher as opções que melhor se enquadram aos objetivos da empresa.

Passo 5: Continue monitorando seus resultados

Ao final da campanha, avalie os resultados em relação aos seus objetivos iniciais. Analise o ROI, as taxas de conversão, o engajamento do público e outras métricas relevantes para determinar o sucesso da estratégia e identificar lições aprendidas para ações futuras.

Esses conhecimentos serão muito ricos para otimizar a realização de novas ações de marketing de performance futuramente. Eles mostram quais pontos deram certo e quais podem ser melhorados com mais estudo e atenção.

Quais são as principais mídias de performance para as campanhas?

Existem diversas plataformas poderosas para campanhas de performance, que oferecem uma variedade de opções de anúncios, segmentação avançada e capacidade de mensuração para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de marketing. Selecionamos as principais para você conhecer e considerar utilizar durante o marketing de performance. Veja:

Instagram for Business

O Instagram for Business é uma plataforma robusta e ideal para as organizações que desejam se posicionar no meio digital de forma visualmente atraente. Com recursos como anúncios no feed, anúncios nos stories, anúncios de carrossel e muito mais, as empresas podem criar campanhas altamente envolventes e direcionadas.

Também é válido ressaltar dois aspectos dessa plataforma: em primeiro lugar, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, e milhões de usuários usam o aplicativo para postar fotos e vídeos. O alto tráfego facilita o impulsionamento das campanhas, atingindo um público maior.

Em segundo lugar, essa é uma rede social altamente personalizável, permitindo que a segmentação seja feita com base em interesses, comportamentos e dados demográficos. Assim, é possível atingir usuários mais relevantes para a sua organização com alta porcentagem de chance de acerto.

Facebook Ads

Embora algumas pessoas não saibam, o Facebook continua sendo a rede social com mais usuários do mundo. Isso faz com que as publicidades na plataforma tenham um ótimo alcance, impulsionando os resultados da campanha de performance.

Assim como o Instagram, esse canal permite um alto nível de segmentação de público-alvo, tendo como base características variadas, incluindo dados de comportamento, interesses e demográficos. Assim, é possível aproveitar diversos recursos existentes, como o remarketing e o lookalike audiences.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é considerado a maior rede social profissional, afinal, milhões de profissionais e empresas de todo o mundo usam a plataforma para mostrar seus feitos, contratar funcionários ou fazer parcerias comerciais.

Por isso, o LinkedIn Ads é a ferramenta perfeita para as organizações que querem entrar em contato com profissionais e empresas B2B – business to business. De uma forma simplificada, por meio dessa rede social, você pode criar anúncios de formatos variados para promover seus produtos e serviços.

Ah, vale ressaltar que o público dessa plataforma é altamente qualificado, o que aumenta as chances de atingir resultados satisfatórios em suas campanhas.

Com as informações apresentadas ao longo deste texto, já deu para perceber a importância das redes sociais para essa estratégia, não é mesmo? Apesar disso, o Google Ads também pode proporcionar diversos benefícios para as campanhas de performance. O buscador permite que as marcas alcancem clientes potenciais no momento em que estão procurando ativamente por produtos ou serviços.

Investir nessa ferramenta é uma grande oportunidade para impulsionar os resultados, pois os leads são mais qualificados e possuem interesse no que estão buscando.

Com anúncios de pesquisa, de display, de vídeo e de shopping, as empresas podem alcançar públicos em diferentes estágios do funil de vendas. Também é possível realizar segmentações interessantes com configurações avançadas, por exemplo, tendo como base palavras-chave e localização.

Interessante, não é? Todas essas plataformas podem atrair grandes resultados para a sua estratégia de marketing de performance. O importante é realizar uma segmentação precisa para atingir as pessoas corretas e impulsionar suas campanhas.

Selecione o canal ideal, implemente suas campanhas de performance e continue monitorando os resultados. Assim, você conseguirá realizar uma estratégia mais adequada e eficaz, tendo a oportunidade de aplicar melhorias caso necessário.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! As campanhas de performance têm o potencial de atingir ótimos resultados e impulsionar o andamento de várias ações publicitárias. Por aqui, você encontra muitos outros materiais como este, por isso, continue nos acompanhando!