O marketing digital é composto por diversos conceitos e técnicas que enriquecem os conteúdos criados. Um deles é a psicologia das cores, uma estratégia utilizada para compreender e instigar o comportamento das pessoas por meio das cores. Legal, não é?

Deseja obter sucesso em suas campanhas de marketing digital, mas está perdido(a) por onde começar? Continue conosco e veja o que é a psicologia das cores, como aplicar no marketing e o significado dos principais tons utilizados. Confira!

Afinal, o que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo realizado sobre a forma na qual as pessoas se comportam sobre a influência de uma determinada cor. Esse conceito do neuromarketing é argumentado em um livro da autora Eva Heller, chamado "A psicologia das cores: Como elas afetam a emoção e a razão".

Na obra, a autora afirma que cada cor pode produzir muitos efeitos sobre as pessoas, atuando de forma diferente em cada ocasião. Por exemplo, um tom de vermelho pode trazer a sensação de nobreza, ao mesmo tempo, outro tom pode despertar a vulgaridade e a eroticidade.

Esses efeitos das cores são muito trabalhados nas campanhas de marketing, afinal, os sentimentos interligados a cada um dos tons não são acidentais. Essas emoções despertadas pelas cores estão relacionadas com vivências pessoais que marcam os indivíduos desde a infância.

Como aplicar essa estratégia no marketing?

Conforme comentado anteriormente, a psicologia das cores é muito utilizada no marketing de produto, social e muito mais. Isso acontece, pois as empresas tentam despertar emoções para persuadir os clientes e possivelmente levá-los à conversão. Ou seja, as organizações desejam influenciar positivamente os consumidores, com isso, apostam na utilização de cores específicas.

Além disso, é importante ressaltar o impacto positivo que as cores possuem no reconhecimento de marca e na escolha de um produto. Segundo uma pesquisa realizada pelo Quick Sprout, uma identidade visual bem definida e com cores marcantes aumenta o reconhecimento de marca em 30%.

Apesar disso, não basta apenas aplicar as cores em qualquer criativo para uma campanha de marketing digital. É preciso planejar e contar com algumas estratégias para utilizar essa estratégia nas ações. Separamos algumas dicas, entenda:

1. Compreenda o significado de cada uma das cores

Assim como citado em outros momentos, cada uma das cores possui sua própria significação. Isto é, cada tom é capaz de despertar diferentes emoções e sentimentos, agregando valor e persuasão na jornada de compra de um cliente.

Por esse motivo, busque entender o significado de cada uma das cores para conseguir identificar quais são capazes de transmitir a mensagem desejada pelo seu negócio. Além disso, considere as combinações e variações de paletas de cores possíveis. Isso fará com que a sua campanha seja visualmente atraente e interessante.

2. Utilize ferramentas para pesquisas e conheça o seu público

Assim como é muito importante compreender o objetivo da sua campanha, você também deve entender o perfil do seu público-alvo para desenvolver ações interessantes e relevantes para eles. Essas pesquisas te ajudarão a entender qual será a melhor abordagem para a sua campanha.

Os insights relacionados ao público-alvo são fundamentais para compreender as dores dos seus consumidores. Dessa forma, você poderá utilizar a psicologia das cores para escolher tonalidades assertivas e que despertem emoções que podem persuadir os clientes a realizarem uma conversão.

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para realizar um estudo de público-alvo, como o Polis da Serasa Experian. Com essa solução, é possível melhorar seus estudos e insights para apoiar suas estratégias. Essa é uma opção ideal para aqueles que desejam conhecer, realizar análises, segmentar públicos e mercados com autonomia e precisão. Conheça!

3. Pense na experiência do usuário

Por último, e não menos importante, é fundamental pensar na experiência do usuário com suas campanhas de marketing. Afinal, uma escolha ruim de cores pode instigar sentimentos ruins, além de prejudicar a visibilidade dos conteúdos e a compreensão da mensagem passada.

Uma dica muito interessante é escolher paletas de cores harmônicas que tenham base no círculo cromático. Por exemplo, cores complementares são ótimas para criar destaque, mas devem ser usadas com cuidado uma vez que podem afetar a visibilidade do criativo. Por outro lado, as cores análogas são boas opções para trazer a sensação de continuidade.

(RECOMENDAÇÃO: Adicionar uma imagem com os sistemas de combinação de cores, como as análogas, complementares, primárias, secundárias, etc)

Escolha as cores corretas e saiba seus significados

Para te ajudar a escolher as melhores cores para a sua campanha de marketing, segundo a psicologia das cores, separamos as principais tonalidades e seus significados. Continue conosco e confira:

Vermelho: paixão e energia

O vermelho é considerado a cor dos nobres e da paixão. Essa cor está intimamente ligada com os movimentos e a energia. Por esse motivo, possui uma ótima capacidade de movimentar o corpo humano, estimulando a pressão sanguínea.

Além disso, para a psicologia das cores, o vermelho é uma cor estimulante e de alta intensidade, promovendo a paixão, a sensualidade e o erotismo. Essa cor também representa a confiança, o entusiasmo e o poder.

Considerando a nossa cultura e nossos costumes, o vermelho também transmite urgência, pressa, raiva e excitação. Por isso, essa cor é muito utilizada em campanhas de marketing que desejam instigar os gatilhos mentais de escassez e urgência.

Amarelo: otimismo e calor

O amarelo representa o calor, a energia, o otimismo e a atenção. Essa é uma cor quente e de forte impacto, por isso, é muito utilizada em campanhas para chamar a atenção dos usuários. É importante ressaltar que, por ser um tom muito claro, depende muito das cores que o acompanham.

Por exemplo, quando combinado com o branco, o amarelo se torna uma cor muito clara. Já ao lado do preto, a cor ganha um destaque extra e se torna, até mesmo, cegante.

Grandes marcas utilizam a cor amarela em suas identidades visuais, criando logotipos que chamam a atenção e fortalecendo CTAs (Calls to Action) que atraem os usuários.

Azul: tranquilidade e confiança

O azul é considerado a cor predileta da população, afinal, 46% dos homens e 44% das mulheres definem esse tom como seus favoritos. Ele transmite tranquilidade, confiança e criatividade, sendo ótimo para ambientes criativos.

Além disso, o azul é uma cor sóbria e tranquila, representando muito bem a paz, a higiene e a segurança. Por esse motivo, é muito utilizado em ambientes relacionados à saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios.

Vale ressaltar que, por transmitir confiança, criatividade e tranquilidade, o azul é responsável por aumentar a confiabilidade dos clientes em uma empresa. Dessa forma, torna-se uma ótima opção para instituições bancárias, clínicas da área da saúde e agências de marketing.

Verde: natureza e sustentabilidade

O verde é uma das cores que mais vemos na natureza, nesse sentido, está intimamente ligado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Por esse mesmo motivo, é muito utilizado por empresas de biologia ou relacionadas a causas ambientais.

Mas não para por aí! O verde é uma cor muito versátil, trazendo sensações de renovação, crescimento, tranquilidade, prosperidade e frescor. Vale ressaltar que ele também desperta emoções como orgulho, juventude e ciúme.

Assim como o azul, também é muito utilizado em hospitais, clínicas e laboratórios por meio de tonalidades mais claras e suaves. Isso acontece porque ambas as cores são consideradas capazes de acalmar as pessoas e promover um maior relaxamento.

Roxo: magia e luxo

O roxo é a cor da magia, da fé, do abstrato, da nobreza e da sabedoria. Historicamente, a púrpura era utilizada pela nobreza e, por esse motivo, representa tanto poder e luxuosidade. Essa é uma cor com a capacidade de estimular o pensamento e a criatividade, transmitindo sensações de mistério e espiritualidade.

É importante lembrar que o roxo é a cor menos encontrada na natureza, uma vez que, em sua grande maioria, é feita artificialmente. Dessa forma, possui uma relação muito grande com a magia e a espiritualidade.

Nas campanhas de marketing, o roxo desperta a intimidade, a sabedoria, o mistério e o erotismo. Além disso, é uma das melhores tonalidades para quando o principal objetivo da ação é promover a sensibilidade.

Laranja: urgência e diversão

O laranja é uma cor terciária, resultante da mistura das cores amarelo e vermelho. Uma vez que é composta por tonalidades tão cheias de vida e de energia, também é responsável por promover o movimento, a animação e a urgência.

Apesar disso, é válido lembrar que o laranja não possui um senso de urgência e um impacto tão grande quanto o vermelho. É muito utilizado para criar uma imagem de marca forte e distinta com um toque de diversão.

Como a psicologia das cores pode ser utilizada em anúncios?

Como comentado anteriormente, as cores são utilizadas para despertar emoções e sentimentos em diversos momentos da jornada do consumidor. Ela é a responsável por trazer memórias e fazer com que a empresa fique marcada na mente do consumidor. Por esse motivo, as cores devem ser escolhidas com cuidado para compor a identidade visual do negócio.

Apesar disso, as utilizações da psicologia das cores no marketing não param por aí. A escolha das tonalidades corretas para estratégias de tráfego pago (anúncios no Instagram, Facebook, Google e outros) pode fazer muita diferença para os resultados da campanha.

Afinal, as pessoas são bombardeadas de conteúdos no ambiente digital e, em meio a tantos materiais chamativos e atraentes, sua empresa deve conseguir prender a atenção dos usuários para alcançar bons objetivos. Escolher as cores adequadas possibilitará isso, melhorando os resultados em suas estratégias.

Para isso, procure utilizar CTAs atrativos com cores chamativas e atraentes, como amarelo e laranja. Também aproveite o senso de urgência oferecido pelo vermelho e demais cores quentes para atrair os consumidores.

Apenas não se esqueça que os usuários têm suas próprias necessidades e dores, assim como a sua empresa. Dessa forma, suas campanhas devem respeitar sua identidade visual, para aumentar o reconhecimento de marca, e utilizar cores atraentes para as pessoas serem levadas à conversão.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! A Serasa Experian possui diversos materiais úteis para te ajudar a alcançar seus objetivos em suas campanhas de marketing de conteúdo e mais. Continue nos acompanhando!