Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Como conduzir o marketing durante uma expansão de negócios

Confira algumas dicas de como conduzir a estratégia de marketing digital para impulsionar a expansão de negócios.

Como conduzir o marketing durante uma expansão de negócios

Uma das chaves universais para a expansão de negócios é o marketing, que serve como motor desse crescimento. No entanto, sua estratégia sempre deve ser personalizada para se adequar a ele. Conforme uma empresa cresce, é necessário adaptar vários fatores e aspectos da companhia, dentre eles, o marketing. Afinal, em muitos casos, as estratégias que fazem sentido para um negócio de pequeno porte já não funcionam para grandes companhias. Por isso, é essencial não só utilizar um marketing inteligente para crescer, mas também adaptá-lo às novas necessidades de sua empresa. Nesse sentido, há várias adaptações que podem ser realizadas e que garantem que o negócio poderá se expandir de maneira uniforme e eficiente. E é nisso que entra o trabalho do profissional de mídia, que deve compreender sobre o mercado, o público e trazer os insights para o marketing. Para entender melhor, continue com a Serasa Experian. Boa leitura.

1. Faça uma análise de mercado e veja como a marca deseja crescer

A primeira atividade essencial para expandir as campanhas de marketing é estudar o mercado, observar as oportunidades e escolher aquelas em que deseja expandir suas atividades. Quando uma empresa cresce, ela pode empreender em outras áreas e nichos que antes eram inacessíveis, mudando muito o comportamento e perfil do público. Esse estudo possibilita identificar quais são essas oportunidades e avaliar que tipo de marketing é mais adequado para se relacionar com os novos leads. Há até mesmo uma oportunidade de aumento de nicho ou até troca do público-alvo, mas tudo depende de quanto e como a empresa cresceu. Essa análise de mercado acontece por meio:

  • Do estudo do nicho ao qual a empresa já faz parte;
  • Da integração de profissionais como Lead Development Representative (LDR);
  • Do estudo do mercado em geral, além do nicho;
  • Das análises e tendências do mercado nacional e internacional.

2. Entenda a estratégia de vendas e adapte ao meio de comunicação

Conforme seu negócio cresce, é fundamental que as estratégias sejam adaptadas para lidar com sua nova demanda de clientes. Para melhorar a negociação da empresa, nada melhor do que investir em comunicação. Estudar e adaptar novos métodos para se comunicar com os clientes é imprescindível. Aqui, a comunicação tem um papel essencial, pois permite que a organização consiga desenvolver novos métodos para engajar seus leads e prospects. Vale a pena estudar um meio eficiente de como impactar o usuário, pois quanto mais desenvoltura e comunicação direta a campanha tiver, melhor será para realizar abordagens e futuras conversões.

3. Entenda a segmentação de público da marca 

A segmentação está entre os métodos de marketing mais importantes por oferecer um norte para encontrar o público-alvo correto. Durante a expansão da empresa, é necessário entender que esse processo pode mudar e que a melhor estratégia é desenvolver meios de segmentação assertivos. Com algumas adaptações, é possível tornar o segmento mais dinâmico, capaz de lidar com mudanças de público na expansão de negócios. E mesmo quando o nicho em si não varia, talvez a segmentação possa ser levemente alterada. Afinal, é possível segmentar o mercado em várias categorias, como:

  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação comportamental;
  • Segmentação psicográfica.

Analise com cuidado o público-alvo da empresa; veja que tipos de segmentações pode realizar nessa base de mercado e como impactar cada uma. Ter esse conhecimento é um grande auxílio para qualquer organização durante sua expansão de negócios.

Mosaic: para entender sobre a nova segmentação da marca 

A Serasa Experian oferece uma ferramenta indispensável para o estudo do público-alvo e seus diversos segmentos: o Mosaic! Esse recurso tem como principal foco auxiliar empresas a conhecerem seu próprio mercado, especialmente o público e suas possíveis variações e segmentações. Com o Mosaic, é possível:

  • Analisar perfis;
  • Avaliar o mercado;
  • Otimizar a comunicação da empresa.

Além de encontrar segmentos mais precisos e dinâmicos, que possibilitam a expansão de negócios para sua companhia, são recursos essenciais que, quando integrados com um bom marketing, retornam o investimento com mais leads nas campanhas.

4. Compreenda em quais canais de comunicação a empresa vai focar

Existem vários meios de comunicação nos quais os profissionais de mídias podem investir e focar, sendo os principais o e-mail, o celular e os anúncios digitais. O ideal é conseguir abarcar todos eles, mas sempre há aqueles que podem ser evidenciados e focados pela sua companhia. Os diversos canais de comunicação podem ser utilizados tanto para a abordagem e início da venda como para a negociação. Também é possível investir neles para o marketing e trabalhar os leads a longo prazo, especialmente por meio do e-mail marketing. Entre as diversas estratégias para trabalhar os canais de comunicação, destacam-se:

  • Cold Call 2.0 com telefones corporativos;
  • E-mail marketing e mailing;
  • Propagandas e anúncios via Google e outras plataformas;
  • Redes sociais.

5. Veja como os parceiros podem auxiliar na divulgação

Durante a expansão de negócios, ter parceiros que auxiliam a divulgar a empresa é muito bem-vindo, e isso não se refere apenas à marca, mas também aos seus produtos e serviços. A divulgação orgânica é especial e muitas vezes surte mais efeito do que um anúncio pago, portanto, quanto mais contatos e parceiros cultivar, melhor. É claro que esse tipo de divulgação não substitui uma estratégia focada em marketing e propaganda, mas ela tem seu valor. O ideal é utilizar os dois serviços em conjunto. Quanto mais falada for sua empresa, maior será sua autoridade diante do público e melhor será sua consolidação em todo mercado. Entre outros meios de propaganda, vale a pena investir nas plataformas tradicionais como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads.

6. Monitore os resultados e entenda o desempenho 

Por fim, toda estratégia lançada pela sua marca deve ser monitorada, seus resultados devem ser comparados e um balanço sobre o desempenho deve ser feito. Só assim é possível entender se, de fato, essa foi uma estratégia interessante e se sua empresa ainda deve investir nesse mesmo caminho. Para todo tipo de atividade de marketing, é possível criar métodos de análise que verificam se foi uma boa estratégia e contar com toda a equipe para continuarem a execução das ações para a expansão de negócios. Com todos esses recursos e essas 6 dicas imperdíveis, o marketing poderá ser um excelente meio de expandir o negócio, além de ser possível criar campanhas eficazes para crescer as vendas e a empresa. Gostou do conteúdo e quer entender sobre outras estratégias de marketing? Navegue pelo blog da Serasa Experian e confira mais. Até a próxima leitura.

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