No marketing digital, os canais de mídia se tornaram a estratégia mais usada para incentivar novas conversões e audiências. Fazer a escolha das plataformas corretas para o seu negócio, entretanto, não é simples. Para fazer a compreensão ser fácil, apesar de suas particularidades, cada canal oferece benefícios singulares e exerce objetivos direcionados, tudo para maximizar o retorno sobre o investimento.

Neste conteúdo da Serasa Experian, serão explorados os principais canais de mídia paga, como selecioná-los, analisá-los e por que investir nessa estratégia para alavancar suas campanhas. Confira a seguir!

Quais são os principais canais de mídia paga no marketing digital?

Os canais de mídia paga têm diversas opções de plataformas que oferecem soluções inovadoras para as empresas atingirem e captarem seu público-alvo. Confira alguns canais famosos:

1. Google Ads

O Google Ads oferece uma gama de anúncios, que inclui pesquisa, display e vídeos no YouTube, tudo para garantir a presença de conteúdos impactantes nas plataformas. A capacidade do Google Ads de criar campanhas relevantes e interessantes, todas baseadas nas intenções de busca dos usuários, é sua principal vantagem.

Pelo seu kit ter capacidade de criar campanhas específicas para públicos que naturalmente convertem mais, o Google Ads se destaca nessa segmentação de audiência. O lookalike é uma das estratégias poderosas disponíveis no produto, uma vez que ele usa dados de usuários reais para encontrar novos públicos com características semelhantes para ampliar o alcance eficientemente.

Além da excelente otimização da análise e segmentação de público, como a solução de Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas da Serasa Experian, o Google Ads também garante que as campanhas direcionem com precisão e realizem um bom retorno sobre o investimento.

2. Meta Ads (Facebook e Instagram)

Idade, localização, interesses e comportamentos dos usuários são fatores que servirão como base para a empresa direcionar suas campanhas de forma correta com a poderosa ferramenta de segmentação do Meta Ads. Além de ser uma plataforma eclética para campanhas visuais, pois garante maior engajamento, o Meta Ads concede ao utilizador a chance de criar estratégias de segmentação, como a criação de públicos semelhantes (lookalike).

Ampliar o alcance e potencializar os resultados são vantagens de alcançar novos usuários nas plataformas, tendo como base as características do seu público atual. Além disso, o Meta Ads também oferece ferramentas robustas e eficientes para analisar o público e ajustar as campanhas quando for necessário: esse apetrecho otimiza as estratégias atuais, atualiza-as e maximiza os impactos das campanhas.

3. LinkedIn Ads

Essa é uma excelente ferramenta para tomar decisões importantes para os profissionais de todos os nichos, inclusive os mais específicos, como para campanhas B2B;

4. TikTok Ads

Como uma plataforma que está fazendo muito sucesso nos dias atuais, ela consegue oferecer um formato criativo que é capaz de engajar públicos de todas as faixas etárias;

5. Outbrain e Taboola

Para garantir mais visibilidade e engajamento com o público, essas duas plataformas de publicidade são capazes de promover conteúdos variados em grandes portais.

Para lembrar: cada um desses canais de mídia possui suas características próprias para cada tipo de campanha, logo, você deve avaliar os critérios necessários que vão impulsionar sua publicidade, como o orçamento disponível e o seu público-alvo. O marketing pede por um planejamento antecipado e alinhado às suas necessidades.

Como escolher os melhores canais de mídia paga para o seu negócio?

As características do seu público-alvo e as necessidades específicas do seu negócio requerem que a escolha da mídia paga seja certeira, pois são uma das principais medidas a serem dadas para alcançar o objetivo central da sua campanha. Se você quer conversões rápidas e elevar o reconhecimento que o público tem pela sua marca, talvez o tipo de plataforma escolhida possa variar.

Isso acontece porque um ponto muito relevante é conhecer os gostos e as expectativas do seu público-alvo. Se os seus clientes são profissionais de nível elevado, o LinkedIn Ads é mais adequado. Caso as campanhas sejam pensadas tendo foco nos consumidores finais, o Meta Ads e o Google Ads para as empresas são as opções mais coerentes, por exemplo.

Como analisar o desempenho dos seus canais de mídia paga?

Monitorar os resultados obtidos quando a campanha está em percurso é importante para acompanhar os insights e pensar em estratégias alternativas de acordo com o desempenho dos ganhos e perdas. A taxa de cliques (CTR) deve ser uma das principais métricas a ser analisada, uma vez que ela mede a relevância e o quanto seus anúncios atraem os consumidores, além do custo por clique (CPC), que mostra o que foi gasto com as campanhas.

O ROI (retorno sobre investimento) analisa o impacto rentável que foi criado. Aliás, a taxa de conversão é outra métrica para avaliar o sucesso que foi obtido na transformação de cliques em oportunidades reais. Ao analisar tudo isso, é fato que as ferramentas analíticas desempenham insights e outros dados importantíssimos para encontrar erros e melhorar pontos cruciais das campanhas.

Por que investir em canais de mídia paga?

Importante! Esses canais de mídia paga possuem outros benefícios além dos já citados, como maior visibilidade da sua marca. Confira agora alguns motivos pelos quais você deve investir na mídia paga:

1. Gerar mais tráfego para seu site ou blog

Se você quer aumentar o número de acessos e a qualidade do tráfego recebido na sua página, opte por desenvolver campanhas estrategicamente bem planejadas para atrair mais visitantes qualificados e bem direcionados.

2. Alcançar resultados mais rápidos

Diferentemente de outros métodos, como o SEO, que pode chegar a levar meses para apresentar resultados, a mídia paga é capaz de proporcionar um retorno imediato, ideal para campanhas pequenas.

Confira também: Como mensurar resultados e traçar estratégias na era do cookieless marketing

3. Flexibilidade de investimento

Para que você consiga maximizar os retornos enquanto acompanha o desempenho, os orçamentos conseguem ser adaptados em tempo real.

4. Fácil mensuração de resultados

Garanta uma análise precisa do custo-benefício com as ferramentas avançadas apresentadas anteriormente, aliás, você também consegue acompanhar em tempo real cada real que foi investido.

Conte com a Serasa Experian para impulsionar seus resultados!

Aqui na Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, contamos com soluções direcionadas para as suas campanhas de mídia paga a fim de que você obtenha os melhores resultados do mercado! Nossa ferramenta trabalha arduamente para entender as necessidades do seu negócio e trazer estratégias personalizadas ao seu público, tudo realizado com tecnologia de alta eficiência.

Acesse nossa ferramenta de análise de mercado e segmentação de campanhas para turbinar sua estratégia de marketing com o maior parceiro do empreendedor brasileiro! Conte com a nossa inteligência analítica para enriquecer, otimizar e ampliar suas chances de conversão.

Independentemente do seu objetivo no mercado ou em qual segmento está inserido, estamos prontos para auxiliar no alcance das metas. Agora que você já entende tudo sobre os canais de mídia paga para campanhas de performance e sabe qual é a mais adequada para o seu negócio, confira também o que é inteligência analítica e por que ela é tão importante! Até a próxima.