Qual empresa não quer ter a sua página na barra de busca como primeiro resultado do Google? Essa é exatamente a função da ferramenta publicitária Google Ads: colocar os seus anúncios bem na frente dos olhos dos usuários.

Para isso, é importante saber que existem detalhes importantes que você precisa saber durante a fase de planejamento para que sua publicidade chegue ao seu público de forma assertiva, afinal são milhões, senão bilhões de pesquisas diárias no buscador.

Pensando nisso, montamos um guia para te conduzir por essa plataforma que pode impulsionar o seu negócio. Vamos preparar seus anúncios?

O que é o Google Ads?

Basicamente, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade do próprio buscador que coloca os anúncios da empresa em lugares de destaque conforme a pesquisa do usuário. Mas para o direcionamento dos seus investimentos apresentar resultados, é preciso entender como o Ads funciona e quais informações você precisa fornecer ao Google, entenda melhor abaixo.

Como o Google Ads funciona?

O Google Ads irá trazer seu anúncio aos primeiros resultados da pesquisa do usuário, buscando atingir o público adequado para aquela busca. A plataforma do próprio Google Ads é bastante intuitiva, mas vamos adiantar o processo com alguns conceitos resumidos sobre o passo-a-passo para criar o seu anúncio.

Defina seu objetivo

O Google vai ajustar onde seu anúncio irá aparecer a partir do objetivo publicitário:

  • Chamadas: esta opção direciona o cliente para ligar, marcar um horário, agendar um serviço ou fechar um negócio;
  • Visitas à loja: serve para atrair mais visitantes para sua loja física;
  • Ações realizadas no seu site: opte por este objetivo se você deseja que as pessoas realizem transações no seu e-commerce, se inscrevam em listas de e-mail ou preencham formulários.

Onde anunciar?

Você pode optar por anúncios de alcance local ou de alcance global. É muito importante que você tenha bem definido o seu público-alvo, seja ele outra empresa, comerciantes varejistas ou pessoas físicas, para fazer a escolha certa e o seu anúncio ser exibido nos lugares certos: na sua cidade, localizações próximas ao seu estabelecimento, no mundo todo, etc.

Apenas 3 frases curtas

Crie a sua mensagem de maneira clara e direta. Enalteça o diferencial da sua empresa para conquistar clientes com textos persuasivos ou imagens atraentes.

Existe uma grande variedade de layouts para os anúncios e você cria tudo baseado nos seus objetivos de marketing e metas de publicidade.

Orçamento

Você pode ajustar seus investimentos e até pausar a publicidade se julgar necessário. Antes mesmo de você fazer o pagamento, o Google já faz uma previsão com os resultados estimados conforme o valor que você destinou para a publicidade.

O buscador recomenda que você estabeleça um orçamento baseado em empresas de mesmo porte que a sua. Segundo o próprio Google, os resultados começam a dar retorno cerca de um mês depois do investimento.

A hora da publicação

Os seus anúncios serão exibidos quando o algorítimo do Google identificar que a pesquisa dos usuários de alguma maneira está relacionada com o seu produto ou serviço. Além disso, os anúncios são exibidos não só na página de resultados, mas também no Maps e na rede de sites parceiros do Google.

O que são o Google AdWords e o Google AdWords Express?

O Google AdWords e Google Adwords Express são as versões antigas do atual Google Ads. Ambos os serviços foram unidos na plataforma do Google Ads, que possibilitou resultados mais assertivos e individuais em relação às atuais intenções de busca dos usuários.

Tipos de anúncio no Google Ads

O que os anúncios do Google Ads fazem por sua empresa que nenhum outro tipo de publicidade consegue chegar nem perto é a segmentação super específica do seu público, atingindo os usuários com maior potencial de compra com muita assertividade.

Vamos pensar em um exemplo: o que vai dar mais retorno para um pet shop? Um anúncio para 20 mil pessoas de uma cidade inteira, independente de terem animais em casa ou não, ou um anúncio direcionado para 1.000 pessoas que moram na região do pet shop e são declaradamente pais de pet?

Para chegar exatamente onde você precisa, o Google Ads usa 5 tipos principais de anúncios:

Rede de pesquisa

Quando você coloca o anúncio da sua empresa na rede de pesquisa, ele pode ser exibido acima dos resultados de busca quando alguém fizer uma consulta no Google por termos relacionados a uma das suas palavras-chave.

Rede de display

Na Rede de Display do Google, os anúncios visuais de display segmentados ajudam a alcançar os usuários enquanto eles navegam pelos sites que mais gostam, assistem a vídeos do YouTube, conferem sua caixa de entrada no Gmail ou usam aplicativos nos dispositivos móveis.

Google Shopping

Os anúncios no Google Shopping usam os dados dos seus produtos – e não as palavras-chave – para determinar como e onde exibi-los. O algorítimo do Google usa as informações quando a pesquisa de um usuário está relacionada ao produto, exibindo os produtos mais relevantes.

Vídeo

Na publicidade em vídeo, seus anúncios podem ser exibidos isoladamente ou em outro conteúdo de streaming no YouTube e em toda a Rede de Display do Google.

Aplicativos

Os anúncios incentivam o download do seu aplicativo, facilitando a promoção deles nas maiores propriedades do Google, incluindo a Pesquisa, o Google Play, outros aplicativos, o YouTube, o Discover e a Rede de Display.

Publicidade de CPC X PPC

O custo por clique (CPC real) é o valor a ser cobrado por um clique no seu anúncio. A partir ele, é possível calcular também o custo médio por clique (CPC méd.), dividindo-se o custo total pelo número de cliques, e o custo máximo por clique (CPC máx.), ou seja, o valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique.

O pagamento por clique (PPC) nada mais é que o sistema de preços do CPC, ou seja, o valor que será efetivamente cobrado do seu negócio com base nos cliques dados em seus anúncios em determinado período.

Custo do Google Ads

O Google trabalha com um modelo de pagamento por resultados, então o orçamento é definido pela própria empresa, e com base nisso o buscador fará a distribuição dos anúncios.

Conforme o retorno for acontecendo, como cliques de alguém que está procurando sua loja física, ou ficou interessado no seu produto de e-commerce, aí sim você será cobrado, sempre considerando o teto do seu orçamento e sem a necessidade de um valor mínimo de investimento.

Como usar o Google Ads para vender?

O primeiro passo é criar a sua conta no Google Ads. Depois você irá seguir os passos que listamos aqui na matéria para criar a sua campanha publicitária.

Definida a campanha, você vai planejar e organizar o seu orçamento e direcionar seus investimentos nos anúncios que você, baseado em seus dados, acredita ser o mais rentável para o seu negócio.

Quanto tempo dura um anúncio no Google Ads?

A campanha fica ativa no Google Ads enquanto você decidir mantê-la. Você mesmo pode interrompê-la ou retomá-la quando achar pertinente.

Fora isso, enquanto você estiver pagando e deixar o anúncio ativo na plataforma do Ads, o anúncio continuará rodando pela web.

Vantagens e desvantagens do Google Ads

As vantagens são superiores às desvantagens de anunciar no Google Ads, mas vamos listar alguns pontos positivos e negativos a serem considerados antes de planejar e criar suas campanhas:

  • Vantagens: Se destacar no Google, resultados imediatos, público nichado e específico, alta taxa de conversão;
  • Desvantagens: necessidade de domínio de estratégias de marketing e publicidade; conhecimento sobre palavras-chave, custo por palavra-chave; necessidade de regularidade a médio e longo prazo nas campanhas para obter resultados.

Como o Google Ads pode ajudar as empresas?

A principal ideia do Google ao criar a ferramenta do Google Ads é aproximar e facilitar as transações entre usuários e empresas. Todas as empresas que anunciam no Google Ads acabam cedo ou tarde tendo bons resultados, além de obter informações detalhadas sobre as estratégias do seu negócio durante as campanhas.

Mas para isso é necessário que a empresa esteja preparada e com uma equipe capacitada para monitorar e gerar resultados através dos anúncios.

Esses dados, personalizados e baseados em comportamentos, podem ser coletados e analisados com ferramentas como o Mosaic, que gera relatórios com segmentações aprimoradas e exclusivas, baseadas em um banco de dados completo, que permite o cruzamento de referências para resultados otimizados e plurais.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre o Google Ads caso esteja cogitando adotá-lo para a promoção de seu negócio. Até o próximo post!