Em um mercado tão volátil, as gestores de tráfego enfrentam o empecilho desafiador de encontrar maneiras efetivas de converter clientes e impulsionar as vendas. Uma solução que surge como inovadora são as campanhas de performance no Google Ads, uma vez que elas conseguem atingir os objetivos enquanto combinam tecnologia e dados para elevar os resultados.
Este tipo voraz de campanha consegue oferecer uma abordagem quase que automatizada para conectar sua empresa ao público-alvo com o uso de diversos canais, como a busca do Google, YouTube e redes de display. Com o auxílio da inteligência artificial do Google, é viável melhorar seus recursos e aumentar exponencialmente o retorno sobre o investimento (ROI).
Se você deseja entender como funcionam as campanhas de performance, os benefícios que elas oferecem e como implementá-las no negócio, continue na Serasa Experian e entenda mais sobre marketing digital, de maneira clara e descomplicada. Confira a seguir:
Neste conteúdo você vai ver
- O que são as campanhas de performance do Google Ads?
- Quais são os benefícios das campanhas de performance do Google Ads?
- Mas quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
- Práticas recomendadas para o Google Ads
- Como criar uma campanha de performance no Google Ads?
- Soluções de segmentação de público e mercado é na Serasa Experian!
O que são as campanhas de performance do Google Ads?
As campanhas de performance do Google Ads, especialmente o modelo Performance Max, são um tipo de campanha automatizada que usa a inteligência artificial para melhorar os resultados em múltiplos canais. Com foco no suporte das metas que possibilitam a quem anuncia ter foco na publicidade de performance com acesso ao inventário do Google Ads, a Performance Max é um exemplo de campanha desse sistema.
Esse sistema organiza sua campanha de pesquisa segundo as palavras-chave mais atrativas e auxilia que você encontre mais clientes para gerar conversão. Com essa estratégia inovadora, o cenário de anunciar simultaneamente em buscas se torna real, além das redes de display, YouTube, Discover e outros canais do Google: encontre o público certo na hora certa!
Performance Max e IA do Google
O Performance Max usa a inteligência artificial generativa para melhorar o desempenho das campanhas com base em dados fornecidos pela sua empresa. Elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, orçamentos e objetivos, são amplamente usados pelo Google para identificar padrões de comportamento dos usuários a fim de gerar mais conversões. Destaques da ferramenta:
- Automatização: para aumentar a eficiência, o ajuste de campanhas em tempo real é feito;
- Segmentação: o público-alvo é identificado para realizar a ação mais desejada;
- Insights: permite que ajustes baseados em dados aconteçam para fornecer relatórios sobre desempenho.
Quais são os benefícios das campanhas de performance do Google Ads?
É mais do que claro que as campanhas de performance conseguem oferecer benefícios, especialmente para os gestores de tráfego que buscam fazer valer a pena cada real gasto com publicidade. Principais benefícios:
1. Mais clientes e mais conversões em compra
Com a combinação de IA e estatísticas, atingir audiências qualificadas que estão mais propensas a realizar conversões se torna realidade, seja para uma inscrição, compra ou outra ação importante para a saúde do seu negócio.
2. Gera mais valor
Ao melhorar os recursos inseridos em diferentes canais, as campanhas de marketing aumentam o retorno sobre investimento (ROI) em publicidade e tornam possível que você invista estrategicamente para obter os melhores resultados no futuro.
3. Acesso a estatísticas avançadas
As campanhas de performance, além de todos os outros benefícios, também oferecem dados detalhados sobre o comportamento, personalidade e gosto do público e o desempenho dos anúncios. E é indiscutível que esses dados auxiliam na tomada de decisões efetivas e específicas e que refinam suas estratégias.
Mas quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
Além da tão comentada Performance Max, o Google Ads disponibiliza outras opções de campanhas que podem satisfazer os mais variados objetivos, como:
- Campanhas de rede de pesquisa: os anúncios são exibidos nos resultados de busca do Google;
- Campanhas de display: são focadas em banners que aparecem em sites parceiros do Google;
- Campanhas de vídeo: anúncios veiculados no YouTube;
- Campanhas de shopping: ideal para os e-commerces que querem mostrar seus produtos com imagens e preços diretamente nos resultados de busca;
- Campanhas para apps: promovem a instalação de aplicativos.
Como você pôde ver, gestor, cada tipo de campanha atende a finalidades específicas, mas todas podem ser estudadas para criar estratégias eficazes — até mesmo juntamente com o SEO.
Práticas recomendadas para o Google Ads
Para alcançar o sucesso das suas campanhas de performance no Google Ads, é recomendado que você siga as seguintes boas práticas:
- Definir objetivos claros: é importante que você estabeleça metas específicas, como aumentar as vendas, gerar leads ou melhorar a notoriedade da marca;
- Criar criativos atraentes: use imagens e textos que chamem a atenção do público-alvo e que transmitam o valor do seu produto ou serviço;
- Acompanhar os resultados: use o Google Ads, por exemplo, para monitorar o desempenho e ajustar as campanhas conforme a necessidade;
- Investir em segmentação: tenha certeza de que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas corretas, com base em dados demográficos e comportamentais;
- Testar e otimizar: teste diferentes formatos e mensagens a fim de identificar o que funciona melhor para seu público-alvo.
Como criar uma campanha de performance no Google Ads?
Veja o passo a passo para configurar sua primeira campanha de performance:
- Crie uma nova campanha e selecione uma meta: após isso, escolha entre vendas, leads ou consideração de produto e marca.
- Estabeleça os orçamentos: defina o quanto você deseja investir por dia e escolha a estratégia de lances, como o retorno sobre gasto publicitário (ROAS) ou maximizar conversões.
- Organize a campanha: escolha os locais em que o produto ficará em exibição e os públicos que você deseja atingir.
- Crie o grupo de recursos do Performance Max: adicione vídeos, imagens e textos para criar os anúncios automáticos.
- Adicione extensões de anúncio e, depois, publique: inclua o link para o site, chamadas e localizações para enriquecer seus anúncios automatizados.
Soluções de segmentação de público e mercado é na Serasa Experian!
A Serasa Experian oferece soluções para ajudar a sua empresa a atingir o público-alvo correto com as campanhas de performance no Google Ads com a Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas. Com ferramentas tecnológicas para essa pesquisa completa, seu negócio vai conseguir se destacar e aumentar os resultados de forma eficiente.
Agora que você já sabe como as campanhas de performance podem transformar a estratégia de marketing digital de um gestor de tráfego, aproveite para usufruir das dicas e elevar o sucesso do seu negócio a um novo nível. Até a próxima!