Entender como o usuário se comporta no seu site é um passo muito importante para a empresa, nesse sentido, saber o tempo gasto no site e verificar se ele sai muito rápido do conteúdo que entrou é um dado a ser mapeado por qualquer e-commerce.

Todo esse processo gera impactos nas páginas, principalmente quando um usuário acessa uma página e sai logo em seguida. Quando isso ocorre, utilizamos o termo de Bounce Rate, ou, em português, taxa de rejeição. Dessa maneira, entender melhor sobre ela é um passo essencial para a empresa entender como melhorar.

Para compreender melhor sobre esse tema, continue com a Serasa Experian e entenda mais sobre seu significado, importância, como medir e reduzir a sua taxa de rejeição. Boa leitura!

O que significa Taxa de Rejeição?

A taxa de rejeição é uma porcentagem que indica quantas pessoas entraram e saíram do seu site sem realizar nenhuma interação nele, sem rolar até o final, nem mesmo clicar em algum dos links ao longo do texto. Ou seja, é aquele usuário que não interagiu com o conteúdo proposto.

Quando isso ocorre, temos o aumento da taxa de rejeição da página!

Para entender melhor e conferir como está, essa taxa de rejeição pode ser conferida, analisada e acompanhada pelo Google Analytics.

Para o Google Analytics o cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics.

Leia depois: Como é calculado a taxa de rejeição no Google analytics.

Por que é importante acompanhar a Taxa de Rejeição?

Como toda página possui algum objetivo específico, podendo ser uma conversão, uma solicitação de orçamento, a assinatura de uma newsletter ou o download de algum material. Quando o usuário não clica em nada na página, está impactando diretamente essa métrica.

Dessa maneira, é possível ver quais as páginas que estão com maior taxa de rejeição e procurar meios de mudar esse cenário, aprimorando o conteúdo, as imagens, a disposição das informações ou refazer o Call to Action (chamada para ação).

Quando consideramos o tráfego orgânico, uma bounce rate elevada é preocupante, mas há outro ponto de atenção: quando essa taxa está alta após a realização de uma campanha paga, pode ser uma situação ainda mais crítica, visto que a empresa investiu uma quantia de dinheiro e não obteve o resultado esperado em conversões.

Além disso, o Google Ads, atualmente, também considera como está a taxa de rejeição de uma campanha para entender qual é a qualidade do anúncio. Dessa maneira, quanto maior a taxa, menor será o custo pago por clique para ela. Mas, estamos considerando uma campanha que não funcionou, portanto, o anunciante ainda terá prejuízo.

Como medir a Taxa de Rejeição?

Para medir e calcular a taxa de rejeição é um processo bem simples. Para isso você vai precisar da quantidade total de sessões e a quantidade total de sessões sem interações de uma página específica ou do site.

Taxa de Rejeição = (sessões sem interação / total de sessões) x 100

Dessa maneira, se uma página teve 800 sessões e desses acessos, 200 não tiveram interações, podemos concluir que:

Taxa de Rejeição = (200/800) x 100

Com isso, temos uma taxa de rejeição de 25%. Assim, quanto maior essa porcentagem, maior a rejeição. Dessa forma, podemos dizer que essa página está com um alto nível de rejeição.

Entretanto, para compreender melhor a taxa de rejeição é necessário fazer uma análise mais minuciosa, olhando os detalhes e focando em pontos-chave. Dessa forma, é possível identificar com mais assertividade onde está a falha e o que precisa ser aprimorado.

Como reduzir a Taxa de Rejeição do meu site?

Para reduzir a taxa de rejeição a marca pode utilizar algumas técnicas que auxiliam nesse processo, tais como:

  1. Produzir um conteúdo de qualidade, que tira a dúvida do usuário, que seja relevante e responda à intenção de busca. Sem enrolar ou com informações rasas e/ou falsas;
  2. Mantenha o mesmo conteúdo rico sempre atualizado! Afinal, as coisas mudam e podem ser melhoradas, acrescentando conteúdo à página e mudando informações antigas;
  3. Tenha em mente a produção de um conteúdo que seja de fácil leitura, com escaneabilidade, com tamanho de fonte confortável e cores agradáveis;
  4. Trabalhe em um site bom e rápido, que o usuário não precisa demorar muito para acessar e ler a informação que tanto precisa;
  5. Crie os botões e ações da sua página bem visíveis, com intuição, que assim que o usuário visualizar, já consegue identificar para o que é, aumentando a probabilidade de conversão;
  6. Não interrompa a leitura do usuário com pop-ups e lightboxs, fazendo com que ele saia da página;
  7. Não coloquei vídeos com reprodução automática, pois isso também prejudicará a experiência do usuário.

Outro passo fundamental para diminuir a sua taxa de rejeição é entender o mercado atual, verificando como está o dinamismo atual, com isso, você consegue desenvolver mais estratégias de comunicação e melhorar o conteúdo que será disponibilizado na web.

Uma dessas formas de entender o mercado atual é com a solução Audiências Digitais, uma segmentação da Serasa Experian que disponibiliza dados aos anunciantes, focando no atingimento do seu público-alvo no meio virtual.

São uma ótima maneira de entender o espaço, principalmente em campanhas de prospecção em “mar aberto”, quando é um território novo no qual a marca está entrando.

Com essa solução na sua empresa, você consegue executar campanhas com mais qualidade e focadas em um determinado público-alvo.

Portanto, entender como está a taxa de rejeição do seu site é uma das formas de verificar o desempenho dos conteúdos disponibilizados nas páginas, conferindo se devem ser implementadas mudanças e melhorias. Dessa maneira, vale ressaltar a importância da realização de análises periódicas para acompanhar essa métrica tão valiosa para um negócio.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e fique por dentro sobre as taxas e como analisar seu site. Até a próxima!