Os feriados e as datas comemorativas são uma ótima oportunidade de alavancar suas vendas, obter bons insights e até mesmo descobrir potenciais clientes novos por meio de estratégias de marketing, como rebranding da marca, upsell e cross-sell, experiência de usuário, promoções, análise e planejamento.

Por isso, preparamos uma publicação trazendo as datas mais importantes deste mês para dar tempo de traçar planejamentos para campanhas cativantes, criativas e certeiras para o mercado. Vamos lá?

15 de novembro - Dia da Proclamação da República

Apesar de não ser muito atrativa para vendas de produtos, o dia da Proclamação da República é uma ótima oportunidade para alavancar vendas de empresas de turismo.

Como estratégia, o corpo de marketing pode optar por fazer parcerias com outras empresas ou até mesmo influenciadores reconhecidos em redes sociais como o TikTok ou Instagram. Isso ajuda a expandir o alcance das publicações e a agregar ranqueamento em visualizações, conversões de clientes e conhecimento da marca.

19 de novembro - Dia Internacional do Homem

Poucos sabem, mas não é só o Dia da Mulher que é comemorado! O Dia Internacional do Homem também é uma das datas sazonais do 2º semestre 2023 que traz inúmeras possibilidades de captação de novos leads.

Por meio de campanhas temáticas, sua empresa pode aproveitar a data levando em consideração o valor social da ocasião, com conteúdos focados na sua importância, desenvolvendo elementos visuais criativos e cativantes que criam conexões emocionais com o público-alvo, levando-os a presentear algum amigo ou familiar.

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data que merece atenção redobrada, ações sociais e midiáticas, respeito e relevância, ganhando espaço na indução de iniciativas que ajudam a fortalecer a presença da etnia no mundo.

E por que não optar por realizar eventos entre o público e os nomes de respeito que demonstram que a sua empresa faz parte do movimento? Assim, ao transparecer que seus colaboradores abraçam a causa e desenvolvem conteúdos humanizados sobre o assunto, seus negócios ganharão muito mais credibilidade e força social no mercado. Aqui vão algumas opções interessantes:

  • Feiras de livros de autores negros;
  • Mentorias, webinars temáticos, workshops e sponsorship para lideranças negras;
  • Treinamentos, workshops e palestras sobre o racismo, discriminação racial e inclusão étnico-racial;
  • Rodas de conversa por meio de lives, com nomes de referência e influenciadores relevantes;
  • Vendas de produtos que remetem à cultura negra, como turbantes, acessórios, comidas e até mesmo cosméticos.

24 de novembro – Black Friday

A data mais esperada do ano para os consumidores é uma oportunidade indispensável para apostar em estratégias de queima de estoque e prospecção de novos leads para o Natal. Por se repetir todos os anos, vale a pena investir em gatilhos de urgência e exclusividade, aderir a campanhas antecipadas e planejamentos que envolvam:

  • Alinhamento com a equipe e fornecedores;
  • Produtos específicos para a promoção;
  • Descontos em produtos mais comprados;
  • Ofertas em redes sociais com grande tráfego;
  • Frete grátis e brindes exclusivos.

Além desses pontos, você pode enviar mensagens promocionais para clientes de longa data, anunciando a chegada do evento e acesso antecipado a descontos especiais e temporários. Ainda, é possível criar anúncios que garantem exclusividades de ofertas para quem assinar uma newsletter.

Você pode conferir no nosso site um post sobre 10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing e fazer com que essa data seja ainda mais vantajosa para vendas!

22 de novembro – Dia do Músico

Para quem gosta de música, nada melhor do que um dia especial para comemorar, não é mesmo? Aproveite essa oportunidade para interagir muito nas redes sociais, pois elas desencadeiam muito engajamento para quem está ligado com esse tipo de conteúdo.

Faça uma pesquisa com as plataformas mais utilizadas por esse público-alvo e não hesite em criar publicações com impacto visual, boas estratégias de marketing de produtos, anúncios com músicos renomados, parcerias com influenciadores, caixas de dúvidas e muitos outros meios que proporcionem interação do site com os usuários.

Sua equipe ainda pode optar pelo networking com profissionais, campanhas de e-mail marketing e newsletter para seguidores. Ainda, é possível disponibilizar kits de vendas contendo singles, álbuns com fotos, biografia, assinaturas e muitas outras vantagens para o consumidor.

27 de novembro – Cyber Monday

Outra data que vem ganhando espaço é a Cyber Monday, realizada na primeira segunda-feira depois do encerramento da Black Friday para manter a média de lucro e continuar movimentando o estoque, já que normalmente as empresas apresentam uma queda perceptível das conversões após o encerramento das ofertas.

Originalmente, tinha foco em promoções no ambiente do comércio digital, com a continuação de ofertas de notebooks, smartphones, desktops e outros itens de informática. No entanto, passou a abranger categorias novas e diversas, como acessórios de moda, roupas e brinquedos, com a intenção de atrair ainda mais usuários.

A estratégia pode ser a mesma utilizada para a Black Friday, mas como ainda não é tão conhecida e disseminada como a Black, invista em garantir mais visibilidade para essas promoções!

Conheça a solução de análise e segmentação de campanhas da Serasa Experian

Como você viu, essas datas criam ótimas oportunidades para melhorar o marketing e estratégias de mídia para aumentar vendas e visualizações. No entanto, saber para qual público direcionar os conteúdos é essencial para que os projetos sejam bem aproveitados e engajados.

Por isso, as soluções de análise e segmentação de campanhas da Serasa Experian simplificam o alinhamento de estratégias entre os times de vendas, comunicação e crédito. Afinal, elas analisam o seu público-alvo e as regiões de interesse por meio de cruzamento de bases, filtros, geolocalização, segmentação de público e empresas e qualificação de dados de e-mails.

Essas soluções têm como finalidades principais encontrar leads mais qualificados, melhorar o retorno dos investimentos e as ações de mídia, minimizar taxas de rejeição, reduzir o risco de ser interpretado como spammer, melhorar a gestão de carteira e identificar potenciais mercados para expansão, desempenhando um papel fundamental na melhora das estratégias de posicionamento.

Apesar de todas essas dicas serem direcionadas para o mês de novembro em específico, você pode continuar as utilizando em demais datas festivas e feriados nos próximos meses. Sua equipe ainda pode incrementar outras estratégias, como personalizar mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp, monitorar os resultados obtidos e alinhar os valores da empresa com o sentido dessas datas.

E agora, que tal aprender como usar o gerenciador de Anúncios da Meta em 8 passos e melhorar ainda mais o engajamento da sua marca nas redes sociais? Te esperamos!