Sem dúvida alguma, a geração de leads está no topo da lista de estratégias essenciais para uma empresa poder crescer com constância e boas vendas. Quanto mais leads forem gerados, maiores serão as oportunidades de negócios para a organização. Além disso, será mais fácil vender, abordar e negociar com um cliente.

Para conseguir gerar leads de maneira eficiente e com um bom retorno para seu negócio, é preciso que o profissional de mídia saiba onde procurar e como captar para a campanha. É especialmente por meio de "iscas digitais" e canais de comunicação fundamentais que se consegue encontrar esses leads e engajar cada um deles para fazer conversões.

Para entender mais, separamos o que se deve analisar nesse processo. Confira nossas dicas e melhore os seus leads de mercado!

O que é a geração de leads e qual a sua importância?

O serviço de geração de leads se caracteriza por captar clientes em potencial, ou seja, indivíduos que se interessam pela marca, produtos e serviços; o que fundamenta um caminho seguro para o aumento das conversões. Sua importância é vital, pois, sem eles, é impossível que uma empresa cresça e ganhe notoriedade no mercado atual.

Todo lead vem acompanhado de dados a respeito de sua pessoa, seja o seu nome — como pessoa física ou jurídica —, um dado para contato ou, até mesmo, um meio direto de encontrá-la. Para um indivíduo deixar de ser apenas mais um e se tornar um lead, é fundamental que o profissional obtenha alguma informação sobre ele. A partir dessa informação, é possível abordar e investir no potencial cliente. Quanto mais leads, maiores são as oportunidades de crescimento.

Principais canais de geração de leads

Existem canais conhecidos por serem muito importantes para a geração de leads, como as redes sociais e as landing pages. Esses canais são opções seguras para criar uma estratégia eficiente para conseguir novos nomes.

Cada canal oferece seus próprios desafios e vantagens, além de diferenças mínimas, mas consideráveis, no relacionamento com potenciais clientes e sua geração. Por isso, é importante conhecer cada um de maneira individual e verificar qual faz mais sentido para o momento atual de marca. Entenda como:

1. Mídias sociais

As mídias sociais são excelentes geradoras de leads e ainda têm a vantagem de serem plataformas de contato para conseguir conversar e engajar seu público. Suas vantagens são:

  • Permitem uma série de ações de marketing;
  • Fidelizam o cliente;
  • Oferecem um canal de comunicação franco e direto;
  • Proporcionam a criação de uma comunidade.

Ao selecionar as redes e mídias sociais, você tem acesso a todos esses benefícios.

2. Marketing de conteúdo

De todos os métodos de gerar leads, o marketing de conteúdo é um dos mais interessantes. Sua aplicação acontece por meio da produção de conteúdo relevante para o público, seja por meio de artigos, e-books, videoaulas e outros infoprodutos. Essa é uma forma interessante com as vantagens a seguir:

  • Fidelização do público;
  • O lead oferece seus dados de maneira voluntária;
  • Ótimo para o marketing “boca a boca”;
  • Engaja o público com a marca.

A geração de leads por meio do marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais crescem, justamente por conta de todas essas vantagens e benefícios. Essa é a forma menos invasiva para o público, por isso é tão utilizada e apreciada no ambiente corporativo.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das formas mais tradicionais e clássicas de prospectar e gerar leads, pois também possibilita abordar e negociar uma venda, além de oferecer:

  • Meio de contato seguro e direto;
  • Possibilidade de engajar com marketing;
  • Opções para fortalecer os laços com o público.

De todos os recursos disponíveis, o e-mail marketing é um dos mais interessantes e que pode auxiliar em diferentes estratégias.

4. Landing page

Landing pages são ótimas fontes de leads e podem ser aplicadas com diferentes estratégias. Essas páginas têm basicamente como principal função captar leads por meio da criação de um ambiente onde os próprios clientes podem disponibilizar seus dados de maneira voluntária. Entre suas vantagens estão:

  • Leads que oferecem dados voluntários;
  • Páginas chamativas e interessantes;
  • Caminho direto ao lead;
  • Possibilidade de ser recomendada por buscadores.

As atuações de uma landing page são muito vastas. Por exemplo, ela pode ser combinada com o marketing de conteúdo, que oferece um infoproduto em conjunto com a página para engajar o lead, ou mesmo com o e-mail marketing na solicitação de um contato.

5. Webinars

Webinars podem ser encarados como uma espécie de subdivisão do marketing de conteúdo; no entanto, ele é tão vasto e importante que pode ser considerado uma fonte de leads à parte. Um webinar é um evento em vídeo, como um seminário, mas acontece 100% online. É como se fosse um marketing de conteúdo especializado que oferece:

  • Conteúdo de alta qualidade;
  • Possibilidade de apresentar autoridades no nicho;
  • Criação de minicursos.

Essas são algumas das vantagens de gerar leads com um webinar, sempre com foco em oferecer um produto atrativo em troca dos dados do consumidor e seu engajamento. Para setores de marketing que têm condições de criar esse infoproduto, faz total sentido enriquecer a geração de leads com ele.

10 dicas para gerar mais leads no seu negócio

Para gerar leads de maneira eficiente, toda dica é útil, por isso, separamos 10 delas que auxiliarão na comunicação com esses clientes e aumentarão o volume na campanha. E é importante lembrar que não basta tê-los, é preciso prospectá-los e fazer com que comecem a caminhar pelo funil de vendas até realizarem a compra.

Existem diversas estratégias que ajudam a avançar os leads dentro do funil de vendas, passando por todas as etapas, até que estejam prontos para comprar. Para auxiliá-lo, fique com essas 10 dicas fundamentais:

  1. Personalize a captura;
  2. Engaje cada cliente com estratégias de marketing;
  3. Não se esqueça de qualificar;
  4. Invista em tecnologia;
  5. Utilize um profissional LDR;
  6. Aplique várias estratégias de uma só vez;
  7. Tenha mais de um canal ativo;
  8. Nunca descarte um lead, mesmo quando não qualificado;
  9. Personalize a abordagem;
  10. Tenha uma base de dados organizada.

Entenda ainda mais sobre seu público-alvo com o Mosaic

Para qualquer estratégia ser eficaz e atingir o público ideal, é preciso estudo e segmentação de alvos. Afinal, quanto mais desenvolvida for uma campanha, melhor será para a marca e melhores serão os resultados obtidos. Para isso, há soluções do mercado que auxiliam o profissional de mídia a compreender a persona, como o Mosaic.

A ferramenta da Serasa Experian faz a segmentação do público, trazendo dados concretos e corretos para o profissional utilizar no seu dia a dia e desenvolver suas campanhas. Esses grupos são classificados em 11 categorias e 40 segmentos distintos. Para garantir um nível de detalhamento ainda maior na segmentação, a solução combina mais de 400 variáveis para criar clusters precisos do público-alvo.

Com essas dicas, você poderá gerar mais leads e terá mais oportunidades para trabalhá-los, fazendo com que passem pelo funil de vendas. Basta aprimorar as estratégias de vendas e investir em bons profissionais na hora da abordagem.

E lembre-se de que gerar leads é um serviço que deve estar em constante funcionamento na marca. Se um negócio deixa de gerar e abordar potenciais clientes, aos poucos cairá em vendas e o pior pode acontecer com a empresa. Não apenas o seu crescimento depende de novos leads e clientes, como sua subsistência.

Para entender sobre outras estratégias de marketing, acompanhe o blog da Serasa Experian. Até a próxima leitura!