A inteligência de mercado é fundamental para a criação de estratégias, aumento da competitividade empresarial, fidelização de clientes e muitos outros fatores relevantes no universo corporativo. Nesse conceito, é possível utilizar dados para obter insights que ajudam na tomada de decisões dentro de empresas.

Se interessou e quer conhecer mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura e confira os tópicos que a Serasa Experian preparou para você sobre as funções da estratégia, seu funcionamento, vantagens, como aplicar em uma empresa e muito mais. Confira!

O que é a inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é uma área fundamental para o marketing, na qual são coletadas informações relevantes a fim de criar estratégias mais assertivas para o negócio. Esses dados são analisados, sendo essenciais para orientar na tomada de decisões dentro da empresa.

Vale ressaltar que inteligência de mercado e inteligência de negócios (business intelligence) não são a mesma coisa! O primeiro se trata de ações focadas exclusivamente no marketing e no processo de vendas. Por outro lado, o BI é mais amplo e mesclam diversas informações de variadas áreas para aplicar nos negócios em um contexto mais amplo.

Quais são as principais funções da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado pode ter diversas funções em uma empresa. Confira as principais utilizações da estratégia:

- Análise de performance

Com a inteligência de mercado, é possível analisar o andamento de projetos, posicionamento da empresa no mercado, relação com os concorrentes e muito mais. Essa análise permite identificar os pontos a serem desenvolvidos e melhorados dentro nos processos de trabalho da organização.

- Aprofundar o conhecimento do público-alvo da empresa

Os consumidores são exigentes quanto aos seus gostos, serviços ofertados e experiência de compra. Com a análise de dados do mercado, os consumidores se tornam identificáveis e faz com que a empresa entenda os padrões comportamentais dos mesmos.

- Apontar tendências e padrões de consumo

Ao interpretar os dados corretamente, cruzá-los e identificar pontos em comum, a empresa consegue prever tendências do mercado que ainda estão em desenvolvimento. Essa análise ajuda na tomada de decisões e minimiza os riscos.

- Escolha de projetos

A análise de dados permite a identificação de pontos fortes e fracos de projetos. Essa pesquisa faz com a empresa tome decisões quanto a prioridade de cada projeto para direcionar os investimentos. Isso torna o desenvolvimento de projetos mais organizado e relevante.

Além dessas funções existem várias outras aplicações para a estratégia. Dê uma olhada:

  • Identificar e mapear os concorrentes;
  • Antecipar as ações de concorrentes e minimizar prejuízos;
  • Identificar oportunidades;
  • Ajuda a compreender o mercado que o negócio está inserido.

Como funciona a inteligência de mercado?

A inteligência de mercado funciona mediante ferramentas para a análise que permitam segmentar e conhecer melhor o mercado que a empresa está inserido. Além disso, existem outras táticas que permitem o funcionamento da IM. Veja quais são:

  • Monitoramento de mídia;
  • Benchmarking;
  • Análise SWOT(forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
  • Técnica de cliente oculto;

O que faz um especialista em inteligência de mercado?

O profissional de inteligência de mercado é responsável por mapear, segmentar, estudar e realizar pesquisas de mercado. Além disso, esse profissional extrai insights das informações disponíveis, examina a concorrência e identifica oportunidades e ameaças. Tudo isso por meio da análise de dados através de ferramentas específicas.

Um especialista da área pode ter formação em administração, marketing, estatística e ciência de dados. Como grande parte das informações são dadas em inglês, requer que o profissional tenha conhecimento da língua.

Quais são as vantagens da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado oportuniza a criação de muitas estratégias, entender o comportamento do consumidor, avaliar segmentos e muito mais. São diversos benefícios vindos desse conceito. Confira algumas das vantagens proporcionadas:

- Eficiência

Produzir insights aumenta o conhecimento da empresa em relação ao segmento de atuação da mesma. Isso faz com a eficiência das campanhas de marketing aumente e os resultados sejam otimizados.

- Produtividade

A inteligência de mercado é um caminho que leva a produtividade. Quanto mais conhecimento do mercado, as decisões de estratégias e tomadas de ação se tornam mais seguras. Isso faz com que a produtividade da empresa aumente significativamente.

- Força competitiva

As  realizadas com a estratégia de IM, permitem conhecer melhor o mercado e a concorrência. Essas informações aumentam a competitividade para desenvolver soluções estratégicas que aumentam as vendas e o lucro da empresa.

- Inovação

Já vimos que com a estratégia da inteligência de mercado as empresas se tornam mais competitivas. Essa competição promove o desenvolvimento de diversas inovações que buscam revolucionar o mercado e se destacar.

- Fidelização

A inteligência de mercado possibilita conhecer as necessidades, preocupações e gostos dos consumidores quanto aos concorrentes. Pensando nisso, as empresas tem a possibilidade de investir em melhorias que supram esses desejos e necessidades. Essa estratégia atrai novos clientes, surpreende e fideliza aqueles que gostam do bom trabalho.

Como aplicar a inteligência de mercado na prática?

Não existe uma fórmula padrão para aplicar a inteligência de mercado em uma organização empresarial. Pensando nisso, preparamos alguns tópicos que vão te ajudar a implementar essa estratégia em seu negócio. Confira:

1. Defina métricas

As métricas te ajudarão a poupar esforços e decidir quais informações serão relevantes para sua empresa. Seus critérios de seleção podem girar em torno de:

  • concorrência: conhecer a participação de mercado, produtos disponíveis e número de concorrentes;
  • mercado: compreender o tamanho, receita e crescimento esperado;
  • preços: informações que podem te ajudar a precificar produtos ou serviços;
  • público-alvo: conhecer idade, classe social, renda, gastos e entre outros.

2. Escolha suas ferramentas

Após a definição das métricas, está na hora de escolher as ferramentas que serão usadas para coletar e analisar os dados. A escolha varia conforme o objetivo da campanha e estratégia da empresa. Atualmente, existem diversas opções de plataformas de coleta de dados disponíveis no mercado.

Entre elas, o Mosaic, uma plataforma da Serasa Experian que te ajuda a segmentar seus consumidores e conhecer seu público-alvo através de insights valiosos.

A coleta de dados para estruturação dos grupos do Mosaic é feita combinando mais de 400 variáveis da Serasa Experian com outras fontes de informações como entrevistas qualitativas em profundidade.

Para produzir os insights, usamos nosso portfólio de dados, fontes públicas e fornecedores privados de dados que concordam com às políticas internas de fornecedores e regulamentações da Serasa Experian.

Com ele, o empreendedor consegue desenvolver estratégias de inteligência de mercado ao conhecer seu público-alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.

3. Interprete seus dados

Uma vez que os dados foram coletados, está na hora de interpretá-los! As interpretações podem ser feitas manualmente, ou com o auxílio de ferramentas, como o Polis. Essa plataforma da Serasa Experian utiliza a inteligência analítica para realizar estudos, analisar dados e planejar estratégias de relacionamento e vendas.

4. Parta para a ação com base em seus insights

Os dados analisados na etapa anterior entram em prática agora. As pesquisas e insights obtidos são úteis para criar estratégias impactantes e obter resultados positivos para a empresa. As estratégias criadas podem ser de vendas, correção de falhas, implementação de recursos, adaptação de processos e muitos outros.