Realizar a segmentação de público é uma estratégia muito útil, não apenas para as vendas de uma empresa, mas também para uma boa prospecção e direcionamento de estratégias em marketing pelos profissionais de mídia. Com essa divisão, é possível orientar o foco para um grupo específico de clientes de forma totalmente personalizada, otimizando sua experiência e a eficiência de vendas.

Além de ser fundamental para entender melhor o mercado, estudá-lo e definir quais são os próximos passos de campanhas futuras. E quanto mais perfeito for esse recorte do mercado, mais benefícios ele pode trazer para toda a estrutura do marketing.

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Como fazer a segmentação de público e o que analisar para as campanhas?

Para fazer campanhas com segmentação de público, é importante que a empresa conheça o mercado no qual atua, compreenda o comportamento do seu público-alvo e invista em se tornar cada vez mais próxima dele. Essas atividades e pontos de análise são fundamentais para criar uma campanha de sucesso.

A segmentação só é possível quando há um estudo de mercado que fundamente os segmentos escolhidos pela empresa. Nesse estudo, o público é analisado segundo alguns critérios que, para te auxiliar, separamos abaixo. São 6 passos fundamentais que formam um caminho direto até a segmentação, a qual, por sua vez, acelera o marketing digital e oferece melhores oportunidades de venda.

1. Levante os dados demográficos

O primeiro passo para a segmentação de público é verificar quais são os dados demográficos a respeito dos clientes; esses dados formam o que chamamos de segmentação demográfica. Este tipo de subdivisão do público os separa segundo suas características como população, e entre suas divisões mais clássicas estão:

  • Renda mensal;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Escolaridade.

Esses fatores permitem que o público seja encarado de maneira mais específica e que estratégias de marketing mais eficientes sejam aplicadas. Cada campanha criada visa atender um público com necessidades específicas e, por agrupar vários clientes, tem um valor muito mais amplo, embora ainda se mantenha personalizada.

2. Entenda o comportamento do público

Compreender o comportamento do público é fundamental para que uma estratégia de marketing seja aplicada em conjunto com a segmentação. Segmentar, por si só, não pode auxiliar a empresa se o processo não for acompanhado de uma análise de como o seu público funciona, bem como do comportamento do mercado e dos leads.

É necessário investir nesse tipo de análise e estudo, que revela mais sobre as características comportamentais do público da marca. Uma vez estudado, todas as campanhas de marketing têm uma base sólida para serem pautadas, especialmente com foco em engajar os leads e fazê-los avançar nas etapas do funil de vendas.

3. Veja quais são seus interesses e o ticket médio deles

Durante a segmentação de mercado, a empresa deve considerar seus interesses, metas e objetivos, e, antes de começar a investir em campanhas, é essencial verificar o ticket médio dos clientes. Esse dado será fornecido pela mera segmentação de mercado, uma vez que é possível dividi-lo segundo esse critério.

A análise do ticket médio também está ligada a uma etapa importante na forma como a empresa lida com seus leads, que é a sua qualificação. Qualificar significa eleger aqueles que têm as melhores chances de comprar e oferecem uma oportunidade de compra hoje, enquanto os não qualificados não estão preparados para serem abordados.

Aqui se faz necessária uma nota: nunca um lead não qualificado deve ser dispensado. Pelo contrário, esse mesmo cliente pode ter plenas condições de se tornar um consumidor no futuro. Assim sendo, deve ter seu contato colocado na base de dados da empresa para uma abordagem futura.

4. Confira o progresso de jornada do comprador

O conceito de funil de vendas mostra de maneira clara o progresso de um cliente para se tornar comprador da empresa, e esse funil deve ser constantemente analisado pela organização e seus colaboradores. Ao conferir essa ferramenta, é possível saber onde seus leads estão e quais os passos necessários.

Todo lead começa no topo do funil de vendas, que é a parte mais abrangente e que lida com o mercado em geral. Ele deve passar por todas as etapas e chegar até o fundo do funil, onde se estreita e revela os consumidores finais que podem ser convertidos em clientes.

5. Verifique o nível de envolvimento do consumidor

Engajar um cliente é um bem necessário para que o lead se sinta impelido a comprar com a marca, e é fundamental que os profissionais de mídia entendam como cada lead está envolvido com a empresa e na negociação. Por isso, é importante que os colaboradores sejam treinados para identificar esses padrões.

Quanto mais engajados e envolvidos com a organização, mais os clientes se sentem felizes e estão prontos não só para comprar uma vez, como também para retornar. A melhor forma de envolver os leads é por meio do marketing, que, como já sabemos, pode ser otimizado com a segmentação de público.

6. Entenda como é o processo de compra nos dispositivos

Hoje em dia, os dispositivos eletrônicos, como smartphones e outros portáteis, fazem parte da vida do cliente, e é necessário que os profissionais se preparem para desenvolver campanhas personalizadas e adentrarem nessas plataformas. Ao desenvolver uma landing page, por exemplo, é preciso que ela seja rápida e tenha um design eficiente.

Mesmo que seu marketing seja eficiente e leve o cliente até sua página, caso ela demore para abrir, é muito provável que ele a abandone. Tanto a UX do site quanto o seu carregamento devem ser otimizados para todas as plataformas e dispositivos. E não se esqueça dos aplicativos para smartphone, que também são ótimos para sua estratégia.

Por que a segmentação de público é importante?

A divisão do público-alvo em nichos específicos é fundamental para definir quais tipos de clientes podem ser prospectados, agrupá-los segundo suas características em comum e permitir a criação de uma estratégia conjunta. Assim, todos esses clientes podem ser abordados de uma só vez, mas sempre de maneira personalizada.

Esse método poupa tempo para a equipe de vendas, permite que os profissionais desempenhem suas funções com mais desenvoltura, que necessitem de menos esforço e que possam gerar resultados impressionantes. Quanto mais segmentado for o público da sua empresa, segundo critérios bem definidos, mais otimizações serão possíveis no marketing e nas vendas.

Faça a segmentação do seu público com a Serasa Experian

Para realizar a segmentação de público, uma ferramenta indispensável é o Mosaic da Serasa Experian, que permite analisar perfis e avaliar o mercado. O Mosaic é um recurso que torna as possibilidades da empresa muito mais amplas, especialmente na segmentação de mercado.

Com ele, é possível ter acesso a vários insights e informações a respeito do seu público-alvo e realizar novas estratégias e métodos para engajar os clientes. Com o uso da ferramenta, é possível realizar as seguintes operações:

  • Analisar perfis no mercado;
  • Melhorar a comunicação da empresa;
  • Otimizar o desempenho;
  • Avaliar o mercado.

Além das outras soluções disponibilizadas pela Serasa Experian que, sem dúvida, poderão ser importantes para outros setores do negócio, é uma nova forma de aumentar sua capacidade de realizar vendas, marketing e entender o mercado que impacta suas vendas.

Apostar na segmentação de público é essencial para um marketing de boa qualidade ou mesmo para alavancar as vendas. Sem dúvida, é uma atividade que deve ser desempenhada por qualquer companhia que queira se modernizar, crescer e atingir parcelas maiores do mercado.

Para entender sobre outras estratégias de marketing, navegue pelo blog da Serasa Experian e leia outros conteúdos. Até a próxima!