Se você faz parte ou gerencia uma empresa que fornece serviços ou produtos, com certeza, já notou o impacto que as mudanças no perfil de mercado podem causar para todos os setores de uma organização que tem fins lucrativos.

Nesse cenário instável da economia, é imprescindível se adaptar às inovações tecnológicas, aprender a lidar da melhor forma com as adversidades e não abrir mão de ferramentas que otimizam a segmentação, a análise, o monitoramento e a gestão de dados sobre todas as facetas do mercado econômico.

A análise mercadológica é uma dessas estratégias que colaboram fortemente para que as companhias não fiquem para trás por falta de conhecimento sobre as principais tendências, fragilidades e necessidades tanto dos concorrentes quanto do público ao qual os serviços se direcionam.

Foi pensando nisso que nós da Serasa Experian elaboramos um conteúdo que aborda tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Se você deseja melhorar ainda mais o desempenho dos seus negócios sem grandes dificuldades, não perca as nossas dicas!

Afinal, o que é análise de mercado?

Como o próprio nome já insinua, a análise de mercado é uma estratégia que envolve um conjunto de pesquisas e estudos que buscam, principalmente, compreender melhor o mercado em que uma empresa insere ou deseja inserir seus produtos e serviços.

Esta ferramenta é muito utilizada por empresas de todos os portes e segmentos como forma de dividir o público-alvo de maneira precisa, além de se destacar e ultrapassar rapidamente seus concorrentes. Isso é possível a partir dos levantamentos táticos feitos sobre diferentes informações, percepções e comportamentos atuais e tendenciosos do mercado.

De forma resumida, podemos dizer que a análise de mercado busca identificar se as ideias empreendedoras têm potencial para ter sucesso. Por isso, ela pode e deve ser usada tanto por novas empresas quanto por aquelas que desejam lançar novos produtos ou serviços, mudar de localidade e público-alvo ou, simplesmente, trocar seu modelo de negócio.

É indicado que esses estudos sejam implementados antes mesmo que uma empresa comece a atuar. No entanto, sabemos que na prática não é bem assim, e tudo bem!

O importante é agir quanto antes e implementar a análise de mercado na gestão da empresa assim que possível. Afinal, não adianta investir esforços e capital se não existirem consumidores interessados no que se pretende vender.

Para que fique mais fácil visualizar as reais contribuições da análise de mercado, decidimos reservar o próximo tópico para abordar exclusivamente essas questões. Confira!

Qual é a importância da análise de mercado para o marketing?

Você já entendeu que esse conceito consiste em compreender o mercado no qual uma empresa está inserida ou deseja se inserir. No entanto, a análise de mercado obviamente não se restringe apenas a essa ideia. Para os setores de marketing e publicidade, por exemplo, os impactos desse método são importantíssimos.

Entre os fatores que mais se destacam, podemos citar a elaboração de estratégias claras e reais, além de potencializar todo o desenvolvimento dos negócios para que o sucesso do empreendimento seja alcançado. Além disso, outros fatores de igual impacto consistem na capacidade da ferramenta em possibilitar que os profissionais:

  • Entendam quais são as necessidades, dores e vontades reais dos seus clientes, e se essas características correspondem às suas propostas;
  • Identifiquem concorrentes ativos e aqueles propensos a tornarem-se, como atuam no mercado e quais suas estratégias de prospecção, gestão, venda e fidelização de clientes;
  • Avaliem se o mercado em que a empresa deseja entrar é atrativo, interessante e rentável para os negócios e também para o perfil de consumidor da empresa;
  • Verifiquem se existe um nicho para o produto ou solução ofertado;
  • Confiram as chances de aceitação e implementação da proposta da marca no mercado em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, as empresas conseguirão ter uma visão muito mais realista do mercado, baseada em projeções analíticas e com pouca margem de erro. Conhecer melhor o público-alvo da marca também contribuirá para que as percepções atuais e futuras sejam repensadas, gerando mais respaldo ainda para as tomadas de decisões.

Veja por que investir em um estudo de mercado eficaz

Com a lista de vantagens que trouxemos no tópico anterior, com certeza, você pode perceber inúmeros motivos para considerar um possível investimento no estudo do mercado. Mas visualizá-los tão resumidamente pode fazer com que muitos não entendam a real importância de implementar essa análise no dia a dia das empresas.

Por isso, que tal estudarmos melhor esses principais pontos? Continue a leitura e aprenda!

1. Proporciona uma análise profunda sobre o mercado

Muitas vezes, pessoas que querem dar início a um novo empreendimento costumam basear suas tomadas de decisões nas experiências que já tiveram com esse tipo de segmento. No entanto, sabemos que, na prática, as coisas não funcionam dessa forma, não é mesmo?

Passamos da época em que apenas vivências anteriores guiavam o rumo de um novo negócio. Em um mercado cada vez mais volátil e rígido, é essencial estar adaptado às diversas tecnologias e modelos de gestão desenvolvidos para trazer dados reais sobre qualquer setor.

A análise de mercado é um exemplo perfeito para o que estamos falando. A partir de informações sobre a economia, as oportunidades e dificuldades do meio observado, o comportamento do público-alvo e técnicas como a análise SWOT, você consegue cruzar informações de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do que desejar.

Assim, por meio dessa ferramenta, absolutamente todas as empresas têm a oportunidade de serem construídas sobre bases mais sólidas, afinal, é a partir do monitoramento das tendências do mercado que obtemos entendimentos concretos e minimizamos as chances de cometer erros.

2. Traz perspectivas presentes e futuras

Seguindo o mesmo princípio, também notamos que a análise de mercado corrobora para identificar novas oportunidades de crescimento que podem não estar muito evidentes. Mas o que isso quer dizer?

Através de uma análise minuciosa dos aspectos que envolvem a movimentação do mercado, as empresas conseguem identificar o que anda acontecendo em cada segmento específico, além de entender quais são as tendências do futuro e as necessidades não atendidas pelos concorrentes da marca, por exemplo.

A partir dessas informações analíticas, as organizações podem fazer um planejamento estratégico a longo prazo, estabelecer novas metas alcançáveis de acordo com o momento da economia, adaptar seus produtos ou sua forma de atendimento às atuais exigências do público e traçar novas táticas de vendas com muito mais segurança e acurácia.

3. Ajuda a conhecer seu público-alvo

Seja para uma empresa que está dando seus primeiros passos no mercado econômico ou para uma que já é veterana e pretende ampliar seu campo de atuação, é imprescindível conhecer a fundo as dores, as necessidades e os desejos do público-alvo.

Aqui, a análise de mercado também tem papel ativo. Através desse estudo direcionado, é possível que as empresas entendam quais serviços e produtos estão realmente adaptados para atender às mais diversas expectativas e carências dos seus potenciais leads, com base em dados como estilo de vida, hábitos de consumo, faixa etária e afins.

Portanto, não hesite em investir em um estudo de mercado, pois isso ajuda a segmentar o perfil de consumidor de forma precisa, assim como as informações coletadas de forma automatizada e otimizada auxiliam extremamente todo o CRM da empresa.

4. Auxilia no desenvolvimento de campanhas mais eficazes

Essa vantagem é decorrente de todas as outras que elencamos anteriormente. É através da análise de mercado que as empresas conseguem determinar quais canais de marketing são mais eficazes para atingir o público-alvo, seja através de publicidade digital, mídias sociais, marketing de conteúdo, eventos ou outros meios.

Com esses insights, espaços abrem-se para que exista uma alocação eficiente dos esforços e recursos financeiros para canais que realmente têm potencial de gerar retorno sobre o investimento (ROI) e maximizar o impacto das campanhas elaboradas. Além disso, impulsionam as atividades de marketing de conteúdo, fornecendo métricas para que as organizações avaliem o sucesso de suas campanhas.

Assim, elas têm dados suficientes e concretos para ajustar suas estratégias e otimizar a estrutura em tempo real, para então melhorar o desempenho geral das ações e seus resultados em curto, médio e longo prazo.

5. Melhora a tomada de decisões da empresa

Por último, é esperado que todos esses benefícios resultem especificamente na melhora das tomadas de decisões para os gestores e suas companhias, certo?

Afinal, como dissemos lá no início, basear a evolução da organização apenas no que se considera mais adequado no momento e na experiência prévia de anos anteriores de mercado pode comprometer muito o sucesso dos negócios, resultando na possível perda de tempo e dinheiro.

Portanto, a análise de mercado influencia a escolha de um novo mercado-alvo, por exemplo, a definição de estratégias de marketing rentáveis ou até a avaliação do potencial de crescimento da marca entre os concorrentes por meio de indicadores de desempenho, como obounce rate e o NPS.

Agora que você compreendeu detalhadamente cada vantagem dessa metodologia, pode estar se perguntando de que forma ela atinge a competitividade entre as empresas de mesmos setores no mercado e quais são, exatamente, os tipos de mercado avaliados. Se está curioso para obter essas respostas, continue conosco!

De que forma a análise de mercado proporciona ainda mais competitividade?

A competitividade empresarial pode ser definida pelo período em que as empresas de um mesmo setor/segmento competem entre si por um lugar de reconhecimento no mercado, sendo constantemente pressionadas a apresentar melhorias contínuas e inovações para manterem-se bem posicionadas.

A Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, fez estudos recentes sobre essa alta competitividade de mercado para mensurar o impacto entre as empresas. O resultado obtido mostrou que cerca de 19% de pequenas empresas fracassam justamente pela perda de relevância e espaço entre seus adversários.

Esses grandes impactos, tanto positivos quanto negativos, podem ser ainda melhor mensurados com o auxílio da tão mencionada análise de mercado, já que, como dissemos, é uma potente ferramenta que colabora para o monitoramento dos concorrentes e suas principais tendências e falhas de gestão.

Nesse cenário, destacar-se através de diferenciais competitivos é essencial se a empresa quer continuar obtendo lucros significativos e estar à frente de todos os oponentes. Por isso, a inovação e a organização são os pontos-chaves do processo.

Indague-se e leve os seguintes questionamentos para todos os colaboradores da organização: o que podemos fazer de novo para fidelizar ainda mais nosso público e atrair ainda mais consumidores rentáveis? Quais tecnologias precisam estar presentes para potencializar a produção, a organização e o gerenciamento dos negócios?

A partir das respostas obtidas e da comparação com os parâmetros coletados pela análise de mercado, todo o corpo empresarial poderá identificar o que converge e diverge, e, assim, considerar os motivos pelos quais suas ofertas são melhores ou menos rentáveis que as outras, alcançando um patamar no mesmo nível ou ainda maior que o dos concorrentes.

Mas o que de fato deve ser analisado para obter respostas bem direcionadas? Que tipo de mercado deve ser minuciosamente analisado para alcançar os objetivos mensurados? Existem quatro tipos de análise de mercado, e, no próximo tópico, vamos abordá-los com cautela para que você não perca nenhuma informação. Fique ligado!

O que uma boa análise de mercado avalia?

Como forma de segmentar os campos estudados para que a compreensão do quadro geral em que uma empresa está inserida seja ainda mais precisa, a análise de mercado geral foi dividida em duas etapas principais e duas complementares, que são, respectivamente:

  • Análise de gabinete: é um levantamento mais genérico feito pelos próprios integrantes da empresa, com referências públicas de sites, mídias sociais, portais de notícias etc. Aqui, a percepção de mercado é ampla, não sendo possível obter estudos detalhados sobre os assuntos;
  • Pesquisa de mercado: essa é uma análise mais ativa, sendo necessário ir ao campo de atuação para coletar os dados nos quais se tem interesse com a colaboração de clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes;
  • Macroambiente: esse levantamento tem perfil complementar, auxiliando no mapeamento de oportunidades e ameaças com um viés político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal sobre todo o mercado;
  • Microambiente: também com perfil auxiliar, esse tipo de análise foca mais em questões internas e características do mercado no qual a marca está inserida. O método utilizado aqui é o “5 Forças de Porter”.

Assim, essas quatro divisões colaboram para que seja possível desenvolver um planejamento estratégico sustentável e bem estruturado em qualquer plano de negócio, pois atuam como um norte que direcionará as organizações para o alcance dos seus objetivos em todas as esferas.

Agora, que tal aprender como fazer uma análise de mercado completa e potencializar ainda mais os resultados analíticos, financeiros, de marketing, publicidade e de todas as outras áreas que precisam constantemente das informações coletadas por esse método? Pegue caneta e papel, e vamos lá!

Como fazer uma análise de mercado estratégica?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas por gestores e colaboradores de uma empresa para fazer uma análise de mercado estratégica. A escolha deverá levar em conta os objetivos estabelecidos e o tipo de informação que será coletada.

De forma geral, podemos citar as oito mais utilizadas atualmente: pesquisas de mercado, dados secundários, entrevistas com especialistas, tendências de consumo, método SWOT, ciclo de vida do produto, 5 forças de Porter e segmentação de mercado. Veja as principais características de cada uma:

  1. Exploração de mercado: é um método para adquirir informações diretamente do público-alvo da marca, por meio de pesquisas, questionários, grupos focais, feedback e entrevistas;
  2. Análise de dados secundários: consiste em utilizar informações já existentes, como estatísticas, relatórios e dados demográficos, obtidos de fontes como órgãos governamentais e empresas de pesquisa;
  3. Consultas com especialistas setoriais: oferecem insights valiosos sobre o mercado consumidor, com orientações sobre como interagir com líderes, consultores ou executivos de empresas concorrentes;
  4. Observação das tendências de consumo: monitoramento dos principais padrões de consumo e comportamento de compra do perfil de consumidor, contribuindo para a identificação de novas oportunidades para as organizações;
  5. Análise SWOT: ferramenta que auxilia na avaliação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de um negócio ou mercado, com impacto significativo no sucesso ou fracasso de uma empresa;
  6. Ciclo de vida do produto: visa à compreensão de como um produto ou serviço se desenvolve com o passar do tempo, desde sua criação até seu declínio, colaborando para uma visualização mais clara de oportunidades de mudança;
  7. 5 forças de Porter: técnica de análise de mercado que pondera a intensidade de concorrência no mercado considerando cinco forças: poder de negociação dos fornecedores, ameaça de produtos de substituição, poder de negociação dos compradores, intensidade da concorrência entre os concorrentes e ameaça de novos entrantes;
  8. Segmentação de mercado: contribui para dividir o mercado em segmentos menores com base em dados demográficos, como estilo de vida, padrões de compra e requisitos de consumo.

Além disso, é crucial compreender que a análise de mercado deve ser um processo contínuo. As empresas precisam constantemente revisar e atualizar os dados para garantir que as informações permaneçam pertinentes e úteis para o desenvolvimento dos negócios.

Mas, afinal, o que fazer quando todos os grupos do empreendimento se encontram abarrotados de demandas e não têm muito tempo para fazer todas essas análises com atenção e sem margens de erro? Para todos esses processos, o ideal é se adequar à evolução da tecnologia e contar com o auxílio de ferramentas de automação de marketing, que tornam esse trabalho muito mais otimizado e eficaz.

Quer exemplos de quais desses tipos de software utilizar? Então, não perca o último tópico, que preparamos para fechar com chave de ouro nosso conteúdo!

Conheça as soluções de segmentação de mercado da Serasa Experian!

Se você achou que nosso grupo terminaria esse texto simplesmente dizendo que os empresários devem fazer a análise de mercado manualmente, e sem mostrar que existem ferramentas que podem fazer todo o trabalho duro, estava errado.

Nesse contexto, é claro que a primeira e maior Datatech do Brasil não poderia deixar de direcionar seus esforços para tornar o dia a dia das empresas muito mais simplificado, além de dar aquele empurrãozinho para impulsionar ainda mais o crescimento exponencial de cada setor dentro das organizações!

Através da exclusividade dos nossos dados, cada setor encarregado pode cruzar as informações com suas bases, aplicar filtros e usar a geolocalização para chegar exatamente aos detalhes que deseja descobrir sobre o potencial mercado.

O Polis, por exemplo, é uma ferramenta de segmentação de público e regiões, que fornece acesso total a portfólios completo de dados, modelos estatísticos e informações sobre comportamento, hábitos e atitudes de pessoas e empresas antes de ativar suas campanhas de mídia ou ações de vendas.

Já o Mosaic é uma solução mais direcionada para a segmentação de pessoas, que elabora uma clusterização da população pautada nas mais recentes variações sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais.

Com base nos filtros escolhidos e nesses dados, são elaborados modelos estatísticos que classificam, descrevem e apresentam a distribuição geográfica sobre cada perfil de consumidor.

Com todas essas funcionalidades de segmentação, será possível entender quais clientes da sua carteira estão propensos a aceitar novas propostas e a aumentar sua conversão, além de enriquecer e extrair leads para ativar as melhores estratégias das empresas.

Entender o melhor momento de cada cliente para fortalecer, manter ativa e rentável a carteira B2B e B2C e, ainda, otimizar os investimentos em curto, médio e longo prazo também são outros benefícios da nossa solução!

Viu só como pode ser simples elevar os níveis de análise de mercado da sua empresa e a consequente fidelização de clientes e reconhecimento entre os concorrentes?

Com o auxílio do portfólio de dados mais completo do Brasil, da expertise analítica e dos relatórios da Serasa Experian, será muito mais fácil se conectar com consumidores e empresas certas para seu produto ou serviço e enriquecer sua base de dados.

Além disso, com estratégias de marketing bem estruturadas e direcionadas por todos esses métodos, a visibilidade da marca será impulsionada, e muito mais pessoas notarão o impacto da empresa em todas as áreas em que a organização estiver presente.

A Serasa Experian é especialista em oferecer as melhores opções para ajudar PMEs e grandes empresas a automatizarem funções recorrentes, como a segmentação de público-alvo, pesquisa de perfil de consumo, monitoramento de dados e, principalmente, a análise de mercado.

Por isso, não perca tempo! Comece agora mesmo a implementar as melhores ferramentas para impulsionar seu marketing de performance, destacar-se no mercado econômico digital, identificar novas oportunidades de crescimento e não ficar para trás dos concorrentes nos avanços da tecnologia.

E se você gostou deste conteúdo riquíssimo sobre tudo o que envolve a relevância da análise mercadológica, continue ligado em nosso blog, pois sempre publicamos inúmeros conteúdos informativos como este.

Se você quiser ficar ainda mais engajado com formas inovadoras de entender o mercado e o público-alvo do seu tipo de empreendimento, confira agora mesmo nosso guia fundamental de geomarketing para aplicar nos negócios. Te esperamos lá!