Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

5 maneiras de melhorar sua estratégia de lead nurturing

O que é lead nurturing, conceito e sua origem. Como aplicar e ideias de estratégias para engajar leads e nutrir relacionamentos. Confira!

5 maneiras de melhorar sua estratégia de lead nurturing

Como melhorar o uso dos dados para “alimentar o relacionamento” com seus clientes. Todos sabem o quão importante é obter uma vantagem competitiva. O desafio é descobrir como, o que e quando. Uma boa estratégia de lead nurturing pode ser a solução. Lead nurturing, ou algo como “alimentar o relacionamento”, envolve entregar conteúdo relevante e direcionado a potenciais clientes para informá-los de sua marca, produtos e serviços. Assim, você aumenta a propensão de compra. Boa leitura! Leia também: O que é lead: Saiba mais sobre sua definição e importância para gerar mais vendas O que é lead nurturing

O que é Lead Nurturing?

Lead nurturing é uma estratégia de marketing voltada para criar, fortalecer e manter um relacionamento com potenciais clientes ao longo de sua jornada de compra. O termo pode ser traduzido como “nutrir leads” e se refere ao processo de fornecer conteúdos e interações personalizadas que ajudam a educar, engajar e guiar esses leads até que estejam prontos para tomar uma decisão de compra. A ideia central do lead nurturing é simples: ao invés de pressionar por uma conversão imediata, você cultiva a relação com seus leads, respeitando o tempo e o estágio em que se encontram no funil de vendas. Por meio de mensagens relevantes e oportunas — como e-mails segmentados, artigos, cases de sucesso ou webinars —, sua marca se mantém presente e útil, aumentando a confiança e a probabilidade de conversão no futuro.

Origem

O conceito de lead nurturing surgiu como resposta às mudanças nos hábitos de consumo e à evolução do marketing digital. Na era pré-internet, as decisões de compra eram amplamente influenciadas por vendedores e propagandas. Porém, com a expansão da informação online, os consumidores passaram a fazer pesquisas detalhadas antes de qualquer aquisição, buscando opiniões, comparativos e conteúdos informativos. Essa transformação deu origem ao Inbound Marketing, metodologia que atrai e conquista clientes por meio de conteúdos relevantes. Dentro do inbound, o lead nurturing se tornou essencial para acompanhar leads que demonstram interesse inicial, mas ainda não estão prontos para comprar. Ele permite que as empresas mantenham um contato contínuo e significativo, sem serem invasivas. Atualmente, tecnologias como automação de marketing e ferramentas de CRM tornaram o lead nurturing ainda mais eficiente. Por meio delas, é possível segmentar leads, rastrear interações e enviar mensagens altamente personalizadas com base no comportamento e nas necessidades do cliente. Com isso, o lead nurturing evoluiu para um componente essencial no marketing moderno, ajudando empresas de todos os tamanhos a transformarem leads em clientes fiéis. Leia também: Inbound e outbound: o que são, diferenças e objetivos

Cinco maneiras de garantir uma estratégia de lead nurturing adequada:

1. Tenha objetivos definidos Criar uma estratégia de lead nurturing é como construir uma casa. Antes de qualquer coisa você precisa discutir com um arquiteto sobre o que deseja. Com lead nurturing é a mesma coisa. Você deve saber exatamente o que pretende alcançar antes de apertar o botão de "enviar". Confira nosso conteúdo sobre quais KPIs são mais relevantes para o seu negócio. 2. Compreenda seu processo de vendas Conhecer seu processo de vendas influencia seus esforços de lead nurturing e serve para delinear sua estratégia de comunicação. Existe um processo de vendas para cada empresa. Por isso é importante conhecer bem o seu. Isso ajuda a garantir que seus pontos de contato sejam adaptados a cada etapa do ciclo de compra, tornando cada um mais relevante e valioso. 3. Segmente e direcione sua comunicação Você não pode tratar todos da mesma forma. Independentemente do tamanho do seu banco de dados, provavelmente ele inclui clientes atuais, potenciais e ex-clientes. Isso significa que você não pode enviar a mesma mensagem a todos eles e deve usar a sua compreensão do processo de vendas para defini-las. Sem segmentar e direcionar sua comunicação você está afetando o resultado de seus esforços de vendas e minimizando o potencial do seu banco de dados. 4. Importância dos dados A segmentação da comunicação é tão eficaz quanto a qualidade de seu banco de dados. Sem informações precisas sobre seus públicos de interesse você pode acabar prejudicando sua marca ou sua empresa. Invista em um banco de dados adequado e elaborado com base no conhecimento de seu negócio. 5. KPIs Desenvolver e implantar uma boa estratégia de lead nurturing demanda tempo, recursos e muito esforço. Por isso, você precisa ser capaz de medir o sucesso de suas atividades/programa/campanha. Só assim você terá condições de, se necessário ao longo do caminho, identificar problemas e maneiras de ajustar tudo para um resultado mais efetivo.

Conclusão

Investir em lead nurturing é muito mais do que criar campanhas ou disparar e-mails: é sobre construir relacionamentos sólidos e guiá-los com inteligência e propósito ao longo do funil de vendas. Como vimos, definir objetivos claros, conhecer profundamente o processo de vendas, segmentar a comunicação, valorizar os dados e acompanhar KPIs são pilares fundamentais para garantir o sucesso dessa estratégia. Ao implementar essas práticas, sua empresa estará mais preparada para oferecer conteúdos e interações personalizadas que realmente fazem a diferença para o público. No final, o resultado é um ciclo de vendas mais eficiente, leads mais engajados e clientes mais satisfeitos e fidelizados. Lembre-se: lead nurturing não é apenas uma técnica de marketing, mas um diferencial competitivo para marcas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

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