Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Marketing

Instagram para empresas: importância para estratégia de marketing digital

O Instagram Business é uma plataforma para empresas. Uso dessa ferramenta traz vantagens que impulsionam o alcance dos conteúdos, gerando mais visualizações, seguidores e interações. Confira!

Instagram para empresas: importância para estratégia de marketing digital

O Instagram Business foi lançado em 2016, possibilitando que a plataforma se direcionasse para as empresas e fornecendo dados mais profundos e relevantes para as marcas. Essa extensão possibilitou a criação de posts patrocinados, a configuração de perfis empresariais e o acompanhamento de métricas. Essa expansão da plataforma aprimorou significativamente a experiência dos gestores de mídia, proporcionando uma compreensão mais abrangente e melhor desempenho nos resultados. Para as marcas que querem impulsionar a conta no Instagram, fazer a mudança para o Business é essencial. Isso porque ele é projetado para oferecer benefícios que auxiliam a ter maior controle e direcionamento do perfil.

O que é o Instagram Business?

O Instagram Business é uma plataforma direcionada exclusivamente a empresas. Esse modelo possui uma série de vantagens que impulsionam o alcance dos conteúdos, gerando mais visualizações, seguidores e interações. Por meio da plataforma Business, é viável obter informações detalhadas sobre os seguidores, o que possibilita otimizar os conteúdos para aumentar o engajamento. Além disso, essa ferramenta permite a promoção de posts, a venda de produtos e o direcionamento para websites, tudo de maneira mais assertiva dentro da plataforma. Esta é uma opção gratuita para acessar e analisar todas as métricas, permitindo um maior entendimento dos seguidores. No entanto, para impulsionar e anunciar as publicações no Instagram, há custos que variam conforme o investimento desejado.

Como fazer um perfil no Instagram Business

Para criar sua conta no Instagram Business, primeiro é necessário ter uma conta comum no Instagram e ter uma página empresarial no Facebook. Isso porque os anúncios são feitos por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Para a mudança, é necessário:

  • Acesse o perfil do Instagram que já possui conta;
  • Vá em configurações e clique em conta;
  • Encaminhe-se para a opção “Mudar para conta profissional”;
  • Selecione a categoria no qual a empresa se encaixa;
  • Em seguida, escolha entre Empresa e Criador de conteúdo;
  • Ao avançar, conecte a conta com a do Facebook Business;
  • Avance a página e está pronto.

Quais são as vantagens de utilizar o Business para empresas?

Para as empresas que utilizam o Business, ele fornece diversas vantagens que podem auxiliar a ter um maior gerenciamento da conta e, assim, uma melhor performance nas publicações.

Acesso às métricas

O acesso às métricas é uma ferramenta valiosa, permitindo acompanhar o desenvolvimento das publicações e compreender quais conteúdos mais agradam o público. Ao analisar as métricas, é possível identificar os formatos que geram maior engajamento. Os dados fornecidos são completos, incluindo informações sobre as publicações, bem como dados demográficos dos seguidores, como idade, gênero e localização. Além disso, é possível saber os horários de pico na qual a audiência está mais ativa na plataforma. Essas métricas do instragram sobre os seguidores oferecem insights preciosos para criar postagens com melhor desempenho, baseadas no comportamento, nas preferências da audiência e nos horários de maior público ativo.

Ferramenta Promote

Através da ferramenta Promote, é possível transformar as postagens com bom desempenho no perfil em anúncios direcionados. Essas publicações impulsionadas alcançam o maior número possível de pessoas. Com essa ferramenta, é possível selecionar o público-alvo com critérios como idade, localização, idioma e outros, direcionando-se a leads qualificados para o perfil. Os conteúdos incluem um botão de ação que direciona os usuários para o perfil do Instagram, website ou Direct. Pode ter um botão de ação, como “compre agora”, que terá um direcionamento. Essa ferramenta oferece também a opção de definir a duração do impulsionamento da publicação. Além disso, existem botões de chamada para ação, como “Compre Agora”, facilitando a orientação do cliente até a página final de compra.

Conquista de novos clientes

O Instagram Business permite um maior alcance de público em comparação a um perfil comum, por conta dos posts promovidos para um público específico, fazendo com que os conteúdos cheguem em mais pessoas e deem mais visualizações.

Instagram shopping

Com o Business, é possível criar um catálogo de produtos no seu próprio perfil, com descrição, imagem e preço. Facilitando para aquelas pessoas que estão a procura de algo. Por conta dessa ferramenta, o acesso a esses itens direcionam para o site de compra.

Agendamento de conteúdo

Para facilitar a administração da plataforma, o Business disponibiliza o gerenciador de mídias sociais, que permite agendar as postagens. Com ele, é possível ter uma maior organização. Além disso, com esse gerenciador de contas, é possível gerir outras contas em outras redes sociais, como Facebook, YouTube, LinkedIn, X (Twitter), TikTok e Pinterest.

Como deixar um Instagram atrativo

Para conseguir um maior impulsionamento no Instagram é necessário realizar algumas ações, para que, assim, a plataforma seja atrativa para o usuário que a visita, fazendo com que ele acompanhe e siga a conta.

Alinhamento com o público-alvo

Antes de qualquer coisa, saber e conhecer o público-alvo é essencial para entender para quem o perfil será direcionado. Assim, todas as estratégias são voltadas para esse público.

Planejamento

O planejamento é fundamental em todos os aspectos do marketing empresarial, e isso não se altera na criação de conteúdo para o Instagram Business. É essencial planejar as campanhas, os conteúdos e os próximos passos na plataforma para garantir uma maior organização e evitar a desordem no perfil, o que pode afastar os visitantes.

Harmonia nas publicações

É importante compreender que o feed do Instagram é uma vitrine onde as pessoas terão a primeira impressão da página. Uma vitrine desorganizada, com imagens de baixa qualidade, informações desatualizadas na biografia, uma mistura de cores e fontes, bem como tamanhos variados nas artes, pode gerar um impacto negativo nos usuários. Por isso, é essencial que o cliente tenha uma paleta de cores já definida. No caso de marcas de produtos, é recomendável utilizar a tabela de tons alinhada à logo e aos materiais da marca. No contexto de perfis profissionais, estabelecer essas cores é igualmente relevante para criar harmonia nos conteúdos. As cores impactam diretamente na imagem pessoal e profissional, isto é, elas podem conduzir os sentimentos que as pessoas terão sobre o perfil. Elas estão intimamente ligadas à psicologia das cores, desempenhando um papel crucial na transmissão da mensagem e na comunicação da identidade da empresa. Após a definição de cores, explore o perfil dentro desses tons, garantindo a coesão com a mensagem que a marca ou o profissional deseja transmitir.

Criação de conteúdo relevantes para o público-alvo

A criação de conteúdo direcionado ao público-alvo é um fator determinante para manter o interesse dos usuários no perfil. Por isso, ao saber qual é o seu público-alvo, trabalhe as postagens para ele, já que são esses usuários que impulsionam o engajamento nos posts. Crie conteúdos que possam acrescentar um conhecimento novo a esses seguidores. Por exemplo, no caso de um perfil de maquiagem no Instagram, publicações como tutoriais sobre delineado, dicas para aumentar o volume dos lábios e recomendações dos melhores produtos para pele negra são exemplos de materiais.

Postagem de Reels

Atualmente, os conteúdos em vídeos são os mais assistidos, gerando 30% mais vendas do que os conteúdos em fotos estáticas. Esses materiais conseguem ter um aumento de 40% no engajamento do que outros posts. São bilhões de usuários assistindo aos reels e rolando a página por horas. Além de ser um conteúdo que tem mais probabilidade de aparecer para desconhecidos, ele gera mais impressões na plataforma e aumenta as chances de viralizar. Apesar desse grande alcance, poucas pessoas o utilizam em relação aos outros formatos de publicação, sendo essencial trabalhar com essa ferramenta.

Interaja com os seguidores

A interação desempenha um papel fundamental em qualquer perfil, por demonstrar aos seguidores que são valorizados. Responder aos comentários, inclusive os negativos, é uma forma de mostrar atenção às pessoas que se dedicaram a interagir com a empresa. Conteúdos no story também é outra forma de interação, com enquetes, caixinhas de perguntas, reações e outros. Isso fortalece a relação de marca/profissional com o seguidor. Para aprofundar a interação, caso for um perfil com intuito de venda, mande mensagens no direct, avisando sobre promoção e enviando cupons. Todas as interações com os seguidores são válidas para uma forma de aproximá-los.

Tenha um tom de voz definido com a persona 

Ter o tom de voz de acordo com a persona da marca é essencial para o fortalecimento da identidade da marca e para uma conexão mais profunda com os seguidores. Além de auxiliar no posicionamento. Cada marca muda conforme a sua persona. Se o segmento comunica homens de mais de 30 anos, a linguagem será diferente de marcas que buscam se comunicar com jovens de 20 anos. Ter essa linguagem definida faz com que o seguidor sinta-se mais próximo da marca.

Faça artes e legendas estratégicas 

Com o tom de voz definido, se torna mais simples a missão de se comunicar com o público-alvo nas legendas e artes. Outro ponto importante é criar textos cativantes com a interação entre o leitor e a empresa, bem como uma chamada de ação para o seu objetivo, seja venda ou para acompanhar o conteúdo. O uso de hashtags também podem auxiliar para alcançar mais pessoas.

Consulte a solução da Serasa Experian

A Serasa Experian possui o maior portfólio de dados do país, com grande expertise analítica. Com as nossas soluções, é possível ter uma melhor taxa de conversão com leads mais qualificados. Conhecendo a fundo o segmento do mercado e o público, você pode ter um melhor relacionamento com seus clientes para expandir o mercado. Para conhecer melhor sua audiência, melhorar a qualidade de dados e ter maior segmentação nas ações, confira a Análise de Mercado e Segmentação de Campanhas. Com essa solução a empresa pode ir muito além e se sobressair no meio dos concorrentes. Conheça!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.