Aquele ditado "quem não é visto não é lembrado" faz muito sentido quando estamos falando da métrica de impressões do Instagram. Afinal, quanto maior for esse número, maior será o reconhecimento da marca, ou seja, mais notada ela será.

Mas para ter boas impressões e ser mais reconhecido na rede social, é preciso entender, de fato, como ela funciona e como os dados são metrificados. Assim, com esses números, você pode analisar melhor como anda suas campanhas e entender o que está dando certo e quais processos podem melhorar para, consequentemente, crescer ainda mais por lá.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos visando te explicar melhor sobre as impressões do Instagram, para que servem, como verificá-las e muito mais. Para compreender melhor, continue conosco e aproveite a leitura.

O que são as impressões do Instagram?

As impressões são um compilado de quantas vezes as postagens foram vistas, seja em formato de foto ou vídeo. Além disso, o termo "impressões" pode ser vinculado tanto para conteúdos no feed como para os stories, ou seja, abrange toda a rede social.

Diferentemente de outras métricas, as impressões contabilizam todas as vezes que a postagem foi vista, ou seja, se alguém voltou a ver a postagem dez vezes, terá mais dez impressões na métrica.

Quer entender mais sobre as outras métricas do Instagram? Acesse e confira quais são, suas características e aprenda como as usar!

Para que servem e como funcionam as impressões do Instagram?

As impressões funcionam como uma ferramenta para os perfis analisarem como está o seu desempenho na rede social, ou seja, por meio dela, conseguem entender se o conteúdo criado e postado está indo bem e quanto foi o público atingido.

Dessa maneira, é possível entender se estão no caminho certo ou se devem procurar por alguma estratégia que seja mais assertiva e desempenhe melhor.

Ainda, é possível verificar que uma postagem específica deu certo e teve muito mais interação, sendo uma percepção do que os usuários gostam, passando, assim, a produzir mais conteúdos similares. Isso porque podemos analisar o período com pico com o que foi postado na mesma data.

Como ver impressões no Instagram?

Para ver como estão as impressões da conta, o usuário precisa ter o perfil comercial — o que é bem simples. Basta acessar as configurações da conta e mudar para o ramo específico que a sua empresa se situa.

Com isso, você deve ir ao perfil principal e clicar no botão "Insights". Na nova tela, você verá como foi a movimentação dos últimos dias, sendo possível filtrar por 7, 17, 30 ou 90 dias.

Dessa maneira, a rede social mostrará a quantidade de pessoas que você alcançou e qual foi o crescimento desse período, apontando informações, como:

  • Contas alcançadas;
  • Contas com engajamento;
  • Total de seguidores conquistados.

Ao selecionar o tempo que deseja analisar, a ferramenta irá filtrar apenas as publicações do período, garantindo que você compreenda o que fez nesse meio tempo.

Qual a diferença entre impressão, alcance e engajamento?

Você viu que tem alguns parâmetros diferentes na parte de impressões, certo? Mas afinal, o que cada uma delas realmente quer dizer? Veja as diferenças e entenda melhor como cada um deve ser analisado:

  • Alcance: é o número total de pessoas que viram as postagens, independentemente da quantia de vezes;
  • Engajamento: é alguma ação que ocorre na publicação, ou seja, se teve curtidas, salvamentos, comentários ou compartilhamentos;
  • Impressões: é o número total de visualizações que as publicações tiveram.

Para se ter boas impressões, depende muito do alcance e do engajamento que a conta tiver. Assim, é fundamental alimentar diariamente e ter um fluxo correto de postagens.

Com isso em vista, o profissional de mídia deve ter um bom entendimento do público-alvo e garantir que as publicações estejam alinhadas com as contas que usufruem do tema. Caso contrário, todo o planejamento será em vão e as impressões ficarão baixas, consequentemente, o perfil não crescerá como deveria.

Como aumentar as visualizações da minha rede?

Para ter mais impressões, o seu conhecimento sobre a sua persona e público deve ser mais assertivo, com amplo conhecimento a respeito de tom de fala, idade, ticket médio e os tipos de interesses das pessoas.

Para isso, você pode contar com a Audiências Digitais, uma solução de segmentação de público da Serasa Experian. Com ela, é possível criar campanhas e publicações com mais assertividade e conseguir atingir, de fato, o público que está buscando, tendo maior engajamento e aumentando as impressões da marca.

Portanto, o profissional de mídia deve estar sempre atento aos números da rede social, entendendo e tirando várias percepções ao longo dos períodos para compreender como está o andamento do perfil, se está crescendo e o que ele fez para o número aumentar.

Gostou deste conteúdo? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e veja como aumentar o seu alcance e ter mais reconhecimento nas suas redes sociais. Até logo!