Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

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Consignado | Cadastro Positivo

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Tentativas de Fraudes

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Percentual das empresas ativas 32.8%

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Percentual da população adulta 47.8%

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Atividade do Comércio

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Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

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Como usar a linguagem corporal nas vendas? 8 dicas

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal que é essencial dominar para ajudar nas vendas e relacionamentos profissionais. Confira!

Como usar a linguagem corporal nas vendas? 8 dicas

A linguagem corporal é essencial para as vendas, sendo, muitas vezes, determinante para um comprador fechar negócio contigo. É por meio dessa linguagem que um profissional consegue atribuir mais autoridade para si. Além disso, essa forma de expressar pode abrir portas no mercado de trabalho. Quer aprender como aproveitar ao máximo a linguagem corporal nas vendas? Continue a leitura e entenda mais sobre a comunicação não verbal no mundo profissional.

O que é linguagem corporal?

A linguagem corporal é a forma que o corpo se expressa, também chamada de comunicação não verbal. São expressões, gestos, movimentos, postura, olhar, entre outros. Essa comunicação não verbal pode ser interpretada de diversas maneiras pelos outros que observam, podendo ser algo positivo ou negativo. Dessa forma, a linguagem corporal impacta diretamente no relacionamento profissional e na visão de outras pessoas sobre você.

Qual é a importância da linguagem corporal?

A linguagem corporal é importante, pois complementa a linguagem verbal, e pode até passar mais sentidos do que as falas e ter mais impacto. Sendo assim, a linguagem verbal e a corporal fazem uma junção entregando um significado na comunicação. Além disso, a não verbal pode adicionar informações na comunicação e transmitir emoções, atitudes e comportamentos. O corpo consegue revelar emoções verdadeiras, como sentimentos de alegria, medo, tristeza e outros. Portanto, entender as nuances da linguagem corporal é essencial para exercer controle sobre nossa própria comunicação e expressar o que desejamos. Isso nos permite não apenas ocultar sentimentos de medo ou nervosismo, mas também é crucial para transmitir confiança.

Quais são os principais exemplos da linguagem corporal?

Existem movimentos clássicos na linguagem corporal que são facilmente interpretados por outras pessoas, revelando o que a pessoa está comunicando ou querendo expressar. Vamos conferir algumas dessas movimentações e seus significados:

1. Olhar desviado

O olhar desviado pode ter diversas interpretações, como desinteresse, intimidação, medo ou vergonha. Em contextos profissionais, esse comportamento pode ser mal interpretado, criando um distanciamento entre cliente e vendedor.

2. Mãos na cintura

Colocar as mãos na cintura pode indicar impaciência ou um desejo de resolver rapidamente um assunto. Esse gesto é comumente observado em situações como filas, onde as pessoas estão ansiosas pela sua vez.

3. Má postura

A postura corporal é uma forma poderosa de comunicação, podendo demonstrar insegurança e falta de profissionalismo. Uma postura inclinada ou relaxada pode transmitir uma imagem negativa, indicando desinteresse ou falta de comprometimento com o desenvolvimento profissional.

4. Coçar a cabeça

Embora pareça um gesto simples, coçar a cabeça está associado à dúvida, indecisão e confusão mental. Muitas vezes, as pessoas realizam esse movimento de forma inconsciente.

5. Braços cruzados

Cruzar os braços pode indicar dúvida, indecisão, insegurança, desconforto ou até mesmo uma atitude defensiva. Essa postura pode criar uma barreira física e emocional entre a pessoa e seu interlocutor, transmitindo uma sensação de fechamento ou falta de receptividade.

6. Morder a boca

Morder a boca é frequentemente um sinal de nervosismo, tensão, preocupação ou ansiedade. Essa ação pode indicar que a pessoa está enfrentando uma situação estressante ou desconfortável e está tentando controlar suas emoções.

7. Testa contraída

A contração da testa é um gesto que sugere dúvida, tensão ou nervosismo. É comum observar esse comportamento em situações em que a pessoa está enfrentando um desafio ou tomando uma decisão difícil.

8. Movimentação excessiva

A movimentação excessiva do corpo indica agitação e nervosismo. Pode incluir gestos rápidos, inquietação e dificuldade em manter uma postura estável. Essa agitação pode refletir um estado interno de ansiedade ou preocupação.

Veja 8 dicas para melhorar sua linguagem corporal para vendas

A linguagem corporal para as vendas é muito importante, pois é por esse conjunto de características da comunicação que um cliente irá ter uma visão sobre você, assim ele pode ter maior confiança em sua palavra ou descredibilizar por conta da sua linguagem não verbal. Sendo assim, todos movimentos, expressões e características aparentes contribuem para a impressão que você irá transmitir aos seus clientes. Por isso, dominar a linguagem corporal não apenas ajuda a fechar negócios, mas também estabelece você como um profissional de respeito e confiança, além de ser uma vantagem competitiva. Quer saber como projetar a melhor imagem possível aos seus clientes? Confira nossas dicas abaixo!

1. Boa postura corporal

Manter uma boa postura transmite uma imagem de autoridade e profissionalismo, o que pode ajudar a construir confiança com clientes e com outros profissionais.

2. Conversa olho no olho

O contato visual demonstra interesse e sinceridade na comunicação. Sendo assim, ao fazer contato visual durante uma conversa, você estabelece uma conexão mais forte e mostra que está envolvido na conversa.

3. Aperto de mão firme

Ao cumprimentar um cliente com um aperto de mão firme, você demonstra maior autoridade e cria uma impressão positiva desde o primeiro contato. Um aperto de mão firme transmite confiança e determinação, mas, lembre-se, firme não significa que será um aperto de mão forte e desagradável.

4. Uso de vestimenta adequada

Escolher roupas adequadas para o ambiente profissional mostra cuidado com a aparência e respeito pela ocasião. A roupa também é uma linguagem não verbal, sendo assim, uma boa aparência influencia positivamente as percepções dos outros sobre você. Além de ser a primeira impressão que uma pessoa terá sobre você, o que ajuda nos próximos passos da comunicação.

5. Use as mãos ao falar

Gestos naturais com as mãos ao falar podem enfatizar pontos importantes e tornar sua comunicação mais envolvente. Além disso, usar as mãos pode ajudar a transmitir suas ideias de maneira mais clara e persuasiva. Porém, essa dica deve tomar um cuidado para não gesticular demais e parecer nervoso.

6. Mostre-se atento 

Demonstrar interesse pelo que o cliente está dizendo é essencial para construir relacionamentos sólidos e demonstrar o respeito. Para isso, mantenha-se receptivo e responda e faça perguntas relevantes para mostrar que você está verdadeiramente interessado na conversa.

7. Tenha afeição simpática

Mostrar simpatia e empatia em suas interações profissionais pode criar um ambiente mais positivo e colaborativo. Por isso, seja amigável, sorria com sinceridade e demonstre interesse pelos outros. Essa atitude pode ajudar a fortalecer as conexões. Afinal, ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa que tem a cara fechada e demonstra antipatia.

8. Demonstre confiança

Sempre mostre confiança, tanto na linguagem não verbal quanto na verbal. Junte todas as dicas anteriores para atrelar a comunicação e transmitir confiança através da mensagem. Respire e fale com calma para não gaguejar. Lembre-se sempre dos detalhes importantes para a conversa, voz firme, postura e atenção. Seja sempre amigável no ponto certo com suas relações profissionais. Esse conjunto de dicas de comunicação não verbal e verbal, atrela ao profissional um perfil de liderança. Então, se você busca um cargo mais alto e maior respeito, todos esses pontos são essenciais para adquirir no seu comportamento. Gostou das nossas dicas de como usar a linguagem corporal nas vendas? Aqui na Serasa Experian, você encontra diversos conteúdos úteis para ajudar na sua caminhada profissional. Navegue pelo nosso site e descubra ainda mais sobre o mundo do empreendedorismo.

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