Dezembro é o mês mais aguardado pela maioria das pessoas e aquele que traz a animação de férias e festas. Para as empresas, de modo geral, é o momento de aproveitar o clima natalino para impulsionar vendas e criar promoções para potencializar suas vendas.
Apesar de ser um mês em que todo mundo pensa nas festividades, dezembro tem apenas um feriado nacional, que é o dia 25, o Natal. Os outros dias de festas, como o dia 24 e o dia 31, são facultativos.
Seja para impulsionar vendas, posicionar sua marca de maneira estratégica ou fidelizar clientes, entender como desfrutar de cada momento do calendário de dezembro de 2025 é indispensável. Aqui, você vai entender como preparar o seu comércio com ideias criativas para transformar o último mês do ano em conversão.
Se temos apenas o Natal como feriado, todas as campanhas vão ser direcionadas para ele? A resposta é não. Existem outras oportunidades que podem ajudar a sua empresa a converter com um marketing bem feito. Continue neste post e confira como fazer campanhas para além do Natal conosco! Entenda:
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
- Oportunidades de campanhas para datas comemorativas
- 1º de dezembro: dia internacional da luta contra a AIDS
- 8 de dezembro: dia da família
- 22 de dezembro: início do verão
- Campanhas criativas para o Natal
- 1. Faça promoções especiais
- 2. Alimente suas redes com conteúdo temático
- 3. Crie produtos ou embalagens personalizadas
- 4. Sorteios natalinos
- 5. Crie cupons de desconto
- 6. Mostre seu diferencial
- Como planejar a minha campanha para o Ano Novo?
- Todas as datas comemorativas de dezembro
- Outras oportunidades de campanha para o fim de ano
- 01/12: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
- 02/12: Dia Nacional do Samba
- 07/12: Dia da Aviação Civil
- 08/12: Dia da Família
- 12/12: Cobertura Universal de Saúde
- 15/12: Dia do Arquiteto
- 31/12: Réveillon + São Silvestre
- Saiba como conhecer seu público-alvo com a Serasa Experian!
Oportunidades de campanhas para datas comemorativas
Para você que quer ir além das campanhas de Natal, vamos entender quais são as datas comemorativas que você pode utilizar em dezembro em seu segmento. Confira:
1º de dezembro: dia internacional da luta contra a AIDS
O mês começa com um assunto muito importante voltado para a saúde. Apesar de não estar ligado às festividades, é uma pauta que pode ser trabalhada, dependendo do seu segmento. Então, pensamos em campanhas voltadas para ramos da área da saúde, como farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios.
Esse tema é importante para todos, então considere criar campanhas para conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames e formas de prevenção contra a AIDS. Use banners nas suas redes sociais e promova projetos sociais que ampliem o conhecimento sobre a doença para alcançar mais pessoas e consolidar as vendas.
Além disso, pense em campanhas extras para combater o preconceito enfrentado por quem vive com HIV. Para atrair mais clientes com essa medida, ofereça descontos nos exames ou até consultas grátis: mesmo que não gere um lucro imediato, esses clientes podem se tornar fiéis no futuro por presenciar a boa ação.
Essas campanhas ajudam a fortalecer a sua marca ao aumentar sua credibilidade e tornar sua empresa mais conhecida e respeitada. Então, se o seu segmento está ligado à saúde, pense em campanhas que podem impulsionar a sua marca, trazendo mais olhares para ela.
8 de dezembro: dia da família
Para esse dia, faça uma campanha que mostre como a sua empresa preza pela família, com a ideia de que família pode ir além daqueles que são de sangue, abrangendo famílias adotivas, amizades e comunidades. Crie algo que seja emotivo e envolvente, como vídeos e textos com histórias sobre o significado da família.
As campanhas servem para fazer com que a sua marca seja lembrada e vista pelas pessoas, com conteúdos que ficam na mente e são emocionais. São ações que criam conexões com os consumidores, como o marketing de relacionamento.
Uma campanha interessante para sua marca é pensar em interações com desafios relacionados à família, em que é pedido para as pessoas postarem uma foto com a sua família e marcarem a loja nas redes sociais. Essas são ações que fazem a sua marca se tornar mais conhecida e obter interações e visualizações, o que pode impulsionar e trazer possíveis novos clientes.
22 de dezembro: início do verão
Criar campanhas para o início dessa estação, marcada pelas férias, é uma oportunidade de criar um relacionamento com os clientes e promover os produtos relacionados ao período. Diversos segmentos podem aproveitar esse dia para promover suas campanhas, como lojas de roupa, parques aquáticos, lojas de biquínis, hotéis, agências de turismo, sorveterias, lojas de departamento e outros.
Para essas campanhas, você pode pensar em oferecer descontos em produtos sazonais e serviços. Crie conteúdos que sejam atrativos, que tenham cores quentes, que remetam a essa estação. O sorteio é uma das campanhas que mais fazem o público interagir com a marca, então, pense em algo que o seu consumidor gostaria de ganhar e que o faria participar da ação.
Por exemplo, se você tem uma sorveteria, faça uma publicação perguntando o sabor favorito dos clientes e sorteie um pote de sorvete ou um voucher da loja. Além das campanhas, você pode postar dicas em suas redes sociais para o verão, como receitas refrescantes, roupas ideais para sair no calor, dicas de viagens e muito mais.
Produzir conteúdos dessa maneira envolve os consumidores e os mantém interessados, mesmo sem foco em vendas. Isso fortalece a conexão emocional com o público, destacando a diversão, o relaxamento e o bem-estar associados ao verão.
Campanhas criativas para o Natal
25 de dezembro é o dia em que todos os segmentos se alinham para faturar. Por conta do Natal, as vendas de dezembro aumentam intensamente, sendo 4 vezes mais lucrativas do que a Black Friday. Dezembro é o mês com maior número de vendas do ano!
É uma data cheia de tradições, como a troca de presentes, roupas novas, amigo secreto, ceia à meia-noite e muito mais. Com as campanhas certas, você terá um aumento na taxa de conversão.
1. Faça promoções especiais
Existem diversas marcas tentando impulsionar o seu negócio nesse período do ano, então, se diferencie e ofereça os melhores preços aos seus clientes. As promoções especiais chamam a atenção de quem está à procura de um presente. Esse tipo de promoção pode até incentivar pessoas que nem estavam à procura de um item específico.
2. Alimente suas redes com conteúdo temático
Mostre que você se preparou para essa data além das promoções. Para isso, publique conteúdos natalinos, como dicas de presentes, como fazer a decoração de Natal e receitas especiais. Isso ajuda a empresa a se manter alimentada com materiais relevantes para o consumidor.
3. Crie produtos ou embalagens personalizadas
Os produtos temáticos de Natal fazem sucesso. Um item que está há muito tempo parado no catálogo, com uma embalagem diferente, criativa e com temática natalina, faz total diferença para o consumidor.
Os clientes gostam da personalização para esse período do ano, pois é mais chamativo para presentear. Complete enviando cartinhas de “Feliz Natal” demonstrando carinho aos clientes.
4. Sorteios natalinos
Todo mundo gosta de ganhar presentes de graça, e o sorteio oferece essa oportunidade, além de ser uma forma de interação com os consumidores. Sendo assim, pense em um sorteio interessante para esses clientes que esteja relacionado com a data comemorativa do Natal.
5. Crie cupons de desconto
Cupons de desconto têm alta adesão no e-commerce. Antes de lançar a ação, avalie se sua operação comporta esse incentivo e defina regras objetivas: período de validade, público-alvo, canais de uso e limite por pessoa.
Comece revisando o orçamento para calcular o percentual máximo sem afetar a margem. Em seguida, escolha os formatos para a data comemorativa — porcentagem, valor fixo, frete reduzido, desconto progressivo, primeira compra ou recompra — e registre os critérios de aplicação.
6. Mostre seu diferencial
Mostre que o seu negócio possui o melhor atendimento aos clientes, com horários especiais de funcionamento, entregas mais rápidas e respostas ágeis nos canais de comunicação.
O público, nesse período, está sempre com pressa de ser atendido: mostrar um atendimento ágil faz a diferença, pois faz os consumidores optarem pela sua marca.
Pensando nesses pontos, lembre-se de campanhas que beneficiem o público para que eles se tornem fiéis ao seu negócio e adquiram conexão com o lugar. Faça campanhas que espalhem o clima natalino e transmitam alegria!
Como planejar a minha campanha para o Ano Novo?
O Ano Novo não se encaixa no feriado de dezembro, mas se você quer fazer alguma campanha para essa data, deve começar antes. Se em dezembro estamos trabalhando com o tema de Natal, como vou iniciar as ações do Ano Novo?
Na semana entre o Natal e o Ano Novo, comece suas campanhas direcionadas ao 1º dia do ano. Porém, antes disso, faça um planejamento estratégico para alinhar essas campanhas.
O primeiro a se fazer é pensar que o Ano Novo é um dia de festa, alegria, boas energias e, o mais importante, planos e metas que se iniciam! Pensando nisso, junte essas ideias com seu segmento e crie algo atrativo para colocar em prática.
Todas as datas comemorativas de dezembro
Se você gostou das estratégias anteriormente mencionadas para essas datas especiais, adapte-as para outras datas de dezembro. Escolha aquelas que se encaixam melhor com o seu público-alvo e explore as diferentes oportunidades de criação de campanhas!
Analise se esses dias têm relevância para o seu público e crie campanhas coerentes e que sejam significativas para eles. Confira agora todas as datas comemorativas de dezembro:
Data |
Dia da semana |
Nome |
Natureza |
01/12 |
Segunda-feira |
Dia Internacional da Luta contra a AIDS |
Comemorativa (Internacional) |
01/12 |
Segunda-feira |
Dia do Numismata |
Comemorativa (Brasil) |
02/12 |
Terça-feira |
Dia Internacional para a Abolição da Escravatura |
Comemorativa (Internacional) |
02/12 |
Terça-feira |
Dia Nacional das Relações Públicas |
Comemorativa (Brasil) |
02/12 |
Terça-feira |
Dia Nacional do Samba |
Comemorativa (Brasil) |
02/12 |
Terça-feira |
Dia Pan-americano da Saúde |
Comemorativa (Internacional) |
02/12 |
Terça-feira |
Dia da Astronomia |
Comemorativa (Brasil) |
03/12 |
Quarta-feira |
Dia Internacional do Portador de Deficiência |
Comemorativa (Internacional) |
04/12 |
Quinta-feira |
Dia da Propaganda |
Comemorativa (Brasil) |
04/12 |
Quinta-feira |
Dia do Orientador Educacional |
Comemorativa (Brasil) |
04/12 |
Quinta-feira |
Dia do Pedicuro |
Comemorativa (Brasil) |
05/12 |
Sexta-feira |
Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Comemorativa (Internacional) |
06/12 |
Sábado |
Dia da Extensão Rural no Brasil |
Comemorativa (Brasil) |
06/12 |
Sábado |
Dia do Neuropsicopedagogo |
Comemorativa (Brasil) |
07/12 |
Domingo |
Dia Internacional da Aviação Civil |
Comemorativa (Internacional) |
07/12 |
Domingo |
Dia do Médico Cirurgião Plástico |
Comemorativa (Brasil) |
08/12 |
Segunda-feira |
Dia Mundial da Imaculada Conceição |
Comemorativa (Internacional) |
08/12 |
Segunda-feira |
Dia da Família |
Comemorativa (Brasil) |
08/12 |
Segunda-feira |
Dia da Justiça |
Comemorativa (Brasil) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia Internacional contra a Corrupção |
Comemorativa (Internacional) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio |
Comemorativa (Internacional) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia Internacional da Medicina Veterinária |
Comemorativa (Internacional) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia da Criança Especial |
Comemorativa (Brasil) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia do Alcoólico Recuperado |
Comemorativa (Brasil) |
09/12 |
Terça-feira |
Dia do Fonoaudiólogo |
Comemorativa (Brasil) |
10/12 |
Quarta-feira |
Declaração Universal dos Direitos Humanos |
Comemorativa (Internacional) |
10/12 |
Quarta-feira |
Dia Universal do Palhaço |
Comemorativa (Internacional) |
10/12 |
Quarta-feira |
Dia do Sociólogo |
Comemorativa (Brasil) |
11/12 |
Quinta-feira |
Dia do Engenheiro |
Comemorativa (Brasil) |
12/12 |
Sexta-feira |
Dia Internacional da Criança na Mídia |
Comemorativa (Internacional) |
12/12 |
Sexta-feira |
Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde |
Comemorativa (Internacional) |
13/12 |
Sábado |
Dia Mundial da Iluminação por Velas |
Comemorativa (Internacional) |
13/12 |
Sábado |
Dia de Santa Luzia |
Comemorativa (Brasil) |
13/12 |
Sábado |
Dia do Cego |
Comemorativa (Brasil) |
13/12 |
Sábado |
Dia do Engenheiro Avaliador |
Comemorativa (Brasil) |
13/12 |
Sábado |
Dia do Marinheiro |
Comemorativa (Brasil) |
13/12 |
Sábado |
Dia do Perito de Engenharia |
Comemorativa (Brasil) |
13/12 |
Sábado |
Dia do Ótico |
Comemorativa (Brasil) |
14/12 |
Domingo |
Dia Nacional do Ministério Público |
Comemorativa (Brasil) |
15/12 |
Segunda-feira |
Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) |
Comemorativa (Brasil) |
15/12 |
Segunda-feira |
Dia do Arquiteto |
Comemorativa (Brasil) |
15/12 |
Segunda-feira |
Dia do Jardineiro |
Comemorativa (Brasil) |
16/12 |
Terça-feira |
Dia do Reservista |
Comemorativa (Brasil) |
17/12 |
Quarta-feira |
Dia do Pastor Presbiteriano |
Comemorativa (Brasil) |
18/12 |
Quinta-feira |
Dia Internacional dos Migrantes |
Comemorativa (Internacional) |
18/12 |
Quinta-feira |
Dia do Museólogo |
Comemorativa (Brasil) |
19/12 |
Sexta-feira |
Dia Estadual da Poesia (Mato Grosso) |
Comemorativa (Estadual) |
20/12 |
Sábado |
Dia do Mecânico |
Comemorativa (Brasil) |
21/12 |
Domingo |
Dia do Atleta |
Comemorativa (Brasil) |
21/12 |
Domingo |
Início do Verão |
Estação do ano |
23/12 |
Terça-feira |
Dia do Vizinho |
Comemorativa (Brasil) |
24/12 |
Quarta-feira |
Dia do Órfão |
Comemorativa (Brasil) |
25/12 |
Quinta-feira |
Natal |
Feriado nacional (Brasil) |
26/12 |
Sexta-feira |
Dia da Lembrança |
Comemorativa (Brasil) |
27/12 |
Sábado |
Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP - 1939) |
Comemorativa (Brasil) |
28/12 |
Domingo |
Dia da Marinha Mercante |
Comemorativa (Brasil) |
28/12 |
Domingo |
Dia do Salva-vidas |
Comemorativa (Brasil) |
30/12 |
Terça-feira |
Criação do Vale do Aço (1998) |
Comemorativa (Brasil) |
31/12 |
Quarta-feira |
Dia de São Silvestre |
Comemorativa (Brasil) |
31/12 |
Quarta-feira |
Réveillon |
Comemorativa (Brasil) |
Outras oportunidades de campanha para o fim de ano
Para aproveitar cada feriado em dezembro, consulte as sugestões abaixo: ações simples e objetivas para ativar as datas de menor demanda no último mês do ano! Entenda:
01/12: Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Nesse dia importante, produza conteúdo educativo objetivo, com mitos e fatos, links de serviço e mapa de testagem. O público busca referências confiáveis, então é interessante pesquisar a fundo o conteúdo antes de lançar as campanhas.
Para os empreendedores, ações sociais atreladas à meta de engajamento ou venda criam propósito aos clientes. Doações por compra ou lead, transparência nos números e agradecimento público fortalecem confiança.
02/12: Dia Nacional do Samba
Que tal sugerir um desafio de vídeo com conteúdo sobre o tema, focado em samba e participação? A seleção dos melhores clipes, com créditos a criadores e regras claras, atrai novos participantes e amplia o alcance orgânico.
Se a empresa vende produtos de consumo, ofertas temáticas com cupom de tempo definido e retirada rápida reduzem a indecisão. Além disso, lives com influenciadores locais conectam entretenimento e conversão. Quem assiste com o carrinho aberto decide mais rápido — o destaque de preço, parcelamento e prazo de entrega precisa ter planejamento estratégico!
07/12: Dia da Aviação Civil
Para turismo, fintech e varejo ligado a viagens, combos com voo, hospedagem e seguro simplificam escolha e reduzem sensibilidade a preço. Checklists de bagagem, explicação sobre franquias e política de remarcação diminuem dúvidas antes do pagamento.
Inclusive, parcerias com instituições financeiras (pontos extras) e seguradoras elevam valor percebido. Depoimentos, nota média e avaliação recente perto do botão de compra funcionam como selo de confiança, e o remarketing precisa destacar a vantagem que faltou para fechar: cancelamento flexível, upgrade de quarto, café da manhã incluído.
08/12: Dia da Família
Kits de experiência "noite do filme", "café da manhã em casa", "jardinagem" e outros elevam o ticket. Descreva cada kit com os benefícios oferecidos, como atividades, playlists ou receitas.
Para o carrinho de compras, upsell de item complementar e frete diferenciado são ótimas estratégias. Quem gerencia mídia pode segmentar por interesse em lar e decoração e reforçar estoque e prazos. Após a compra, peça foto do momento em família e ofereça pontos ou cupom — esse conteúdo inspira outras compras até o fim do mês!
12/12: Cobertura Universal de Saúde
Para o 12/12, crie uma campanha que trate saúde como cuidado coletivo: histórias reais de prevenção, acompanhamento e apoio entre colegas, famílias e comunidades. Aliás, vídeos curtos e textos dão visibilidade a quem buscou atendimento a tempo.
Para atrair clientes, o negócio pode entregar valor imediato com guia local de serviços de saúde, teleorientação gratuita por 24 horas e cupom de vacinação com parceiros da região. Publicações fixadas e e-mails explicam acesso, prazos e preços de modo simples.
15/12: Dia do Arquiteto
Para o Dia do Arquiteto, aposte em campanhas que celebram o impacto dos projetos na vida das pessoas: cozinhas que aproximam famílias, salas que acolhem estudos, fachadas que elevam o orgulho do bairro, tudo por projeção dos arquitetos.
Para atrair clientes, o negócio pode oferecer landings que destaquem orçamento por etapas, prazos estimados e opções de parcelamento, com retirada de kits de amostra na loja ou envio rápido. Uma live de perguntas e respostas com arquiteto convidado pode encerrar o dia e convidar a marcar um diagnóstico inicial.
31/12: Réveillon + São Silvestre
Nesta data, celebre histórias de quem cruzou a linha de chegada, quitou uma dívida difícil, abriu a primeira loja ou retomou hábitos saudáveis. Vídeos curtos e textos destacam metas alcançáveis. A narrativa deve provocar uma reflexão: qual compromisso merece o primeiro lugar no ano que chega?
Para atrair clientes, o negócio pode ativar a pré-venda de planos anuais com bônus de adesão e cancelamento, entrega de planners de metas editáveis e oferecer trials de curto prazo para reduzir risco.
Saiba como conhecer seu público-alvo com a Serasa Experian!
A Serasa Experian disponibiliza soluções que aprimoram o seu entendimento do público-alvo, a criação de campanhas mais segmentadas e a aquisição de leads de maior qualidade.
Se o seu objetivo é impulsionar o sucesso das suas campanhas para gerar mais interações e conversões em vendas, descubra mais sobre a nossa solução de Análise de Mercado e Segmentação de Campanha!
Conosco, você terá uma visão mais profunda de onde o seu negócio está inserido e, assim, conseguirá maximizar seus resultados. Em nosso site, você encontra diversas soluções que podem te auxiliar no seu empreendimento e alavancar seus ganhos e conquistas no mercado de vendas.
O calendário de dezembro é repleto de oportunidades para conectar a sua marca e comércio com o seu público-alvo. Embora o Natal seja o personagem principal, outras datas importantes, como o Ano Novo, também merecem atenção do empreendedor. Faça campanhas criativas, planeje ações sociais, diversifique suas estratégias e esteja pronto para colher os frutos.
Agora que você já sabe quais campanhas fazer para os feriados de dezembro de 2025, continue navegando pelo nosso blog e descubra outras dicas para impulsionar a sua empresa e render lucros elevados no Natal e Ano Novo! Que tal conferir nosso post sobre marketing sazonal? Até lá.