O Data Driven Marketing consiste em uma estratégia aplicada pelos profissionais da área. Sua principal finalidade é obter tendências,
insightse informações ao efetuar uma avaliação a respeito dos dados gerados pelo mercado ou pela própria organização, transformando esse conjunto de descobertas em decisões e ações. Ou seja, podemos nomear o Data Driven como um método fundamentado totalmente em dados, tomando decisões e seguindo objetivos de acordo com as informações que são geradas. O Data Driven ocasiona diversos benefícios para a empresa, seja na redução de erros ou na
automação de processos, por exemplo. Nesse sentido, vale destacar que a
transformação digitale o surgimento de novas tecnologias exigem que os especialistas de marketing consigam se adaptar rapidamente e modificar sua atuação, sua maneira de pensar e seu planejamento estratégicos. Continue a leitura e saiba com a qualidade de dados pode gerar aumento de receita!
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
- Benefícios do Data Driven Marketing
- Aplicações do Data Driven Marketing
- Inteligência Artificial
- Análise preditiva
- Marketing fundamentado em pessoas
- Canais de visão cruzados
- Criando uma estratégia Data Driven Marketing
- Avalie ferramentas e soluções que otimizem a coleta e análise de dados
- Inicie a coleta de dados
- Coloque em prática
- Monitore constantemente
- A Serasa Experian pode ajudar você
Benefícios do Data Driven Marketing
São vários os benefícios que aparecem para os especialistas e as
empresasde marketing ao confiar na aplicação do Data Driven para a modelagem de seus métodos. Assim, podemos mencionar as seguintes vantagens: - criação de um marketing personalizado: é possível criar a mensagem certa para o consumidor certo, garantindo muito mais eficiência em todos os processos da empresa; - experiência personalizada: ao proporcionar algo personalizável, aperfeiçoa-se a percepção do cliente a respeito da
marcae a experiência geral dele; - com base nos dados dos consumidores, é possível o gestor entender suas necessidade e sugerir os produtos adequados; - diminuição de custos: ao compreender os frequentadores de sua empresa, os gastos são conduzidos apenas para mídias que realmente oferecem retorno, minimizando os gastos operacionais; - segmentação eficiente dos clientes: selecionar o Data Driven Marketing como estratégia é uma maneira eficaz de aperfeiçoar a
segmentação do público. Ao avaliar os dados de maneira correta, as marcas podem saber quem está relacionado com seus esforços de marketing e garantir melhores resultados em suas campanhas.
Aplicações do Data Driven Marketing
São diversas as aplicações do
Data Driven Marketingno mercado brasileiro e que podem ser colocadas em ação para aperfeiçoar os
resultadosde uma organização. Assim sendo, confira suas principais aplicações!
Inteligência Artificial
Mesmo que poucos negócios fazem uso da IA no marketing, o empreendedor pode esperar um elevado crescimento nos próximos anos, já que as ferramentas de Inteligência Artificial conseguem extrair rapidamente muitas informações de conjuntos massivos de dados. Desse modo, é capaz de usar o Data Driven para a elaboração de campanhas de
marketingmuito mais eficientes. Nesse modelo, elas podem ser direcionadas para a segmentação e personalização de clientes, elevando a sua eficácia em relação a anúncios genéricos.
Análise preditiva
Outra importante aplicação para o Data Driven no marketing é a
análise preditiva. Isto é, em outras palavras, a utilização de dados passados para o surgimento de um possível futuro e determinação das ações a serem tomadas. Dessa maneira, com essa análise preditiva é possível ter uma visão geral do mercado em uma determinada época e tomar atitudes para reduzir problemas ou aproveitar oportunidades. Com esta análise, você estará melhor preparado para qualquer cenário.
Marketing fundamentado em pessoas
A forma como se realiza o marketing, junto com as novas ferramentas, se modernizou e trouxe consigo várias possibilidades. Por exemplo, medir e segmentar seu público. Graças a uma ampla escala de coleta e avaliação de dados, é possível criar um marketing totalmente fundamentado em pessoas. Com isso, as campanhas são otimizadas com conteúdo de precisão, proporcionando o Retorno sobre o Investimento (ROI).
Canais de visão cruzados
A mudança digital ocasionou a criação de diversos canais de comunicação. Dessa forma, é primordial que as empresas consigam identificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público de interesse e adaptar sua comunicação para cada um deles.
Criando uma estratégia Data Driven Marketing
Agora que você já conhece os benefícios de aderir o Data Driven em sua estratégia de marketing, é fundamental saber como efetuar essa alteração nos processos empresariais. Veja os passos que os profissionais podem seguir:
Avalie ferramentas e soluções que otimizem a coleta e análise de dados
Há muitos sistemas para a análise de dados e saber selecionar a ferramenta certa faz parte de uma excelente estratégia de Data Driven. Logo, o especialista pode levar em consideração os dados que serão gerenciados.
Inicie a coleta de dados
Todas as organizações geram uma elevada quantidade de dados todos os dias e nem todos eles podem ter importância para a sua estratégia de marketing. O primeiro passo, então, consiste em coletar os dados que valem a pena serem trabalhados.
Coloque em prática
Um dos erros mais comuns dos especialistas de marketing nas instituições é perder muito tempo analisando os dados e acabar gastando recursos além do necessário, sem conseguir bons resultados. Para evitar isso, invista em uma solução de gerenciamento de qualidade de dados que o ajude a automatizar e controlar todas as informações de sua empresa.
Monitore constantemente
O monitoramento dos dados precisa ser constante, visto que um insight pode aparecer a qualquer momento. Caso você não esteja atento, uma oportunidade pode passar e o investimento realizado em Data Driven não será efetivo.
A Serasa Experian pode ajudar você
Com o
Portfólio de Dados de Marketing da Serasa Experian, o
profissionalou especialista pode obter mais rentabilidade em suas ações. Ter acesso a dados atualizados e completos é um fator que faz a diferença no resultado final das atividades que procuram fidelizar, recuperar e atrair clientes. Gostou das informações do nosso post? Então compartilhe-as em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem sabendo sobre o assunto!