A gestão de uma empresa depende de diversos fatores que vão desde a compra de matéria-prima, salário de funcionário e gastos com manutenção. Dentre elas, uma métrica bastante importante é o custo por aquisição.

Conhecer esse valor é importante para saber qual é o gasto médio por cliente novo, venda ou lead. Ele é calculado de maneira bastante simples e a sua análise pode garantir a saúde financeira de um negócio. Se você quer entender mais sobre o custo por aquisição e aprender como calculá-lo, acompanhe o post!

O que é custo por aquisição?

O custo por aquisição, conhecido pelo termo CPA, é utilizado para calcular o valor gasto por cada nova aquisição, seja novo cliente, venda ou transação.

É uma das métricas mais importantes do marketing digital, pois é a partir dela que o empreendedor mede o retorno financeiro do seu investimento com publicidade, vendedores, campanhas digitais, etc.

Como funciona e quais os objetivos do custo por aquisição?

O CPA funciona de maneira um pouco abrangente, pois deve considerar no cálculo todas as campanhas, e não somente ações isoladas de venda.

O principal objetivo dessa métrica é ter dados suficientes para planejar e coordenar as estratégias de marketing digital, ou seja, saber com exatidão o valor que deve ser investido por lead gerado.

Ele impacta positivamente na saúde financeira de um negócio e no planejamento das novas estratégias de divulgação.

Confira o post: Como conhecer melhor o consumidor para lançar produtos?

Como se calcula o custo de aquisição?

O cálculo do CPA envolve uma fórmula bastante simples: divide-se o valor investido pelo número de aquisições em um determinado período:

CPA = investimento realizado / total de aquisições

No valor do investimento realizado, é preciso considerar o custo total com vendas, campanhas de marketing e outras fontes de conversão. As aquisições podem ser uma venda, uma atração de leads ou outro objetivo da empresa.

Vamos a um exemplo: Uma empresa que vende peças automotivas gasta R$ 5.000,00 por ano e no mesmo período consegue ganhar 1000 novos clientes. Nesse caso, o CPA é de R$ 5,00 por cliente.

Em outro exemplo, temos uma escola de cursos de inglês que deseja divulgar a nova modalidade à distância e decide oferecer uma aula gratuita online. Para ajudar nessa estratégia, o responsável decide criar uma campanha de mídia paga.

O objetivo é iniciar a nova turma online com 100 alunos e gastar no máximo R$ 500,00. Ou seja, para adquirir um novo cliente, o CPA máximo da campanha é de R$ 5,00 por usuário.

Com essas duas situações podemos entender que esta métrica é importante tanto para entender um cenário que já passou quanto para fazer um planejamento de custos.

Como interpretar o CPA?

Como já enfatizamos durante o texto, o custo por aquisição de cliente é um valor médio que engloba toda a estratégia de divulgação, atração de leads e vendas. Se analisarmos o número isoladamente, quanto menor melhor! Afinal, todo mundo quer conseguir mais clientes com um menor investimento.

Mas é preciso analisar essa métrica para cada campanha, pois cada uma tem um objetivo. Algumas almejam realizar a venda direta e outras estão no topo do funil digital, ou seja, almejam atrair a atenção para a sua marca.

Assim, para entender o valor do CPA é preciso analisar em que etapa está do funil e entender a estratégia de marketing que está sendo aplicada em determinada campanha.

Como fazer um CPA ideal?

A partir do conhecimento do CPA, é possível realizar algumas ações para reduzir o custo dessa métrica. Veja três dicas:

1. Adicione valor

Existem diversas maneiras de agregar valor aos seus clientes em potencial. Para fazer isso de forma assertiva é ideal conhecer o seu público alvo: quais são as suas dores e o que os incentivam a fechar uma compra?

Mosaic é uma solução que auxilia nessa etapa. Ele oferece uma base de dados que auxilia o empreendedor a definir seu cliente com um olhar comportamental. Assim você conhece seu público alvo e agrega mais inteligência em suas tomadas de decisão de marketing.

Frete grátis, atendimento ágil, política de devolução fácil, entrega rápida, facilidade no parcelamento são algumas opções que podem ser um diferencial na sua divulgação.

2. Preste atenção ao visual

As pessoas não gostam de comprar o que não podem ver. Então se sua venda se trata de um produto, uso imagens de alta qualidade, de vários ângulos e cheia de detalhes. No caso de um serviço, associe a imagens que descrevam a sensação ou a facilidade de seu uso.

Outro ponto importante para a conversão são as avaliações de outros consumidores. Deixe-as visíveis e as posicione em um local onde os visitantes possam localizá-las facilmente. Esses feedbacks dão maior credibilidade para a sua empresa.

3. Automatize o marketing

Pode ser bem difícil e até impossível controlar e analisar todos os dados de forma manual. Existem uma infinidade de soluções de automação de marketing que permitem configurar diversas métricas e realizar tarefas agendadas.

A maioria delas possuem uma avaliação gratuita e é interessante testar e avaliar qual é a melhor e a que oferece ferramentas mais úteis para o que você deseja.

Você já sabia calcular o custo por aquisição de cliente? No blog da Serasa Experian você encontra mais conteúdos como esse para auxiliar nas estratégias de crescimento do seu negócio.

Veja também: Como ter sucesso no atacado: dicas e ajustes que podem virar o jogo do seu negócio.

Continue nos acompanhando! Até a próxima!