Integração trouxe mais agilidade para equipes financeira e comercial, além de reduzir inadimplência
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin tinha um desafio para sua área de crédito: ganhar agilidade na análise e concessão com segurança, maior rentabilidade e escalabilidade, sem aumentar a sua equipe. Por meio de uma consultoria especializada e com a adoção de uma plataforma de decisão, a empresa reduziu seu tempo de análise de crédito, garantindo respostas automáticas para 86% dos pedidos de até R$ 1,25 milhão. A automatização de processos incluiu a integração do Gestor de Crédito, nossa plataforma de decisão, aos sistemas da empresa que integram toda a jornada de negócios. Com isso, as taxas de inadimplência tiveram uma redução de 55% em dois anos mantendo as aprovações nos patamares desejados pela Klabin.
Agilidade na implantação
Como automatizar com segurança o processo de concessão de crédito sem implicar em grandes custos de equipe e infraestrutura? Esse foi o ponto de partida para a gerente de Crédito, Cobrança e MIS da Klabin, Tania Boni Fartura:
“Queríamos atingir novos públicos sem correr riscos e aumentando a performance dos analistas, que faziam as análises manualmente. Por isso, além do apoio consultivo e estratégico, optamos pela integração do motor de decisão de crédito com o sistema de gestão da empresa, que daria mais autonomia e mobilidade para diferentes públicos dentro da companhia”, comenta.
Para dar o pontapé inicial na parceria, por meio da consultoria, nossa equipe fez uma imersão completa nos processos da Klabin para entender o contexto e as dores do cliente, coletar e analisar dados para desenvolver as diretrizes para decisão de crédito que permitiriam atender públicos menores e pulverizar as vendas. A partir desse trabalho consultivo, foram planejadas a padronização e automação de processos e os ajustes na política de crédito.
“Para um processo de concessão de crédito rápido e seguro, é importante que as empresas contem com uma plataforma de automatização que padroniza as análises de crédito para segurança e agilidade em todo o processo. A combinação da nossa consultoria estratégica com uma plataforma de decisão é uma forma efetiva de trazer resultados na operação da empresa, ao aliar inteligência de dados a um entendimento customizado da necessidade de cada cliente”, comenta o diretor de soluções de Decision Analytics da Serasa Experian, Eduardo Castro.
Ganhos de performance
A adoção do Gestor de Crédito auxiliou na transformação digital da empresa. O tempo de resposta para análise da concessão de crédito caiu de cinco dias úteis para apenas alguns segundos e as consultas podem ser feitas através de aplicativo para smartphones com a simples inserção do CNPJ do cliente em prospecção. Com processos mais ágeis e com redução de riscos, os vendedores da Klabin puderam dedicar mais tempo aos clientes com potencial de conversão, gerando aumento de performance.
As inovações permitiram ainda que os clientes com contratos que mantinham o volume de crédito já aprovado pudessem renovar suas solicitações de forma rápida, sem comprometer prazos e limites. E quando o cliente deseja aumentar o valor contratado, basta fazer uma nova solicitação. Caso atenda aos critérios da política, ele tem a chance de ser aprovado automaticamente.
Parceria de sucesso
Com o nosso acompanhamento, a Klabin fez com que a automação e revisão de processos impactasse também na agilidade e sinergia entre as equipes de analistas comerciais e financeiros. Uma parceria de sucesso que permitiu que as equipes assumissem um papel mais estratégico, atendendo os públicos interno e externo com segurança e agilidade.