Em um mercado econômico volátil, que está sendo marcado por uma intensiva busca por crédito, constantes tentativas de roubo de identidade desenvolvidas com o uso da tecnologia e altos índices de inadimplência, há um pequeno pedaço de papel que carrega consigo uma grande responsabilidade: o cheque.

Apesar de esse título de crédito não estar mais tão presente no dia a dia da população em geral, principalmente por ter sido substituído por transações eletrônicas e digitais, o cheque ainda pode ser uma fonte de segurança ou de incertezas, a depender da maneira como é manuseado, na rotina de empresas de diferentes portes e segmentos.

Por isso, é imprescindível adotar práticas que garantam que as transações comerciais sejam mais seguras e confiáveis, como a consulta de cheque e o rating de crédito.

Apesar de simples à primeira vista, esse método traz resultados positivos para a saúde financeira da sua empresa, identificando restrições financeiras como cheques sem fundos, protestos, ou outras pendências que possam impactar a confiabilidade do cliente.

Se você está interessado em saber da sua importância e quer um passo a passo sobre como fazer uma consulta de cheque, está no lugar certo! A seguir, vamos apresentar cinco dicas para que você tenha sucesso nesta estratégia de análise de crédito.

Qual é a importância de realizar uma consulta de cheque?

Em um primeiro momento, acreditamos que você possa estar se perguntando quais são os reais motivos de considerar a realização de uma consulta de cheque tão importante quanto falamos.

Quando utilizado de forma responsável e correta, o cheque oferece segurança para as duas partes envolvidas, pois fornece uma forma de pagamento documentada e rastreável. Ainda, sem as taxas de métodos digitais, como cartões de débito e crédito, que acabam consumindo uma parte do seu faturamento.

Por outro lado, essa ordem de pagamento à vista ou parcelada também traz riscos associados ao seu uso incorreto, tal como quando é devolvido por falta de fundos na conta do emissor, ou se torna alvo de roubos e fraudes de identidade.

Seja com a falsificação de assinaturas e utilização de cheques roubados, ou com a falta de crédito do pagador, tanto o beneficiário quanto o pagante são afetados!

A seguir, trouxemos resumidamente grande parte dos benefícios de realizar a consulta de cheque. Leia com atenção e atente-se aos pontos-chave de cada item!

  1. Identificar possíveis riscos financeiros associados ao emitente do título de pagamento, como cheques sem fundos, histórico de inadimplência, protestos ou pendências financeiras associadas. Com essas informações coletadas, é possível avaliar o perfil de risco do cliente e medir sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros;
  2. Tomar medidas para reduzir os riscos de inadimplência, como estabelecer limites de crédito adequado ou exigir garantias adicionais, a partir do conhecimento das eventuais restrições financeiras do cliente, score de crédito ou tendências de pagamento;
  3. Tomar decisões mais conscientes e informadas sobre a aceitação ou recusa do cheque como forma de pagamento, bem como sobre os termos e condições da transação comercial;
  4. Preservar a reputação e credibilidade da organização perante o mercado e stakeholders, evitando transações com clientes que possuem tendências à inadimplência.

Viu como fazer a consulta de cheque é essencial para manter a proteção dos interesses de uma companhia? Ao determiná-la como padrão mínimo de exigência, você garante transações seguras, confiáveis e livres de riscos desnecessários. A importância da análise de riscos nas concessões de crédito também proporciona maior cuidado com a saúde dos negócios, evita a perda de competitividade no mercado e mantém ativo um importante canal de pagamento.

Agora que viu os benefícios, o que acha de aprender a fazer a consulta de cheques com nosso passo a passo? Pegue a caneta e o papel e vamos lá!

Como fazer uma consulta de cheque?

Apesar de parecer simples, fazer a consulta de cheque requer muita cautela e atenção aos mínimos detalhes, além de ser necessário contar com as ferramentas certas para que o processo não tenha falhas.

A Serasa Experian, por exemplo, é uma das instituições que possuem essas ferramentas. Fique atento, pois vamos falar dela ao final do texto!

Existem também instituições bancárias que fazem esse tipo de consulta de cheque, tanto para os devolvidos quanto aos já compensados. Se realizado por meio do internet banking da organização, o procedimento é gratuito; no entanto, se feito em agências físicas, é provável que haja cobrança de tarifas.

De qualquer forma, elaboramos 5 dicas infalíveis para que sua empresa tenha êxito ao fazer a consulta de cheques de clientes. Tenha os dados necessários em mãos, analise os resultados de forma criteriosa, verifique o CMC7, tome decisões conscientes e conte com as ferramentas certas. Para entender melhor, continue conosco!

1. Tenha todos os dados relevantes dos clientes

O primeiro passo para evitar ser alvo de um cheque emitido de má-fé é fazer essa consulta de cheque usando os dados relevantes do cliente, como CPF ou CNPJ, nome completo e número do título de pagamento a ser consultado.

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para esse tipo de função, todo o processo pode ser otimizado. A automação de crédito, por exemplo, permite que empresa saiba se um cliente já deixou de honrar com seus compromissos financeiros, suas tendências de pagamento, seu score e muitos outros dados importantes.

2. Confira criteriosamente todos os dados obtidos

Agora que você já tem tudo em mãos, dedique um tempo para analisar cuidadosamente os resultados obtidos. Verifique se há registros de cheques devolvidos por insuficiência de fundos, protestos ou outras pendências que possam indicar um alto risco de inadimplência.

O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) indica que, normalmente, existem 3 causadores principais da devolução de títulos de pagamento: apresentação de cheques sem fundos, contas encerradas e falsificação dos documentos. Assim, fica perceptível a necessidade de fazer essa conferência, não é mesmo?

Portanto, tome medidas preventivas para evitar que sua empresa seja alvo de golpes de criminosos. Uma dica é só aceitar pagamentos em cheque se o pagador apresentar seu documento de identificação original, para que você compare a assinatura do interessado com a que consta na folha.

3. Confira o código CMC7 do cheque

Provavelmente você deve saber o que o código CMC7 significa. De forma resumida, o CMC7 é como se fosse um código de barras identificador, que informa dados sobre a conta do titular do talão de cheque, como o número da conta e sua agência.

Esse código vem impresso na parte inferior de cada folha de cheque, e contém uma sequência numérica que imprescindivelmente deve coincidir com os mesmos números da parte de cima, na qual consta os dados da instituição bancária.

Assim, para casos em que o empresário pode estar inseguro quanto à veracidade das poucas informações analisadas ou quando o valor do documento for alto, é estratégico ter conhecimento dessa dica que trouxemos.

E lembre-se: qualquer diferença nos números que mencionamos pode significar uma tentativa de falsificação!

4. Tome decisões conscientes e estipule regras

Com base em todas as informações coletadas e analisadas, chegou a hora de tomar decisões conscientes sobre a realização ou não da transação comercial por meio do cheque. Tenha em mente que, apesar de ser suscetível a ações maliciosas, aceitar um pagamento em cheque não é um mau negócio.

Tudo dependerá do cuidado com a avaliação de informações, tais como o histórico financeiro do cliente, o valor da transação e outros fatores relevantes, antes de finalizar o acordo. Afinal, os riscos costumam ser mais recorrentes nesse processo: os cheques podem ser emitidos apenas com uma assinatura falsa!

5. Conte com ferramentas especializadas para consulta de cheque

Hoje em dia, não há como falar em produtividade e assertividade no recolhimento de informações sem citar o uso da automação de demandas. Por isso, é essencial falarmos sobre a necessidade de incluir ferramentas especializadas em consulta de cheque dentro das empresas.

Além de desafogar os setores com demandas manuais, que consomem grande parte de tempo e esforços de trabalho — que poderiam estar sendo direcionadas para áreas de gestão —, as novas tecnologias de análise de crédito garantem um alto processamento de informações simultâneas, além de auxiliar na gestão de riscos da empresa.

Empresas como a Serasa Experian, por exemplo, oferecem plataformas online que permitem realizar consultas de cheques de forma ágil e segura, garantidas pela primeira e maior Datatech do Brasil, que detém o mais completo ecossistema de dados da América Latina.

Imagine contar com todo esse suporte para acessar informações detalhadas e atualizadas sobre a situação financeira dos clientes? Elas vão facilitar a tomada de decisões, reduzir os riscos de inadimplência e aumentar sua fidelização.

Não perca tempo: faça suas análises de crédito com a Serasa Experian!

As soluções de análise de crédito PJ da Serasa Experian liberam o acesso a um banco de dados nacional, permitindo o acompanhamento de informações de empresas e consumidores, atendendo às disposições do artigo 9º da Resolução nº 3972 do Banco Central.

Elas oferecem resultados de pesquisa mais relevantes sobre parceiros comerciais, como informações consistentes sobre sua situação no mercado antes que sua empresa tome decisões importantes. Entre elas, estão dados negativos e positivos sobre o CNPJ consultado, protestos estaduais, composição societária, Serasa Score, consultas anteriores à Serasa Experian e cadastro completo do CNPJ.

E se você precisar de uma avaliação mais abrangente, fique tranquilo: o monitoramento de clientes e fornecedores traz informações econômico-financeiras, como pendências e restrições financeiras do CNPJ, protestos, ações judiciais, participações em falências e muitos outros dados significativos. Assim, segurança e eficiência estarão garantidas em todas as decisões do negócio!

E não fica por aí: a partir dos alertas em tempo real das nossas ferramentas, sempre que houver a alteração de documentos consultados, você terá muito mais assertividade ao fazer revisão de limites, repescagem de clientes, além de outras estratégias de mitigação de risco e rentabilização de carteira.

Colocando em prática todas as dicas que trouxemos sobre como fazer a consulta de cheque, será possível trabalhar com mais eficiência na identificação de novas oportunidades de negócios e melhorias na gestão de carteira.

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como as de análise de crédito da Serasa Experian, você estará pronto para elaborar estratégias de cobrança, análise de fornecedores, concessões de crédito e muito mais.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e se quer continuar por dentro de como evitar a inadimplência e problemas maiores, leia nosso texto sobre a Previsão de Devedores Duvidosos (PDD). Esperamos por você!