Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Como estimar as despesas fixas do cliente na consulta CNPJ para vender melhor

Como estimar as despesas fixas do cliente na consulta CNPJ para vender melhor... Saiba mais!

Como estimar as despesas fixas do cliente na consulta CNPJ para vender melhor

Por que estimar os gastos do cliente na consulta CNPJ?

Consultar a situação cadastral do CNPJ é uma providência básica para você oferecer condições competitivas de venda B2B.

Neste momento desafiador da economia, é importante adicionar à consulta CNPJ informações mais aprofundadas e abrangentes para complementar os dados de inadimplência. Hoje, a melhor fonte dessas informações é o Cadastro Positivo, que registra dados de comportamento financeiro das empresas brasileiras.

Muitas companhias estão se reestruturando, se adaptando, se reinventando nesta fase de retomada do crescimento. Em geral, esse movimento demanda um aumento de gastos para elas, o que pode desequilibrar o fluxo de caixa.

É aí que o cliente se vê obrigado a priorizar alguns pagamentos (e às vezes até não honrar alguns deles). Detectar essa variação no custo fixo ajuda muito na hora de vender para essa empresa, ampliando sua visão de risco na negociação.

Conhecer os gastos do cliente serve para quê?

Para você conhecer melhor seu cliente e assim fazer uma oferta de crédito competitiva e segura. Isso é fundamental para sua empresa:

Conquistar novos clientes

Principalmente quando a empresa nunca comprou de você, é necessário ter essa informação adicional – entre outros dados do Cadastro Positivo – para que a relação comercial seja duradoura e lucrativa.

Rever limites de crédito

Seu cliente, que você já conhece bem, pode estar numa fase de expansão, o que é positivo para você e para ele. Mas esse, geralmente, é um período em que a empresa tem um repentino aumento em seus gastos fixos.

Não é raro que o orçamento do cliente se desequilibre nessa situação, o que aumenta o risco de inadimplência. Por isso, fazer negócios com a empresa durante um momento estratégico desses pode requerer uma revisão do limite de crédito que ela normalmente tem com você.

Ficar mais competitiva

Estimar as despesas fixas do cliente ajuda você a fazer a oferta que cabe no orçamento dele. Com a estimativa do gasto na consulta CNPJ do cliente, você pode definir preços, prazos e limites adequados ao fluxo de caixa dele.

Isso pode ser um grande diferencial competitivo para você: seus concorrentes que não tenham essa informação estarão mais expostos ao risco de inadimplência ou não conseguirão oferecer condições tão atrativas.

Como o Cadastro Positivo ajuda a estimar as despesas do cliente?

O Cadastro Positivo é o banco de dados que registra os pagamentos das empresas e dos consumidores, e não só as informações de inadimplência. Ele começou a operar no Brasil há cerca de 3 anos. Recentemente, os dados compartilhados atingiram volume e completude suficientes para multiplicar a eficácia das análises de crédito. A Serasa Experian tem lançado muitas soluções que aproveitam todo o poder dos dados positivos. Muitas das empresas brasileiras não têm a obrigação legal de divulgar balanços. E mesmo nos balanços publicados, as informações de gastos anuais não estão num formato prático para se aproveitarem na análise de crédito. Os dados positivos fazem a diferença nesses casos, registrando os hábitos de pagamentos das empresas (luz, água, telefone, impostos, folha de pagamento etc.).

Qual é a melhor maneira de estimar as despesas do cliente?

A Serasa Experian tem uma solução especial para você pesquisar essa informação em sua consulta CNPJ: o Gasto Estimado PJ. Ele passou a usar dados do Cadastro Positivo, mudando um pouco de nome: agora se chama Gasto Estimado PJ com Positivo. É uma solução que mostra uma estimativa de quanto o cliente gasta por ano em despesas fixas. Os valores aparecem em reais (R$) divididos nas categorias:

  • Gastos com pessoal
  • Tributos
  • Energia
  • Água
  • Telefone
  • Outras despesas

O Gasto Estimado PJ com Positivo considera até mesmo o histórico de pagamentos dos sócios para estimar seu rendimento mensal, o que confere uma precisão incomparável à solução. No Gasto Estimado PJ com Positivo a superioridade dos dados do Cadastro Positivo se confirma: os testes que realizamos demonstram um Ks de no mínimo X pontos percentuais acima do modelo anterior.

Como acrescentar o Gasto Estimado PJ com Positivo na consulta CNPJ?

Existem basicamente duas formas principais para você aproveitar os benefícios da solução:

Em consultas isoladas

Modalidade na qual você consulta somente a informação do gasto estimado, por intermédio de uma string de dados ou via lote (quando quer ter essa informação sobre vários CNPJs).

Nos relatórios de crédito PJ

Quando você consulta uma empresa nos relatórios PJ da Serasa Experian (os melhores do mercado: Crednet, Concentre, Relato).

Essa consulta pode ser feita pela web, acessando sua área de consulta do site da Serasa Experian. A solução já está lá no seu menu de produtos.

Dependendo do seu modelo de contrato com a Serasa Experian, você também pode agregar essa informação quando consulta seu relatório via string de dados.

Dicas de como usar o Gasto Estimado PJ com Positivo na consulta CNPJ

A solução tem muitas utilidades para sua análise de crédito, algumas, inclusive, que você descobre de acordo com as peculiaridades do seu negócio e do seu mercado. Citamos aqui dois exemplos em que a solução pode fazer muita diferença na sua tomada de decisão em negócios B2B:

Combine a solução com o faturamento estimado do cliente

É uma boa forma de saber se a empresa consultada está gastando mais do que fatura. Esta é uma informação indispensável para determinar se o cliente está apto a receber crédito ou se é melhor vender à vista para ele neste momento.

Compare o valor da sua oferta com o gasto estimado do cliente

Se o cliente vai, nesta única transação, gastar mais com você do que gasta com todas as despesas fixas do ano, pode ser um indicador de negócio de alto risco. Aí talvez seja uma boa você estabelecer as condições comerciais adequadas a este nível de risco, certo?

  Confira mais informações sobre o Gasto Estimado PJ com Positivo aqui.

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