Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Como agilizar os processos de análise de crédito nas grandes empresas?

Descubra soluções digitais que aceleram a análise de crédito em grandes corporações, aumentando eficiência e agilidade operacional.

Como agilizar os processos de análise de crédito nas grandes empresas?

No mundo da alta competitividade no qual atuam as grandes empresas, não basta um processo de análise de crédito que reduza a inadimplência e gere bons negócios. É preciso que ele seja também ágil e moderno para ser competitivo. Rapidez e alto nível de acerto representam, nesse caso, mais e melhores oportunidades aproveitadas. Mas como pôr em prática essa melhora de processos de análise de crédito? Entenda como agilizar seus processos nos tópicos a seguir!

Identifique os gargalos da análise de crédito

Assim como uma boa análise de crédito depende de muitas variáveis, também são muitas as que prejudicam a eficiência desse trabalho:

  • Base de dados pobre;
  • Dados cadastrais desatualizados, duplicados ou incompletos;
  • Fontes de informações limitadas;
  • Excesso de burocracia, com muitas etapas no processo;
  • Política de crédito desalinhada da estratégia da companhia;
  • Ferramentas ultrapassadas ou ineficientes;
  • Baixo nível de automação.

  Esses são alguns dos motivos por trás da perda de eficiência. Muitos outros podem fazer parte do problema e cada empresa deve identificar quais são seus gargalos e atacá-los com soluções adequadas.

Otimize as etapas da análise

Um passo fundamental para agilizar o processo de análise de crédito é justamente reavaliar suas etapas. E, claro, redesenhá-las caso seja necessário. Para isso, é preciso saber que a adequação dessas etapas deve atender a um objetivo claro e estar em linha com a estratégia do negócio. “Tanto a política de crédito quanto os processos de análise devem atender a um objetivo estratégico”, explica Antonio Suenaga, consultor especializado em crédito e cobrança e professor do INFI - Instituto Febraban de Educação. “Esse alinhamento torna a tomada de decisões na concessão de crédito mais acertada e serve de guia para a definição do melhor processo a ser adotado.” Avaliar e redefinir as etapas de crédito elimina burocracias desnecessárias, tarefas redundantes e pontos de lentidão.

Melhore a qualidade do seu cadastro

Um recurso básico em qualquer análise de crédito é o cadastro de clientes. Um dos grandes desafios para a qualidade dessa base é o momento da entrada. Afinal, na maioria das vezes, é na hora da venda que ocorre o preenchimento de cadastros. Dados incorretos, incompletos e duplicados afetam profundamente a qualidade da análise de crédito. Além disso, a falta de alguma informação pode barrar ou atrasar uma aprovação de crédito e até mesmo causar perda de oportunidades comerciais futuras. Para Eduardo Albano, consultor de Negócios da Serasa Experian, a melhor forma de resolver esse problema é buscar soluções para a limpeza, validação e enriquecimento dessa base. “Tudo isso pode ser melhorado com treinamento para a correta captação e ferramentas de checagem em tempo real. Também é importante sanear a base já existente com soluções de validação de dados, que atuam a partir de bases seguras e robustas como a da Serasa Experian, que é a maior da América Latina.” Leia também: Novas ferramentas para análise de crédito: impactos e possibilidades

Como combinar dados internos e externos na análise de crédito?

Amplie suas fontes de informação

Com tantas fontes de informações disponíveis, nenhuma grande empresa depende hoje exclusivamente de sua base de dados. A questão, porém, é se ela está utilizando toda inteligência sobre os dados para melhorar sua análise de crédito a partir de informações do mercado. Entre as soluções já amplamente utilizadas e tendências que vão ditar o futuro, atualmente é possível contar com um imenso volume de variáveis em forma de dados. Empresas como a Serasa Experian contam com a robustez de bancos de dados completíssimos e de inteligência analítica para explorar essas informações com extrema precisão e diversificação. Entregando, assim, não apenas dados brutos, mas também blocos de informações comportamentais, análises preditivas e até recomendações prontas. O impacto disso na agilidade da análise de crédito é que as soluções que disponibilizam esses blocos de informações podem ser acessadas de diversas formas e, sempre, em tempo real. Esses são dois fatores que aumentam o grau de acerto e a rapidez da análise.

Considere perfis e pontuações variáveis

Hoje já é possível definir perfis e pontuações de crédito utilizando dados que vão muito além dos convencionais. A tecnologia permite incluir na análise um número muito maior de variáveis que sejam relevantes para o negócio. Assim, cada empresa pode não apenas automatizar, mas também personalizar sua análise a partir do perfil específico de seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. O segredo para resultados expressivos e melhora na análise de crédito é sempre contar com uma base de dados adequada, de qualidade. Isso deve vir na esteira de soluções digitais que ofereçam acesso rápido, bem segmentado e eficiente a esses dados, utilizando-os de forma estratégica, precisa e totalmente automatizada.

Invista em automação

Automatizar é investir em tecnologia e tirar a máxima performance dos recursos digitais disponíveis no mercado. Esse investimento pode agilizar o seu processo de concessão de crédito e aumentar a eficiência operacional da sua empresa, reduzindo gastos e padronizando a maioria das decisões. Já é possível fazer análises de crédito em tempo real via web ou de forma integrada ao sistema da sua empresa. A Serasa Experian oferece soluções estruturadas, que agregam regras, políticas de crédito e consultas a várias bases de dados internas e externas, gerando recomendações muito mais efetivas para a concessão. Isso além de relatórios de controle para que você mantenha uma visão completa das operações.

Fale com a Serasa Experian!

  Para quem busca a máxima eficiência nesse processo, a Serasa Experian tem um portfólio diversificado de soluções customizáveis. Solicite um contato sem compromisso e descubra o potencial a ser explorado com alta tecnologia e volume de dados com qualidade.

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